28 de jan. de 2010

Ela fica e eles passam

Isabel II ou Elizabeth II do Reino Unido (nome completo: Elizabeth Alexandra Mary; Londres, 21 de Abril de 1926)[3] é a atual monarca e chefe de Estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, bem como Rainha de Antígua e Barbuda, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua-Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.

A rainha é também chefe da Comunidade Britânica, governante suprema da Igreja Anglicana, comandante-chefe das Forças Armadas do Reino Unido e Lorde de Mann; ela reina com esses títulos desde a morte de seu pai, rei Jorge VI, em 6 de fevereiro de 1952. Atualmente é a chefe de Estado que está no poder há mais tempo na Europa, nas Américas, África e Oceânia, sendo a segunda no mundo, superada apenas pelo Rei Rama IX da Tailândia. Isabel II é a mais velha monarca britânica de todos os tempos. O recorde pertencia à rainha Vitória I, que viveu 81 anos, sete meses e 29 dias, vindo a falecer em 1901. Um marco que a sua trineta alcançou no dia 20 de dezembro de 2007.

Cerca de 125 milhões de pessoas vivem em países onde o soberano do Reino Unido é o chefe de estado. Só no Reino Unido o seu reinado passou pelo governo de onze primeiros-ministros diferentes. Isabel II é casada com Filipe, Duque de Edimburgo, e é mãe do príncipe herdeiro ao trono britânico, Carlos, Príncipe de Gales. Foi a primeira monarca do Reino Unido a ter um primeiro-ministro nascido no seu reinado (Tony Blair). Para superar sua triavó, Vitória I, no recorde do mais longo reinado, terá de reinar até 9 de setembro de 2015.

Nenhum comentário:

- - - - - - - - Postagens Mais Visitadas - - - - - - - -