16 de jun. de 2005

Partidos políticos


Partidos políticos
Alguém conhece alguma utilidade neles?

Alamar Régis Carvalho
alamar@redevisao.net

Esta semana acompanhamos, pela imprensa, muita falação em cima da tal reforma política do País. Ouvimos o próprio Presidente da República dizer que essa reforma prevê que a população vote nos partidos e não nos candidatos.
Na minha opinião é um retrocesso, é um absurdo, é um desrespeito ao direito do cidadão de escolhe pessoa competente para ser seu representante, se é que os políticos representam mesmo os reais interesses do povo.
Votar em partido?
Qual a utilidade que tem um partido político? Alguém conhece alguma coisa útil que partido político tenha proporcionado às criaturas em algum lugar do mundo?
Pra que serve partido político?
Sugerido pelo meu amigo José Paulo Vieira da Costa, em Belém do Pará, há vários anos atrás, tive a curiosidade de ler os manuais de intenções dos partidos MDB e ARENA. Tanto um quanto o outro era a coisa mais bela que eu já vi no mundo. Peguei o vício de ler manuais de todos os outros partidos que surgiram depois: PMDB, PFL, PT, PTB, PSDB... e todos eles são simplesmente encantadores. Só que, na prática, não sou eu quem vou dizer aqui como é que eles se comportam; você, brasileiro, tem acompanhado tudo, você tem visto, você é testemunha e esta realidade não se constitui apenas em opinião pessoal do Alamar.
Existem partidos honestos e partidos desonestos?
Claro que não. A honestidade, ou desonestidade, está no homem, independentemente do partido ao qual ele pertence.
Existe idealismo nos políticos em relação aos seus partidos?
Também não. A maioria dos políticos vai para o partido que está na onda, o que está no poder, o que lhe dá mais, aquele onde ele pode conseguir ter influência em algum órgão público para tirar proveito, inclusive na colocação dos seus parentes e protegidos.
Vocês se lembram do PRN? Era o partido do Fernando Collor, que nasceu com ele.
No período em que o Collor estava no poder, com toda aquela força do “super homem”, voando em supersônicos da FAB, força total com a mídia, quem não se lembra da quantidade de deputados e senadores que aderiram ao seu partido?
Depois da sua queda, quem continuou no partido? Ainda existe o PRN?
Raras são as exceções de fidelidade partidária.
De uma coisa fiquemos todos certos: Se o Lula começar, com todo esse processo que está havendo aí, a cair em desgraça, podem ter certeza: O PT começará a se esvaziar, a tal base política do governo começará a diminuir, quem dizia estar do lado dele vai começar também a baixar a língua nele. Por que?
Porque vai querer ficar “bem na foto”, perante a opinião pública, para continuar mamando nas tetas do próximo governo que vir por aí. É sempre assim que eles fazem.
Analisemos outros aspectos, para entendermos bem quais são os reais interesses dos partidos políticos:
As suas disposições de votarem ou não a favor dos projetos apresentados pelo Governo, independem se os mesmos são ou não de interesse da Nação, são de real utilidade pública ou vão trazer benefícios para o povo. Nada disso importa para um partido político. O critério de decisão é:
“O governo atende aos nossos interesses?”.
“O governo faz tudo aquilo que a gente quer?”.
Observemos o PMDB, por exemplo, que foi contemplado com Ministérios no governo atual, mas não ficou satisfeito.
Mas, por que não ficou satisfeito? Não lhe foram designados Ministérios, para fazer aquilo que todo político, na teoria e conforme os seus manuais de intenções, descrevem, que é servir ao povo?
Não, meu amigo e minha amiga; o que ele queria era Ministérios que tivessem MUITO DINHEIRO.
Detalhe a esclarecer: Estou citando o PMDB, não por não gostar dele especificamente, porque não tenho preferência por nenhum deles, modéstia a parte, não tenho raiva muito menos ódio de nenhum deles, mas também não tem amor por nenhum. Para mim são todos absolutamente iguais porque, repito, a moralidade ou imoralidade está no homem. Conheço gente, que é do PMDB, possuidora da mais alta dignidade. Mas conheço canalhas também.
O que leva um partido a exigir do Presidente da República, dos Governadores ou dos Prefeitos os órgãos públicos onde “rolam” mais dinheiro?
Por que há muito mais possibilidades de fazer jogadas, safadezas, cachorradas e sem vergonhice. Por exemplo: Se um órgão público movimentar somente 500 mil reais por mês, dez por cento disso, em licitações fraudulentas, em “gratificações” por fora, superfaturamentos etc. representa apenas 50 mil reais, que é pouco demais para dividir por tanta gente. Por isto que querem órgãos públicos que movimentem milhões ou, preferencialmente, bilhões por mês, que a margem de safadeza é muito maior.
Esse negócio de convidar três ou cinco empresas para uma licitação é o maior engodo que existe, que só quem é trouxa não percebe como acontece a safadeza. Existe muito o que se chama de “carta marcada”. O órgão público, dirigido por um safado, combina com essas três ou cinco empresas, que durante o ano ele vai fazer, três ou cinco boas licitações, e combina entre eles: na primeira vai ganhar a empresa “A”, na segunda a empresa “B”, na terceira a empresa “C” e assim sucessivamente. E todas elas são livres para praticarem o super-faturamento! É assim que a cachorrada acontece.
Gente! A pior coisa deste país é o famigerado FUNDO DE CAMPANHA.
Quando uma mega empresa disponibiliza altas verbas para eleger um Presidente, Governador, Prefeito, Senador, Deputado ou Vereador, o político fica na mão dela e é obrigado, por “gratidão” a fazer o que ela quiser.
Está aí o poderio bancário, sem vergonha e descarado, acabando com o País, vampirizando a economia do povo.
A imprensa não pára de reclamar sobre os ridículos juros altos do Brasil, os mais altos do mundo.
Por que os políticos não fazem nada? Por que não vemos um partido, sequer, levantar esta bandeira e lutar permanentemente contra essa pouca vergonha?
Por causa da praga do fundo de campanha.
Vejam quantos e quantos deputados e senadores dão entrevistas, diariamente, em todas as emissoras de televisão, rádio, jornais e revistas do País. Procure observar bem, quantos deles falam contra a exploração bancária? Quantos repudiam o roubo praticado pelas administradores de cartões de crédito?
Já que, como dizia um antigo programa de televisão, “perguntar não ofende”, perguntemos: Será que esse tal de mensalão é coisa apenas desse tal Delúbio? Será só ele que pratica isso, se é que existe mesmo da parte dele?
Quando uma mega empresa ou um banco ajuda um político a se eleger, injetando dinheiro na sua campanha, ele não quer de volta apenas o que ele deu não, ele quer dez vezes mais, no mínimo.
Isto que estamos presenciando no Brasil hoje, no episódio envolvendo o deputado Roberto Jefferson, é apenas a ponta de um gigantesco iceberg. Aquilo que o Fantástico denunciou, mostrando aquela cachorrada em Rondônia é “fichinha”, é “café pequeno” em relação ao que se pratica no país inteiro.
Voltando a falar sobre a inutilidade dos partidos políticos.
Os deputados, senadores, vereadores são obrigados a destinarem percentuais dos seus ganhos para os partidos aos quais pertencem. Esse dinheiro sai de onde? Da boca dos seus filhos? Claro que não, sai do erário, gente!!! Somos nós, brasileiros, quem pagamos.
Então, partido político serve para quê?
Se nós brasileiros iniciarmos já uma campanha para votarmos em candidatos, em pessoas, recusando-nos a votar em partido, a coisa começa a mudar.
O dia em que cada deputado for eleito livre de partido, ele não estará preso a votar conforme a cabeça intere$ do seu partido e sim conforme a sua consciência, se é que ele têm consciência. Ao mesmo tempo, se um deles envolver-se numa cachorrada grande, como estamos vendo muitos envolvidos aí no mar de lama, não terá um partido inteiro a querer defender um bandido, porque ele se... sozinho (você escolhe o que coloca nas reticências).
Se tentarem impor à Nação, o voto em partido, conforme está ameaçado, que comecemos já uma campanha para promover a maior abstenção e votos nulos, já registrados na história deste país, na próxima eleição pra ver se esse pessoal toma consciência de que o povo brasileiro já não é tão otário o quanto eles imaginam.
Para terminar, apenas um registro: Quem quiser roubar neste país, pode roubar a vontade, pode fazer todo tipo de jogada suja, envolvendo a grana que quiser, sem limites, desde que tenha o cuidado de fazer tudo bem escondidinho, prestando bem atenção se não tem nenhuma câmera escondida, se não tem ninguém gravando nada, para não deixar provas. Caso alguém resolva denunciar, em qualquer época, bastar pedir provas. Já que a pessoa não terá essas provas porque, raramente mas muito raramente mesmo corrupção e cachorrada política deixa recibo, é muito fácil negar tudo e ainda processar o denunciante por crime de calúnia.
Quando o nosso povo resolver curar-se da miopia e começar, ele mesmo, a enxergar as fortunas que muitos adquirem, depois que entram na política, quando se transformam em donos de emissoras de televisões, (cujas concessões custam milhões reais), donos de grandes concessionários de veículos, redes de supermercados, mega fazendas e tudo o que é grande em seu estado, não precisará de ninguém para denunciar nada neste país. Ele mesmo tomará as providências.
Basta que ele deixe de ser besta.
Mais do que nunca, está na hora do PARTIDO DA VERGONHA NA CARA, PVC.
De nada adiantará você simplesmente achar bonita esta minha manifestação, dizer que concorda comigo e apenas limitar-se a mandar-me outro E-mail parabenizando-me, se não começar desde já a fazer a sua parte, informando àqueles que fazem parte da sua família, aos seus vizinhos, colegas de trabalho, amigos, conhecidos, o povo da rua e todos aqueles a quem você tiver acesso. Não é que eu não goste da manifestação educada e carinhosa dos amigos, claro que todo mundo gosta, o que é mais agradável é ver todo mundo participando, multiplicando, fazendo a sua parte.
Não adianta ficar esperando pelos políticos. Esta internet é poderosa demais, desde que a utilizemos com utilidade e menos frescura.
Acabemos com os partidos políticos, antes que eles acabem com a Nação.

Alamar Régis Carvalho
alamar@redevisao.net

Nenhum comentário:

- - - - - - - - Postagens Mais Visitadas - - - - - - - -