26 de jun. de 2007

Reclamar ou não, tudo como dantes

Uma frase dita por Severino foi repetida por Renan: "Renúncia, esta palavra não existe no meu dicionário". Coincidência?

Democracia e Ética - Nota da CNBB sobre o momento político nacional.

Nós, Bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), acompanhamos, perplexos, com todo o povo brasileiro, o momento político atual. São freqüentes as denúncias de corrupção em várias instâncias dos Três Poderes. Cresce a indignação ética diante da violação de valores fundamentais para a sociedade. A ambição desmedida de riqueza e de poder leva à corrupção. A denúncia do profeta Isaías vale também hoje: "eles gostam de subornos, correm atrás de presentes; não fazem justiça ao órfão e a causa da viúva nem chega até eles" (Is 1,23).

Por isso, as palavras do apóstolo Paulo são apropriadas para este momento: "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem" (Rm 12,21).A corrupção e a impunidade estão levando o povo ao descrédito na ação política e nas instituições, enfraquecendo a democracia. A crise, decorrente da falta de consciência moral, é estimulada pela ganância e marcada pelos corporativismos históricos, que utilizam as estruturas de poder para benefício próprio e de grupos.

Os empobrecidos são os mais prejudicados com o desvio das verbas públicas. Os poderes constituídos precisam assumir sua responsabilidade diante da corrupção e da impunidade. Urge também uma profunda reforma do atual sistema político, não limitada à revisão do sistema eleitoral. É necessário aprimorar os mecanismos da democracia representativa e favorecer a democracia participativa; a regulamentação do Art. 14 da Constituição Federal oferece esta possibilidade de participação por meio de referendos, plebiscitos e conselhos. A experiência de participação popular na política é uma conquista e um patrimônio precioso da sociedade.

O povo brasileiro precisa recuperar a esperança. A credibilidade e a legitimidade de nossas instituições serão asseguradas pela apuração da verdade dos fatos, pela restituição dos bens públicos apropriados ilicitamente e pela punição dos delituosos.

Queremos estimular os cristãos que, em nome da sua fé, se engajam no mundo da política, dizendo-lhes que vale a pena dedicar-se à nobre causa do bem comum. O exercício responsável da cidadania é um imperativo ético para todos.

Conclamamos as pessoas de boa vontade e as organizações da sociedade a se posicionarem com coragem, repudiando os desmandos e a impunidade, construindo uma convivência social sadia e velando pelo exercício do poder com honestidade.Esta crise política poderá se tornar uma ocasião de amadurecimento das instituições democráticas do País, se levar a um comprometimento maior com a verdade que nos liberta e com a luta por um Brasil justo, solidário e livre, onde "justiça e paz se abraçarão" (Sl 85,11).
Brasília, 21 de junho de 2007. (Dom Geraldo Lyrio Rocha_Arcebispo de Mariana - Presidente da CNBB_Dom Luiz Soares Vieira_Arcebispo de Manaus - Vice-Presidente da CNBB_Dom Dimas Lara Barbosa_Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro - secretário-Geral da CNBB) P.s.: Este pronunciamento já não era sem tempo. Agora falta ser corroborado pela OAB, militares, professores, médicos e demais segmentos lúcidos desta nação.

A Vila Olímpica Oscar Schmidt, em Santa Cruz, será a porta de entrada da tocha olímpica dos Jogos Pan-americanos na Cidade do Rio, no dia 12 de julho. O roteiro da tocha só termina em 13 de julho, dia da abertura oficial dos Jogos Pan-americanos Rio 2007.

Endividamento do consumidor sobe para 62%. A expansão de novos empréstimos e aquisição de crédito para quitar dívidas em atraso estão entre as possíveis causas deste resultado, de acordo com a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).

O senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) poderá deixar o Instituto do Coração (InCor) de São Paulo em uma semana. Esta é a previsão do médico Roberto Calil.

Após renunciar ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido, Tony Blair está recebendo um “lobby” forte para se tornar o primeiro presidente da União Européia se for aprovado o novo tratado do bloco.

Senado empurra caso Renan com a barriga. O presidente do Conselho de Ética, Sibá Machado, não apareceu ontem no Senado e não houve definição sobre quem será o relator do Caso Renan. O DEM deu um prazo até hoje para que Sibá aponte um nome, caso contrário irá convocar uma reunião de líderes à sua revelia. O Conselho não trabalha há cinco dias e o processo se arrasta. Os aliados de Renan estudam maneiras de protelar ao máximo as definições até o caso esfriar na imprensa.

Brasileiro gasta menos com alimentação. Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e da Faculdade de Economia da USP mostra que o gasto médio da população com alimentação caiu de 22,16% da despesa corrente familiar em 1987/1988 para 18,70% em 2002/2003. Em contrapartida, a despesa com transporte, que estava em 13,08% do orçamento em 1987/1988, subiu para 13,12% em 2002/2003.

Em decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal derrubou dispositivos legais do estado do Mato Grosso do Sul que permitiam a destinação de percentuais de custas judiciais para associações e sindicatos de magistrados, de defensores, de procuradores, de servidores do Judiciário e do Legislativo estadual, entre outros.

O IBGE pôs no ar na semana passada o site Países : clique. O site contém um planisfério clicável, todo feito em Java e PHP, com dados históricos e estatísticos sobre 192 países. O mapa permite zoom e seleçao de um país para examinar em detalhes, suas informaçoes.

"A expansão dos jogos no Brasil tinha o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo o empresário Nilton Cezar Servo, que está preso na custódia da Polícia Federal em Campo Grande acusado dos crimes de contrabando, formação de quadrilha, corrupção ativa e falsidade ideológica. Ele diz que o presidente defendeu a atividade de bingos e tinhas “bons olhos” por ser um setor que gera emprego....."(Maristela Brunetto e Nadyenka Castro)

Uma operação do Ministério Público Estadual, deflagrada hoje, fez buscas em nove endereços em Campo Grande – entre eles, a casa e o escritório do ex-secretário de Coordenação Geral de Governo, Raufi Marques (2004/2006). A operação foi coordenada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado).

Cuidado! É muito bom saber! Utilidade Pública! É bom ficar Alerta! Alguma vez já se perguntou o que está armazenado nas chaves magnéticas (que se assemelham aos cartões de crédito) dos hotéis? Veja a resposta e mude seus hábitos:
a. Nome do hóspede
b. Endereço parcial do hóspede
c. Número do quarto do hotel
d. Datas do chec-in e ckeck-oute. Número do cartão de crédito, e sua data de validade, do hóspede!
Quando você as devolve na recepção, suas informações ficam lá disponíveis para qualquer funcionário com acesso ao "scanner" do hotel. Ou ainda, um funcionário pode levar um monte delas para casa e, utilizando um aparelho de "scanner" magnético, ter acesso às suas informações e sair gastando pela nternet.
Simplificando, os hotéis não apagam as informações das chaves magnéticas até que um novo hóspede faça uso delas, quando suas informações sobrescreverão as do antigo hóspede. Mas até que a chave seja re-utilizada, ela fica, geralmente, na gaveta da recepção com as suas informações nela!
Resumindo:Guarde com você suas chaves magnéticas, leve-as para casa ou as destrua. Nunca as deixe no quarto, no lixo do banheiro e NUNCA as devolva para a recepção quando estiver fazendo ocheck-out.
Os hotéis não podem cobrar pelas chaves (é ilegal) e você terá certeza de que não estará deixando um monte de informações pessoais valiosas que podem ser facilmenteacessadas, e utilizadas, com um "scanner" magnético.
Pela mesma razão, se você chegar ao aeroporto e descobrir que ainda está carregando a chave com você, não a jogue nas cestas de lixo. Leve-a para casa e a destrua com uma tesoura, cortando principalmente a faixa magnética nas costas da chave. (Informe do Depto da Policia Federal)

Nova lei põe em risco 400 mil estágios. Se for aprovado, o projeto de lei enviado pelo governo ao Congresso para evitar abusos nas contratações de jovens e regulamentar o exercício do estágio no país poderá ter um efeito contrário. A proposta estabelece uma carga horária para o trabalho e limita o número de estagiários a 10% do quadro de pessoal da empresa. A estimativa é de que 400 mil estagiários, 40% do total no país, sejam dispensados.

Auditoria - TCU aponta obras paradas no estado. De um total de 400 obras paralisadas no Brasil, o TCU identificou 20 em Pernambuco. O Tribunal aprovou a criação de um cadastro geral de obras para melhor fiscalização.
Pis/Pasep - Saque de abono só até o dia 29. Muitos ainda não sacaram os dividendos referente a 2005 poderão perder o dinheiro a serem pagos na CEF e Banco do Brasil.

"A quem interessa. Há algo de pífio, de circense e ao mesmo tempo de trágico no Brasil contemporâneo, sendo exemplo mais recente de degradação moral o escândalo que envolve o presidente do Senado, Renan Calheiros. As deslavadas desculpas, as acintosas mentiras do senador alagoano que transparecem sob o fogo acirrado de provas, fotos, reportagens, gravações fazem lembrar que, de fato, "esse país não é sério". Por muito menos autoridades de outras nações já teriam se matado ou sido presas ou, pelo menos, renunciado. Afinal, emitir notas falsas, burlar o fisco, usar empresas de fachada para justificar o injustificável, é caso de polícia. Pouco interessa a vida privada do senador, mas dizer que precisou, em nome da discrição, do lobista de uma grande empreiteira para entregar dinheiro à jornalista com quem tem uma filha, é tratar o povo como retardado mental...."(Maria Lucia Victor Barbosa, socióloga)

Mapas de Metrôs. O link é de uma página com os mapas dos sistemas de Metrô de todo o mundo, prontos pra imprimir. Veja aqui
"A liberdade não é um privilégio que se outorgue. É um hábito que se tem de adquirir." (L. George)

Nenhum comentário:

- - - - - - - - Postagens Mais Visitadas - - - - - - - -