16 de nov. de 2022

De novo as ruas e “mané”...

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico, conhecida por "Constituição Cidadã". 

Aprovadas por assembleias constituintes são: 1ª - Constituição de 1824 (Brasil Império), 2ª - Constituição de 1891 (Brasil República), 3ª – Constituição, 4ª 1934, 5ª 1946 e 6ª 1967 e 7ª 1988. Rui Barbosa é considerado o pai da Constituição de 1891. A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), com intensa participação da sociedade.

Necessidades alteraram a Constituição de a fim de amoldá-la as mudanças. As propostas de emenda à Constituição (PEC) podem ser apresentadas pelo presidente da República, por um terço dos deputados federais ou dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas. 

Porém, o rito para aprovar uma mudança no texto constitucional não é simples. Uma PEC precisa ser discutida e votada em dois turnos em cada Casa do Congresso. Ela só será aprovada se conseguir, nessas duas casas, três quintos dos votos, o equivalente a 308 deputados e 49 senadores. 

O ano de 2022 já é o que teve mais mudanças na Constituição. As alterações promulgadas vão desde o uso do fundo partidário por mulheres, aumento de idade máxima para tribunais superiores e aumento de benefícios a menos de 3 meses das eleições. 

O ano de 2022 já é o que teve mais mudanças na Constituição. As alterações promulgadas vão desde o uso do fundo partidário por mulheres, aumento de idade máxima para tribunais superiores e aumento de benefícios a menos de 3 meses das eleições. Neste ano teve recorde de alterações na Carta Magna; Bolsonaro tem mais emendas e as mais rápidas da história. 

Não perceberam ainda? “Privados os parlamentares das redes sociais, o plenário vira gaiola e a tribuna poleiro de onde deputados e senadores falam, uns aos outros, em circuito fechado. Como toleram isso?”, disse Percival Puggina em seu site. 

A eleição de Lula está sendo contestada nas ruas e unicamente na tv JovenPan, como se viu ontem(15) nas ruas próximo a postos militares. PEC da transição e a ida de Lula a COP 27 acirra ânimos. Dono de jato usado por Lula, Seripieri é delator e doador do PT. A posição do STF/TSE é outra marca indelével. O que estará por vir? Aguardar como sempre os trâmites políticos e jurídicos. (Armando Andrade)

“O demônio sempre se infiltra entre os políticos. Então, eles começam a brigar entre si. O poder se transforma em uma questão de orgulho. Não tem mais nada a ver com vivermos juntos e acabarmos com a guerra.” (Bob Marley)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...