18 de nov. de 2022

O que será, será...


Alexandre de Moraes corre risco de virar bode expiatório do projeto de poder de Lula e do PT?

Juristocracia, que conteve e derrotou Jair Bolsonaro, vai deixar Lula governar sem interferências? Dúvida interfere na estratégia para a divisão de poder entre os petistas e Geraldo Alckmin.

Qualquer estrategista político mais atento ou que busque em suas lembranças e memórias recentes poderá antecipar algumas cenas dos próximos capítulos na política brasileira a respeito da gestão Lula da Silva. O projeto de poder do PT e do seu “líder” é personalíssimo. Petistas só são leais aos “companheiros”. Sempre que o grupo político petista chega ao poder é para ficar por longo prazo. Não é à toa que rejeitam sucessores fora das fileiras originais da “petelândia”. Os dirigentes petistas combinam Maquiavel e Sun-Tzu (A Arte da Guerra) com os pensamentos de Stalin e Mao Tse-Tung. Está no DNA político deles exercer hegemonia na hora de compartilhar o poder com aliados que vêm de fora. Promovem políticas internas, intensas, até se tornarem públicas, causando o rompimento político. Foi assim com Dilma Rousseff, egressa do PDT de Leonel Brizola. Ciro Gomes, ex-ministro de Lula, experimentou o mesmo dissabor. Daí a dúvida previsível: Será que Geraldo Alckmin pode se transformar na próxima vítima?

Lula trouxe Geraldo Alckmin para compor a chapa presidencial como forma de salvação do próprio Alckmin, ao cerco promovido pelo grupo político do ex-governador João Doria. Geraldo Alckmin não tinha mais voz, espaço e nem futuro no PSDB. Coincidentemente, Geraldo Alckmin foi o primeiro “padrinho político” de Alexandre de Moraes (antes mesmo de Michel Temer, que o indicou para o Supremo Olimpo do Poder). Na eleição, Lula foi beneficiado pela antiga relação entre Geraldo e Alexandre. Nunca antes na história deste país, o Tribunal Superior Eleitoral foi tão protagonista do momento eleitoral. Ao coibir a liberdade de expressão, impondo censura prévia e retirando a liberdade dos cidadãos de se expressarem publicamente, além quebrar a paridade de armas entre os candidatos, Alexandre de Moraes, no comando da “Justiça Eleitoral”, imperou no palco central do jogo de poder da democracia brasileira.

Expressiva parcela da população não gostou do que aconteceu, e partiu para a rua, mais precisamente para protestar na porta dos quartéis. A sociedade civil não concebe, não tolera e não autoriza essa censura autoritária. Ainda mais em um processo eleitoral eletrônico, mas que pecou por não ter o voto impresso pela urna para contagem 100% nas seções eleitorais. O Povo está amedrontado e acuado pela censura, inquéritos e multas ilegais ou ilegítimas decididas em obscuros porões da juristocracia tupiniquim. O nível de mobilização se intensifica. O desgaste de imagem do Poder Supremo ficou ainda mais exposto com o evento organizado pelo Grupo Lide, em Nova York. Ministros do STF/TSE (Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski) foram alvos de protestos nada educados, inclusive com xingamentos, dentro e na porta do luxuoso Sofitel Hotel. Curiosamente, o PT tem tudo para tirar proveito da situação.

Até hoje, o PT não aceita como foi obrigado a assistir, impotente, ao impeachment da “Presidenta” Dilma Rousseff – resultante das articulações do grupo político associado a Michel Temer, que era seu Vice-Presidente da República. O PT constatou (e aprendeu) qual é o perigo de ter um Vice-Presidente tão intimamente ligado ao todo poderoso Ministro Moraes. No caso, como diria Karl Marx (plagiando Hegel), “a História se repete como farsa”. O futuro vice de Lula, Geraldo, é também ligadíssimo a Moraes. Com toda certeza, o PT não quer ficar refém das articulações do poderoso Geraldo Alckmin, padrinho político do supremo imperador Moraes. A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, que ocupou a Casa Civil do governo Dilma, sabe bem o estrago que a dupla Alckmin–Moraes pode causar nos planos de poder do PT.

Por isso, vem uma reação inusitada. O PT irá, silenciosamente, deixar que os parlamentares mais ligados ao Presidente Bolsonaro ocupem espaço nas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado. Esses parlamentares eleitos foram literalmente atropelados na campanha eleitoral pelas decisões do TSE. Assim, ninguém se surpreenda se o PT enviar emissários de extrema confiança de Lula para informar aos líderes de Bolsonaro que, caso um eventual início de processo de impeachment de Moraes “seja imprescindível para a pacificação das relações Congresso e Executivo”, eles concordam. Além de retirar poder de fogo do vice Alckmin, o PT ganha a oportunidade de indicar mais um “companheiro” para o STF. Ou seja, o PT ganha em dobro. Por isso, a base de Lula tem tudo para oferecer a cabeça do poderoso super Ministro Supremo para facilitar o jogo político de Brasília. O desgaste de Alexandre ultrapassa todos os limites.

Um ponto é inegável: por mais conciliador que pareça e por mais negociador que seja, o Presidente eleito Lula da Silva não aceita divisão de poder. Dificilmente, Lula permitirá que aconteça com ele o mesmo que Bolsonaro sofreu – todo tempo pressionado, acuado e desautorizado em suas decisões pelo STF, principalmente por Alexandre de Moraes. Nada custa lembrar que Bolsonaro é alvo do tal “Inquérito do Fim do Mundo”. Lula não toparia passar pelo mesmo dissabor de ser “golpeado por dentro”. Aliado de Moraes, Geraldo Alckmin sabe que Michel Temer pegou o PT de guarda baixa e que isso não ocorrerá novamente. Então, tentará postergar, ao máximo, o momento de “paz no casamento com Lula”. Focará na reconstrução do seu espaço político nos Estados, buscando velhos aliados e tendo por moeda de troca os variados cargos políticos que Lula prometeu a ele.

Resumindo: por sua relação próxima com Geraldo Alckmin, o ministro Alexandre de Moraes corre o risco concreto de ser transformado em “bode expiatório” pelo PT – que não deseja correr o risco de sofrer mais uma “traição” interna – a exemplo do que ocorreu com Michel Temer, outro “padrinho” de Moraes. A cúpula petista avalia que, dificilmente, a cúpula do Judiciário aceitará perder espaços de poder. Assim, só restam duas saídas: 1) Negociar até que ponto, quanto e quando der com a maioria dos membros do STF, TSE e STJ; 2) Dar um susto, simultâneo, em Geraldo Alckmin e na juristocracia, colocando a cabeça de Moraes a prêmio, em nome da suposta “pacificação”. Os petistas também já perceberam, a exemplo dos bolsonaristas, que o claro objetivo estratégico da juristocracia é enfraquecer e destruir a instituição Presidência da República. Os revolucionários lobos e hienas do PT não são veganos: gostam de carne com sangue. (Jorge Serrão)


Despedida do Pituca

Tivemos no domingo, um dos mais belos e emocionantes shows já apresentados no Mineirão lotado! A despedida de Milton Nascimento, aos seus 80 anos...

Incomparável, inigualável, eletrizante, sem palavras...

Pura beleza e emoção, com um dos maiores ícones da música brasileira e mundial!

Repetindo Samuel Rosa, do Grupo Skank: “... Foi uma dádiva de Deus, podermos viver na mesma época que você...”

(Márcio Dayrell Batitucci)

Milton Nascimento, 80 anos!

Alexandre da Silva

Caro Milton, Quem acompanha essa coluna sabe que gosto de escrever para pessoas queridas. E você, ainda que não saiba, é uma dessas para quem escrevo. Fico aqui batendo meus dedos sobre o teclado e tentando achar a palavra mais exata, um bom ritmo para este texto-homenagem pelos seus 80 anos de vida e tantas décadas dedicadas a nos encantar com sua presença e suas músicas incríveis! Como não sou tão bom com as letras, as métricas e a melodia quanto o senhor, ousarei utilizar trechos de músicas de sua autoria ou tão bem interpretadas por você, pode ser? Acredito que assim, o texto parecerá uma parceria entre mim e você, olha só (risos)! Farei essa "parceria" para pensar alguns aspectos do envelhecimento populacional e das pessoas que estão com 60 anos ou mais... –

Lembrar de suas músicas é trazer o meu tempo de adolescência, quando eu começava a descobrir livros e álbuns musicais dos mais diversos gêneros. E não consigo colocar sua obra no gênero MPB, Música Popular Brasileira. Prefiro o termo Música Popular Mundial, já que o mundo conhece e admira suas letras musicais, seus arranjos e sua voz tão única e marcante...

"Você queria ser o grande herói das estradas
Tudo que você queria ser
Sei um segredo
Você tem medo."
(Música: Tudo o que você podia ser. Compositores: Lô Borges e Márcio Borges)... 

E quem não tem, caro Milton? O medo da escolha errada, o medo da decepção, o medo de ficar na mesma estrada, na mesma casa e no mesmo trabalho! A idade avançando e o medo aumentando. Teria escolhido a melhor trilha para a minha longevidade? E os meus e as minhas, estarão comigo?

“O medo de escolher e o medo da escolha feita! . Mas seguimos adiante, em busca de envelhecer bem, com ou sem o medo”

Pessoas mais velhas se dividem entre aquelas que têm a certeza de que fizeram as melhores escolhas e outras que não. Há um terceiro grupo que vive com a incerteza. E esses dois últimos grupos podem estar deixando a vida passar, sem sentir o vento alisar seus rostos, sem a leveza que nos surpreende em diversas ocasiões da nossa vida.... –

"Maria, Maria é o som, é a cor, é o suor
É a dose mais forte e lenta
De uma gente que ri quando deve chorar
E não vive, apenas aguenta."
(Música: Maria, Maria. Compositores: Fernando Brant e Milton Nascimento)...

Penso aqui na feminização da velhice e do quanto mulheres, muitas dessas são Marias, ainda lutam bravamente pelas suas famílias, pelos seus sonhos e pela própria vida. Parece existir um plano para que algumas mulheres, inclusive as negras ou pobres, não possam sorrir, que não possam cantar livremente o que lhe traz emoção e ajuda a manter um certo equilíbrio emocional...

“Sempre cuidando de outras pessoas, mas nem sempre sendo cuidada e acolhida. Ainda dói a morte ou adoecimento precoce de muitas dessas no nosso país”...

"Vou seguindo pela vida
Me esquecendo de você
Eu não quero mais a morte
Tenho muito o que viver."
(Música: Travessia. Compositores: Milton Nascimento e Fernando Brant)... 

Continuando minha livre e ousada interpretação de trechos isolados de suas músicas, nesta parte da música Travessia, reflito que propósito de vida deve sempre ser uma garantia a todas as pessoas, sem distinção de gênero, raça, renda, local onde mora ou ser uma pessoa mais velha.

Seguir a vida, esquecendo de quem nos deixou ou de quem gostaríamos que estivesse conosco, não é das tarefas mais fáceis. Por escolha, pela morte ou por outras circunstâncias que só o Universo é capaz de nos explicar, seguir em frente é uma meta, ainda que nem sempre tão bem alcançada....

“Falar da cor dos temporais
De céu azul, das flores de abril
Pensar além do bem e do mal
Lembrar de coisas que ninguém viu."
(Música: Quem sabe isso quer dizer amor. Compositor: Márcio Borges)... 

Envelhecer não deveria ser sinônimo de tristeza ou de perdas. Veja quantas oportunidades as décadas acumuladas nos trazem! Acertar, errar, rir, chorar, encontrar, desencontrar, viver com alguém ou viver sem ninguém...

“Encontrar o real sentimento de amar e do amor. Já pensou se a gente se deparasse com o real amor, seja nos olhos de uma pessoa que beijamos, nos abraços sinceros de amigas e amigos, ou no sorriso sincero de filhas e netos? Falo aqui do amor de quem se entrega sem aguardar reciprocidade alguma.”

"Pois seja o que vier (seja o que vier)
Venha o que vier (venha o que vier)
Qualquer dia, amigo, eu volto a te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar."
(Música: Canção da América. Compositores: Fernando Brant e Milton Nascimento)...

A despedida é um momento tão duro que ainda não nos acostumamos. Pode ser temporária, definitiva ou para um encontro em outro mundo ou era da história da humanidade. Como sobreviver somente com as recordações acumuladas, sejam de meses, anos ou de décadas?

Tudo parece tão pouco perto do sentimento e vontade de estar junto da pessoa querida, daquela que ainda amamos, de quem gostaríamos de estar juntos, sentados, de mãos dadas, em "conchinha" em alguma cama ou carregando no colo quem bagunça nosso cabelo ou brinca com as carecas de avôs e bisavôs.... –

"Eu já estou com o pé nessa estrada
Qualquer dia a gente se vê
Sei que nada será como antes, amanhã."
(Música: Nada será como antes. Compositores: Milton Nascimento e Ronaldo Bastos)...
 

Uma parceria, ainda que hipotética com o senhor, me traz a alegria do registro da minha admiração. E que muitas pessoas admiradoras do seu trabalho leiam esse texto e cantem nas partes onde sua música e voz se destacam.... –

“Essas são algumas reflexões e sentimentos que tenho ao ouvir suas músicas, caro Milton! Suas mais recentes apresentações têm despertado em muitos fãs um suspiro, um sorriso, uma vontade de chorar e uma expectativa por ainda não saber como será o futuro entre você e nós.... –

Por mais Milton nas nossas vidas! Por mais sentimentos que nos recarreguem de esperanças, de sonhos e de recordações!

Parabéns pela enorme contribuição para a cultura mundial!... 

“Toma para ti o conselho que dás aos outros.” (Tales de Mileto)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...