1 de out. de 2005

Greve por um Rio e sua gente

Image hosted by Photobucket.com
Este é Dom frei Luiz Flávio Cappio, OFM, bispo diocesano de Barra (BA). Desde 26 de setembro, ao meio dia, iniciou uma greve de fome, em Cabrobó, Pernambuco. Seu ato: a região onde o governo pretende construir uma das tomadas de água para a transposição. Seu gesto extremo pretende garantir que o Governo Federal reveja sua decisão de levar a cabo o projeto de transposição do Rio São Francisco.

CARTA AO PRESIDENTE LULA

Barra, 26 de setembro de 2005

Senhor Presidente

Paz e Bem!

Quem lhe escreve é Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM, bispo diocesano de Barra, na Bahia.

Tive a oportunidade de conhecê-lo por ocasião da passagem do senhor por Bom Jesus da Lapa, na Caravana da Cidadania pelo São Francisco, em 1994.

Isto aconteceu pouco tempo depois que fizemos uma Peregrinação pelo Rio São Francisco, da nascente à foz, com objetivo de conscientizar o povo ribeirinho sobre a importância do rio para a vida de todos e a necessidade de preservá-lo.

Fui-lhe apresentado por meu professor de teologia, Frei Leonardo Boff. Sempre fui seu admirador.

Participei ativamente em todas as campanhas eleitorais do PT, alimentando o sonho de ver o povo no poder.

Desde que o Governo Fernando Henrique apresentou a proposta de transposição do Rio São Francisco, fomos críticos acirrados deste projeto. Desde então acentuamos a necessidade urgente de revitalização do rio e de ações que garantam o verdadeiro desenvolvimento para as populações pobres do Nordeste: uma política de convivência com o semi-árido, para todos, próximos e distantes do rio.

Esperávamos do senhor um apoio maior em favor da vida do rio e do seu povo. Esperávamos que, diante de tantos e consistentes questionamentos de ordem política, ambiental, econômica e jurídica, o governo revisse sua disposição de levar a cabo este projeto que carece de verdade e de transparência.

Quando cessa o entendimento e a razão, a loucura fala mais alto. Em meu gesto não existe nenhuma atitude anti-Lula neste momento delicado da vida nacional. Pelo contrário. Quem sabe seja uma maneira extrema de ajudá-lo a entender pelo coração aquilo que a razão não alcança.

Tenha certeza, é um profundo testemunho de amor à vida.

Minha vida está em suas mãos.

Receba minha saudação fraterna e amiga,

Dom Frei Luiz Flávio Cappio, OFM
Image hosted by Photobucket.com
NINGUÉM CONHECE ESSE PRESIDENTE!
AGORA, LEIAM O QUE LULA FEZ
D. frei Luiz leu a carta, na qual o governo federal diz que entende a luta do bispo, mas não abre mão do projeto de transposição, porque a obra irá beneficiar muitas pessoas. Diante do posicionamento de Lula, o frei mantém a greve de fome.
D. Luiz está escrevendo uma carta para o povo do Nordeste, que será divulgada ainda
hoje.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela homenagem a Ronald Golias..mais um sorriso que apagou aqui..pra brilhar do lado de lá..com certeza!!

Beijos!

Pra Voce: http://lilianpoesias.sites.uol.com.br/heivoce.htm

- - - - - - - - Postagens Mais Visitadas - - - - - - - -