4 de set. de 2022

Na esteira dos candidatos.

Painel da Covid-19 indica mais 817 casos da doença no RJ, em 24 horas

Eleições 2022: Presidenciáveis defendem igualdade de gênero, proteção de vítimas de violência e empreendedorismo feminino.

A um mês das eleições, 5 presidenciáveis aguardam julgamentos das candidaturas. TSE ainda vai analisar pedidos de Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Soraya Thronicke (União Brasil) e mais dois candidatos.

 

CNJ vai punir juiz que fizer post em redes sociais contra urnas eletrônicas. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu começar a punir juízes que se manifestarem em redes sociais contra as urnas eletrônicas, contra o sistema eleitoral ou que o coloquem em descrédito. Segundo a decisão, os magistrados que já postaram contra as urnas têm até dia 20 de setembro deste ano para apagar ou ajustar as mensagens. Já quem descumprir a norma está sujeito a responder processo administrativo disciplinar aberto pela Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça. A nova regra foi assinada nessa sexta-feira(02). (Gianlucca Gattai)

Candidato ao senado - Justiça Eleitoral faz busca e apreensão na casa de Sergio Moro. Moro ataca PT por busca e apreensão da Justiça Eleitoral em sua casa; 'diligência abusiva'.

Jair Bolsonaro volta a comentar operação contra empresários.

Extremistas do Hamas: Cinco palestinos são executados por homicídio ou 'colaboração' com Israel.

Nova Constituição no Chile decide neste domingo entre uma sociedade liberal ou mais solidária.

Artemis 1: Nasa adia mais uma vez lançamento de foguete à Lua por problema no combustível. As equipes da agência espacial não conseguiram corrigir a falha constatada pouco antes da primeira tentativa de enviar a espaçonave, na última segunda-feira.

              

Comunismo fazendo das suas na Nicarágua

          Em março de 1983, João Paulo II foi à Nicarágua em meio a uma guerra entre os “Contra” e o governo comunista instalado pela Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), a primeira revolução exportada por Fidel Castro para a América Ibérica. O clero local estava dividido por ação da Teologia da Libertação e alguns padres se haviam envolvido com a luta armada que assumiu o poder político local entre 1979 e 1990. O mais destacado desses rebeldes era o padre Ernesto Cardenal que foi Ministro da Cultura ao longo de todo o período.

Como padre e ministro de Estado, Cardenal foi ao aeroporto recepcionar o Pontífice.  Lembro bem do ocorrido porque a visita repercutiu amplamente na imprensa. João Paulo II, polonês, vivera em sua dureza a experiência de um país comunista e foi um dos artífices da derrocada da União Soviética e da libertação de nove de seus Estados satélites na década seguinte.

A cena correu mundo. Assista-a aqui. O papa desceu do avião, não beijou o chão, como era seu costume, dirigiu-se às autoridades, postou-se diante do padre Cardenal (que se recusara a deixar o governo comunista) e passou-lhe um breve sermão, brandindo o dedo indicador diante dele. As atividades sacerdotais do padre estiveram suspensas durante o longo período de sua participação no governo.

Passaram-se os anos. Com breve interrupção, os comunistas continuam governando a Nicarágua, agora sob a ditadura de Daniel Ortega. Padres estão sendo presos. No último dia 19, foi a vez do bispo de Matagalpa ser “recolhido”.

“E Cardenal?” perguntará o leitor que chegou até aqui. Pois o padre Cardenal deixou o governo em 1987, rompeu com a FSLN em 1994, e passou a ser, ele mesmo, perseguido pelo regime até sua morte em 2020. Durante a missa de corpo presente, os comunistas profanaram a igreja. Chamavam-no traidor. A revolução consumiu, assim, um de seus criadores.

Enquanto o comunismo vai espalhando suas lições pelo mundo, aqui, os seduzidos por ele silenciam, concordam, ocultam e desconversam, como fez a CNBB, instigada pelos colegas da Nicarágua que buscavam apoio em sua resistência aos ataques do regime. Sem qualquer menção à ofensiva empreendida pelo governo de Ortega contra clero e fieis, a nota diz isto e apenas isto:

“Nós, bispos do Brasil, acompanhamos com tristeza e preocupação os acontecimentos que têm marcado a vida da Igreja na Nicarágua. Sentimo-nos profundamente unidos aos irmãos bispos e a todo o povo nicaraguense. Clamamos ao Bom Deus para que a paz e a justiça sejam alcançadas.”

Nesta terra abençoada, há quem concorde, quem finja não ver, quem chamado a se manifestar não reprove e quem afirme ser necessário quebrar ovos conservadores para fazer a omelete de uma revolução que já leva perto de meio século. São João Paulo II, rogai por nós!  (Percival Puggina),membro da Academia Rio-Grandense de Letras, é arquiteto, empresário e escritor)

Parlamentares veem o Senado ‘de joelhos’ e o Supremo em ‘pedestal’.

Quem não tem rabo preso na Justiça tenta extinguir o foro privilegiado

As decisões recentes do Supremo Tribunal Federal geraram grande expectativa entre senadores críticos dos ministros pela eleição de outros sem “rabo preso”, para que o Legislativo exerça o papel previsto na Constituição: freios e contrapesos do Judiciário.

Com muitos processos de senadores nas mãos do STF, a avaliação de Eduardo Girão (Pode-CE) é que “o Senado, infelizmente, está de joelhos” e o fim do foro privilegiado, que ajudaria a equilibrar a situação, não está na pauta. O senador Marcos do Val (Pode-ES) é outro a torcer pela eleição este ano de colegas sem pendências judiciais para restaurar o equilíbrio.

Alvaro Dias (Pode-PR), que tenta a reeleição, apresentou PEC para reduzir o foro privilegiado para cinco pessoas em vez das atuais 55 mil.

“Essas autoridades estão colocadas em um pedestal”, diz Alvaro, que viu a PEC aprovada no Senado ser engavetada na Câmara há 1300 dias. (Cláudio Humberto_Diário do Poder)

Quatro anos após incêndio, Museu Nacional tem a fachada restaurada. Ao todo, cerca de 200 profissionais trabalharam na restauração. O cronograma de obras segue até 2027, quando a reforma deverá ser concluída e museu completamente reaberto.


“Os contos de fada estão certos, não porque nos dizem que os dragões existem, mas porque nos mostra que podemos vencê-los.”

Nenhum comentário:

- - - - - - - - Postagens Mais Visitadas - - - - - - - -