Os 10 comportamentos mais inadequados no trabalho
• Perder a compostura no trabalho pode ser mais prejudicial do que se possa imaginar.
Além de conquistar a má fama entre os colegas, o profissional que adota atitudes
consideradas inadequadas pode comprometer a sua carreira. Para ajudar os profissionais
que se importam com as regras de etiqueta e que não abrem mão de manter uma imagem
positiva na organização onde atua, o Yahoo! consultou especialistas que ajudaram a listar
dez comportamentos que devem ser evitados no ambiente de trabalho – e até mesmo na
vida pessoal.
1. Falar mal da empresa em que trabalha
• Além de indiscreto, esse tipo de comportamento pode afetar ou prejudicar a
organização que você mesmo trabalha, uma vez que pode interferir na motivação dos
colegas de trabalho. Isso coloca o funcionário em uma posição complicada e revela
insatisfação profissional, que pode ser agravada quando chega de forma errada ao ouvido
de terceiros ou da chefia. Quando houver alguma crítica construtiva à empresa, o mais
indicado é que o profissional se posicione de forma estruturada e utilize o canal correto, no
caso, seu gestor imediato, alerta Bárbara Will, diretora de recrutamento da Business
Partners Consulting.
2. Fofocas sobre colegas de trabalho
• Considerada uma das piores atitudes no meio corporativo, reclamar e falar mal de
terceiros atrapalha o trabalho dos outros, além de expor os colegas e a própria pessoa que
faz a fofoca, que pode facilmente ser vista como alguém nada confiável.
3. Falta de pontualidade
• É claro que contratempos acontecem, mas atrasos frequentes prejudicam e interferem
nas atividades de outras pessoas do grupo, impactando no negócio e na relação de
trabalho. A especialista em etiqueta corporativa Licia Egger ressalta que este quesito não
inclui somente a pontualidade física, mas também cumprimento de prazos e
compromentimento em responder e-mails e telefonemas.
4. Críticas em público
• Para Bárbara, o gestor nunca deve dar feedbacks negativos a um profissional em
público, e sim de forma reservada, para evitar a exposição desnecessária do funcionário. Dar feedbacks diante de outras pessoas pode ser importante quando se trata de um
reconhecimento, um elogio, porque além de motivar e reforçar o profissional estimula e dá
exemplo aos demais, complementa. Este comportamento é igualmente antipático e
inapropriado para colaboradores em relação a outros colegas.
5. Utilizar objetos e/ou material de colegas de trabalho sem permissão prévia.
• Bárbara afirma que deve-se sempre solicitar emprestado e apenas utilizar aquilo que
lhe for permitido. Existem pessoas que não se importam em dividir determinados
materiais, mas outras não se sentem confortáveis. É importante respeitar o estilo e forma
de ser dos colegas para que se crie um ambiente harmonioso e produtivo, orienta.
6. Comunicação grosseira
• Falar alto e abusar do uso de palavrões e gírias são considerados hábitos deselegantes.
Falar alto, por exemplo, pode prejudicar o foco e atenção dos que estão por perto. Gírias
e/ou palavrões, ainda que o ambiente de trabalho seja mais descontraído, devem ser
evitados, pois não condizem com uma postura profissional adequada. Cezar Tegon, diretor
de novos projetos da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional),
acrescenta que é preciso ser educado e manter a compostura mesmo quando a situação
for grave.
7. Mau humor
• Ninguém gosta de conviver com alguém que passa o dia reclamando de tudo; a atitude
costuma deixar o ambiente pesado e tornar a convivência difícil. Por isso, é muito mais
saudável reclamar menos e avaliar se o comentário é realmente interessante para os
demais antes de fazê-lo.
8. Mentira
• A especialista em coaching Suzana Azevedo aconselha que, mesmo na melhor das
intenções, faltar à verdade pode comprometer a credibilidade, a carreira e a relação com
colegas, chefias e clientes. Licia acrescenta que a falsidade também é capaz de prejudicar
– e muito - os vínculos trabalhísticos.
9. Desrespeito ao “Dresscode”
• Para Bárbara, ainda que a cultura da empresa seja mais informal e que não exista na
empresa um código de etiqueta e vestimentas, é sempre importante que cada profissional
se preocupe em estar alinhado com roupas adequadas ao ambiente de trabalho. Já Tegon
aconselha que o colaborador procure entender a cultura da empresa, como se colocar,
como se vestir e como se comportar. Em instituições financeiras é inadmissível alguém
trabalhar de bermuda, já em uma empresa de web, a maioria vai de bermuda, e neste
caso é estranho alguém vestir terno e gravata, exemplifica.
10. Tratar de assuntos pessoais constantemente
• Além de grande exposição da vida privada, cuidar de questões íntimas prejudica o foco
e resultados do profissional. Pagar contas, falar com os filhos, ir ao médico, navegar nas
redes sociais fazem parte do dia a dia, mas cuidado para essas atividades não tomarem
seu tempo todo e você só trabalhar nas horas vagas. Primeiro a obrigação, depois as
necessidades pessoais, explica Tegon.
• A especialista em coaching Susana Azevedo lembra ainda que o comportamento correto deve ser baseado no bom senso. Educação e respeito ao próximo são essenciais para a convivência, seja no ambiente familiar, seja no trabalho. É muito importante pensar sobre suas atitudes em nível de impacto; toda ação tem uma reação, finaliza.
• A especialista em coaching Susana Azevedo lembra ainda que o comportamento correto deve ser baseado no bom senso. Educação e respeito ao próximo são essenciais para a convivência, seja no ambiente familiar, seja no trabalho. É muito importante pensar sobre suas atitudes em nível de impacto; toda ação tem uma reação, finaliza.
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