6 de fev. de 2015

Um quadro, quadros no país...

. Tesoureiro do PT depõe na Polícia Federal em nova fase da Operação Lava-Jato. João Vaccari Neto é suspeito de ser o operador financeiro do PT no esquema de corrupção na Petrobras.
. A Polícia Federal de São Paulo levou coercitivamente o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para prestar depoimento em sua sede nesta quinta-feira, 5. O petista é investigado na Operação Lava-Jato por suspeita de ser o operador financeiro do PT nos esquemas de corrupção na Petrobras. A ordem judicial partiu do juiz Sergio Moro, da Justiça Federal do Paraná.
. O depoimento de Vaccari dá início a uma nova etapa na Operação Lava-Jato. Os agentes da Polícia Federal estão cumprindo 62 mandados, um de prisão preventiva, três de temporária, 18 conduções coercitivas e 40 de busca e apreensão. Os mandados estão sendo cumpridos em quatro estados simultaneamente, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Bahia.
. A nova fase da Lava-Jato foi batizada de My Way, forma como Pedro Barusco, ex-gerente executivo da Petrobras, chamava o ex-diretor de Serviços e Engenharia, Renato Duque. (Valor)
. Mais de 40% dos presos no Brasil são provisórios. Em junho de 2013, país tinha mais de 581 mil pessoas privadas de liberdade, 41% delas em prisão provisória. Órgãos de defesa de direitos humanos revelam números escandalosos do encarceramento provisório no Brasil. O Relatório Mundial 2015, da Human Rights Watch, publicado em janeiro, destaca ainda denúncias de tortura, tratamento cruel, desumano ou degradante e falta de infraestrutura dos presídios brasileiros.
. Três nomes cotados para a Petrobras. Até quarta à noite, os mais cotados para substituir Graças Foster na Petrobras eram Luciano Coutinho, Aldemir Bendine e Miriam Belchior. 

Parece que algo vai acontecer. 
. O santo nome de Luiz Inácio Lula da Silva só não figurou entre os cotados a prisão no desdobramento da Operação Lava Jato (citado por dois delegados federais de peso) para não desmoralizar, completamente, a figura institucional da Presidência da República.
. Brevemente, os escândalos vão atingi-lo diretamente. Provas documentais vindas da Suíça e da Holanda, com aval do Departamento de Justiça dos EUA (que investiga a Petrobrás) serão letais para os corruptos.
. As manifestações deste 15 de novembro, pró-impeachment, vão ganhar impulso.
. Tal avaliação foi feita por um grupo de magistrados que acompanha, em Berlim, na Alemanha, os desdobramentos imediatos do cumprimento, desde ontem, dos 85 mandados judiciais de prisão ou coerção temporária e mais 123 ordens de busca e apreensão de documentos em grandes empreiteiras suspeitas de superfaturar margens de lucro em obras e serviços com o governo, principalmente nos contratos com a Petrobrás, para distribuir corrupção a políticos, lavando bilhões de dólares no Brasil e no exterior.
. Foi mais uma ordem judicial do juiz Sérgio Fernando Moro, o Homem de Gelo, da 13ª Vara Federal em Curitiba.
. Um integrante do governo - que só pode ser esquizofrênico - teve a coragem de comentar por escrito, em documento reservado, que Dilma está blindada. O mesmo interlocutor alega que Dilma não será prejudicada pelos problemas na Petrobrás na gestão do antecessor Luiz Inácio da Silva.
. Apesar da blindagem de Dilma, o assessor próximo reconhece que a gestão da estatal durante o período Lula já está atingida.
. A recomendação interna é que Dilma faça um discurso preventivo, elogiando as ações da Polícia Federal e mostrando que ela, na luta contra corrupção, iniciou mudanças na empresa, demitindo diretores.
. Outro conselho tático complicadíssimo é que Dilma estabeleça, urgentemente, uma separação entre as administrações na Petrobras no período Lula e no período Dilma.
. Tal missão é impossível na prática. No governo Lula, quando os problemas ocorreram, Dilma ocupava nada menos que o cargo de Presidente do Conselho de Administração da Petrobrás.
. O primeiro governo Dilma acaba mal, sem ter começado direito. O segundo mandato dela já tem riscos concretos de nem acontecer. Nem um malabarismo jurídico no Supremo Tribunal Federal conseguirá evitar, em breve, a desproclamação da República Sindicalista do Brasil. Por ironia, a salvação nacional é costurada a partir da Alemanha, país que nos impôs a vexaminosa goleada de 7 x 1 na Copa do Mundo de 2014 ... Um magistrado da força-tarefa germânica adverte seus pares: A nova etapa da Lava Jato não produzirá somente efeitos bombásticos. Arrastará a republica petista ao maior descrédito e fará com que Dilma fique mais isolada. Estamos no término de um dos mais venais e sacanas governos da república das bananas.
. Os futuros acordos de leniência, firmados pelo judiciário com empreiteiras que participaram do esquema de corrupção e lavagem de dinheiro, tendem a ser fatais para dezenas de importantes figurões políticos beneficiados. A Lava Jato no Petrolão cumpre o papel saneador que ficou incompleto no Mensalão. Na Ação Penal 470 quem se ferrou concretamente foi o rigoroso Joaquim Barbosa - forçado a aposentar a toga por pressões muito além da coluna cervical. O resultado prático do Mensalão é sinônimo de impunidade, tendo apenas Marcos Valério como grande bode expiatório que continuará por bom tempo na cadeia, em troca de um silêncio que pode ser quebrado a qualquer momento.
. Na Lava Jato a coisa fica mais preta e suja que Petrolão na cueca de petralha sofrendo de disenteria.
. Foi preso ninguém menos que o homem de confiança do reeducando José Dirceu na Petrobrás, Renato Duque, o Diretor de Serviços de 2003 a 2012 - só sendo demitido no mesmo ano do Diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa, convertido em colaborador premiado do Judiciário e do MPF.
. Aposta-se que Duque acabará forçado a aderir à delação premiada. Acordo parecido (denomiado de leniência, quando se refere a pessoas jurídicas) deve valer para diretores de grandes empreiteiras envolvidas nas falcatruas bilionárias. Em prisão domiciliar, Dirceu deve estar PT da vida e preocupadíssimo com o que vem por aí ... Imagina o amigo Lula, o chefão de todos...
. O cataclismo político é inevitável. Se Lula for afetado, Dilma fica frágil para cair por tabela. O mercado brasileiro fica desmoralizado perante o resto do mundo, com as maiores empresas (representativas do PIB) tendo seus dirigentes presos por corrupção, mesmo que temporariamente.
. Vem aí um inédito e gigantesco acordo de leniência (nunca antes visto na história do Brasil) entre o MPF, Judiciário e empreiteiras. A moeda de troca das delações dos nomes de político será uma espécie de perdão aos dirigentes das empresas que acabarão condenadas a pagar multas milionárias, que, somadas, podem chegar a bilhões de reais (ou dólares). Isto só nos processos brasileiros. Sem falar nos que já correm (civis e criminais) nos Estados Unidos.
. O juiz Sérgio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, tem um papel chave no saneamento da Lava Jato. Ele e outros membros do judiciário, do Ministério Público, da Polícia e da Receita Federal, que não aceitam mais o degradante grau da corrupção sistêmica no Brasil, merecem todo apoio individual e popular. Lugar de ladrão é na cadeia! Lugar de político corrupto é no parlatório da Penitenciária. De preferência, pagando pena e pagando multas, com o patrimônio pessoal ou familiar, pelo que roubou do poder público. Qualquer coisa diferente disto é barbárie e impunidade.
. Os brasileiros não aguentam mais tanta sacanagem ! Chega de Pizza!
. A República precisa ser reproclamada com urgência urgentíssima, baseada em princípios verdadeiramente federativos, com democracia, gestão pública de qualidade e transparência absoluta sobre investimentos e despesas com o dinheiro público. (AD) 

Super safra de fracassos 
Semente encomendada por Dilma
. Pela espetacular safra de fracassos econômicos que vem sendo colhida, num processo sem-fim, em todos os cantos do país nos últimos anos, fica claro e evidente que a semente encomendada pela presidente Dilma Neocomunista Petista, para fazer o cuidadoso plantio, foi produzida em laboratório de última geração. 
Alta produtividade
. Se o objetivo da péssima presidente era obter o máximo de retorno possível em 100% da área plantada, ao constatar a magnífica relação plantio/colheita, identificada pela impressionante alta produtividade, não deixa dúvida de que dificilmente o Brasil vai colher uma outra safra tão expressiva.
Frutos do fracasso
. A semente tem tanta força que não há clima capaz de interromper o crescimento dos maravilhosos frutos do fracasso. Imagino que nem a transgenia mais estudada e apurada conseguiu, em qualquer solo do planeta, uma quantidade tão estrondosa de produção por unidade de área. Loucura, gente. 
Super safra
. Se os cenários traçados pelos mais diversos institutos já davam conta de que iríamos colher desastres econômicos importantes, de toda ordem e em todos os setores, a vitrine dos frutos do mal que foi montada para anunciar que a safra do período 2014/2015 será muito farta. Mais: vai começar muito cedo. Bem antes do Carnaval, inclusive.
Troféus 
. Caso estivéssemos diante de uma forte competição, com o propósito de escolher o campeão de fracassos colhidos nos últimos quatro anos, além do Distrito Federal, que já garantiu a Taça da Penúria, o Estado que mais se destaca é, indiscutivelmente, o Rio Grande do Sul. Aí, gente, não tem pra ninguém: o RS vai levar, no mínimo, três troféus: Descaso, Arrogância e Falência. 
Rombos
. Vejam que sem um único tostão no caixa do Tesouro do Estado, o governo do RS precisa desembolsar só com os aposentados e pensionistas do serviço público, nada mais nada menos do que 36,7% da RCL (Receita Corrente Líquida). Neste ano (2015), considerando apenas os atuais aposentados e pensionistas, a diferença entre o que o Estado arrecada dos servidores e o que gasta com pensões e aposentadorias de 200 mil pessoas já chega a R$ 7 bilhões. Que tal?
Moratória
. Isto deixa claro e inquestionável que a situação do Estado gaúcho consegue ser muito, mas muito pior do que a péssima situação do país. Sem qualquer ponta de desabafo ou ironia, a situação atual permite afirmar que o melhor para o RS é a decretação de uma moratória total.
. Mais: ainda é preciso que o interventor escolhido para administrar a massa falida seja razoavelmente inteligente, para propor:
1 - todas as reformas que a situação exige;
2 - privatizar todas as estatais e/ou o fechamento daquelas que não forem do interesse da iniciativa privada. (Gilberto Simões Pires) 

Recorde Sete Quedas no Rio Paraná que cederam espaço para o lago de Itaipu há 30 anos.

O exorcista
. As Sagradas Escrituras apresentam muitos casos de possessão diabólica, quando um ou mais demônios se apoderam das pessoas. No Novo Testamento, o evangelista São Mateus cita o mandado de Jesus Cristo: Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios (Mt 10,8).
. Para São Boaventura, a argúcia e a espiritualidade dos demônios os levam a penetrar nos corpos e neles se fixarem; por sua força angélica, eles podem atormentá-los, a menos que o impeça um agente superior, ou seja, um padre exorcista. Adolphe Tanquerey, teólogo francês, assim explica a ação do demônio sobre os homens: Cioso de imitar a ação divina na alma dos santos, esforça-se o demônio por exercer também o seu império, ou antes, a sua tirania sobre os homens. Às vezes (…) instala-se no corpo e move-o a seu talante, como se fosse senhor dele, a fim de lançar a perturbação na alma. A este fenômeno se chama possessão.
. O possuído, às vezes se contorce, fala palavrões, se movimenta como se fosse uma serpente, se debate, quebra tudo ao seu redor, seus olhos se movimentam desordenadamente, entende a língua latina com perfeição, exerce uma ação demasiadamente grande, que usa da força que um ser humano é incapaz. Na residência onde vive ele impõe a desordem e o desequilíbrio.
. A sua atuação, na cidade ou na região, é como se fosse uma cabeça de ponte para as influências malignas, em oposição à ação benfazeja da Eucaristia no sacrário. Sem dúvida, exerce uma ação diametralmente oposta à influência sacralizante da Igreja na sociedade.
. Isso explica a razão pela qual as tendências, os humores, os pendores e as inclinações das pessoas da região onde vive o possesso fiquem mais vulneráveis às tentações e às infestações, bem como à aceitação de certas ideias, chavões, mentiras, boatos e pecados. Trata-se de uma ação sobre a opinião pública, criando clima psicológico favorável a atuação dos maus. O Ritual Romano - livro oficial do cerimonial eclesiástico - explica os sinais pelos quais se conhece a possessão.
. O antídoto eficiente para combatê-la é o exorcismo, feito em nome de Deus e da Igreja. Ele não apenas põe em fuga o demônio, devolvendo a paz à alma, mas abala todo o edifício satânico. A doutrina da comunhão dos santos ensina que há comunicação espiritual entre os membros da Igreja. Por que não haveria a comunhão dos condenados?
. Uma figura adequada para retratar esta realidade é a dos vasos comunicantes. Na comunhão dos santos, uma alma que faça um ato de virtude potencializa todas as virtudes dos fiéis e dos santos. Na comunhão dos demônios, um demônio que se apodera do corpo comunica a sua perfídia a todos os seus congêneres da terra, dos ares e do inferno.
. A possessão de um corpo equivale, portanto, a uma torre de comando através da qual os demônios exercem a sua ação malfazeja para destruir a sociedade. Só o exorcista tem o poder de quebrar esta comunicação entre os demônios e os homens, pois não basta uma simples pregação, um conselho ou uma admoestação. Isto ajuda, mas não basta.
. Pela comunhão dos santos, o exorcista enxota o demônio com essas palavras: Conjuro-te diante de Deus e pela autoridade a mim concedida pela Igreja, retira-te espírito maligno desta pobre criatura, em nome de Deus Pai, em nome de Deus Filho, em nome de Deus Espírito Santo, em nome da Santíssima Virgem e de todos os anjos e santos da Corte Celestial, retira-te espírito maligno e não o apoderes mais.
. Esta ação do sacerdote, investido do poder divino e agindo em nome da Igreja, obriga o demônio a se retirar. Aparentemente ignorada, tal ação repercute na Corte celeste, na luta dos bons contra os maus. Pois se ao vicejar um vício todos os demais vícios ficam motivados e abalam as virtudes que se lhes são opostas, assim também se passa com a virtude: quando uma boa ação é praticada, todas as demais se revigoram.
. Com efeito, nenhuma ação do homem é indiferente. Ao deixar o possuído, o demônio se contorce, estertora, lança-se de um lado para o outro; a estrutura dos demônios fica abalada pelas consequências daquela derrota. Em contrapartida, os fiéis se sentem fortalecidos nas suas virtudes, e Deus, Nossa Senhora e a Santa Igreja são glorificados. (Pe. David Francisquini, sacerdote da Igreja do Imaculado Coração de Maria - Cardoso Moreira-RJ) 

Frase do dia - Contribuinte (ou pagador de impostos) é aquele que trabalha para o governo sem ter feito concurso público. (Ronald Reagan)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...