30 de jul de 2013

Um país sem líder ruma ao vazio...

 photo _aadesencarna_zps20448425.jpg Assessoria palaciana falha e Dilma se deixa fotografar com uma das grifes do Mensalão do PT nas mãos 
• Culpa no cartório - Desde a chegada do papa Francisco ao Brasil, a presidente Dilma Rousseff tem se esforçado para ser protagonista de alguns episódios questionáveis sob a ótica da liturgia do cargo. O destempero comportamental começou logo no desembarque do papa na Base Aérea do Galeão, onde a presidente cumprimentou o pontífice de forma nada formal. O fiasco continuou no Palácio Guanabara, onde o governo do Rio de Janeiro organizou uma cerimônia oficial de boas vindas. Na ocasião, Dilma, após a execução dos Hinos de ambos os Estados, Vaticano e Brasil, beijou o líder da Igreja Católica e deu-lhe leves tapas nas costas durante abraço. 
• O cerimonial do Palácio do Planalto deveria ter avisado com antecedência a presidente sobre o protocolo, o que evitaria as cenas de constrangimento que envergonharam os brasileiros. O desdém em relação às regras básicas para encontros entre chefes de Estado marcou presença durante a missa celebrada pelo papa Francisco, evento para o qual o governo brasileiro convidou o presidente do Suriname, Desiré Delano Bouterse, condenado a dezesseis anos de prisão por tráfico de cocaína. O Planalto tinha conhecimento da posição crítica do papa em relação ao tráfico de drogas, mas mesmo assim manteve o convite. 
• Longe da Jornada Mundial da Juventude, que ocupou toda a semana que passou, a assessoria de Dilma Rousseff cometeu uma gafe no mínimo imperdoável. Preocupada em reverter os altos índices de desaprovação do seu governo, a presidente vem se expondo além do necessário. Em Belo Horizonte, ao lado de Pelé e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSBD), Dilma posou para uma foto em que o trio aparece segurando uma camisa do Clube Atlético Mineiro, que na última quarta-feira (24) conquistou o título da Copa Libertadores da América. 
• É verdade que o fato de pegar carona em eventos futebolísticos remete seu comportamento ao ex-presidente Lula, que abusava do tema em seus discursos galhofeiros, mas o episódio teria sido menos grave se a camiseta do Galo Mineiro não ostentasse o logotipo do BMG, um dos bancos do criminoso Mensalão do PT. Que Dilma queira aproveitar as coisas do futebol por causa da proximidade da Copa do Mundo é compreensível, mas esse novo constrangimento seus assessores poderiam ter evitado com excesso de facilidade. Bastava apenas acionar o motor da memória, que mesmo seletiva apontaria o BMG como o banco mensaleiro. 
• A partir dessa cena grotesca, que estranhamente não foi explorada pela oposição até o momento, são permitidas três conclusões: 1) Dilma Rousseff é inocente, assim como sua assessoria. 2) A presidente não se preocupa com detalhes e seus assessores conspiram nos bastidores para lhe deixar em situações difíceis. 3) Dilma é abusada e não se importa com o que pensam os brasileiros. (ucho.info) 

• Maior partido da base aliada depois do PT, PMDB estressa ao limite relacionamento com presidente; um dia depois de Dilma Rousseff declarar que quer manter 39 ministérios, líder Eduardo Cunha apresenta proposta para reduzir ministros a 20; trombada de frente; chamado de sabotador pela esquerda do PT, vice Michel Temer não desmente rumor de que vai procurar chefe do Executivo para ameaçar rompimento; Dilma pode se adiantar a ele e ser a primeira a escapar do cerco dos leões do partido?; risco de base aliada menor pode ser compensado por oportunidade de fazer governo sem compromisso de dar centenas de cargos ao PMDB; mas ruptura viabilizaria presidenciável Eduardo Campos, do PSB, e tiraria precioso tempo da presidente no horário eleitoral gratuito, em 2014; como salvar Dilma? 

• Dilma Rousseff critica o fato de pessoas quererem criar constrangimento entre ela e o presidente do STF e afirma que ministro sorriu para ela, ao se referir à polêmica imagem em que ele parece a ignorar em encontro com o Papa. Já nos encontramos duas vezes nas últimas semanas, uma delas a meu pedido e outra a pedido dele. Como presidente de poder, o Joaquim Barbosa sempre foi extremamente correto comigo. E eu tenho absoluta clareza de que ele jamais faria uma coisa dessas. 

• Obras das principais rodovias do PAC têm atraso médio de 4 anos. 

Rompimento de adutora da Cedae 
• Várias casas e carros foram arrastados pela força da água no bairro de Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Há informações de que outras duas pessoas foram hospitalizadas. Moradores estão ilhados. Estrada do Mendanha está interditada e motoristas devem evitar a região. Cedae diz que rompimento não foi causado por falta de manutenção e que reconstruirá casas atingidas. 

Se demorou nove anos para inventar uma versão sobre o bombom de cupuaçu, Lula vai querer falar do caso Rose só em 2022 
• As plateias amestradas de Lula aplaudem as bazófias de um presunçoso patológico com a mesma aplicação exibida quando endossam com lágrimas de esguicho as pieguices recitadas pelo coitadinho de araque. O bom entendimento entre o canastrão e a claque foi reiterado no Festival da Mulher Afro, Latino-Americana e Caribenha, realizado em Brasília na semana passada. 
• Deslumbrado com a narrativa das façanhas do maior dos governantes desde Tomé de Souza, o auditório teve de arquivar temporariamente o entusiasmo para comover-se com a entrada em cena do nordestino perseguido por preconceituosos cruéis. Desta vez, Lula resolveu emocionar o público com a ressurreição de um episódio ocorrido há nove anos em Tucuruí. 
• Pouca gente se lembrava da história. O homem que nunca lembra o que importa, soube-se agora, guardou-a na gaveta da memória reservada a casos exemplares de preconceito. Ao resgatá-la, como de praxe, Lula deturpou o que efetivamente aconteceu com a versão malandra abaixo transcrita: A maldade comigo era tanta que eu ganhei uma bala, mas eu estava sentado na cadeira e não tinha onde guardar. Desembrulhei a bichinha e coloquei o papel com muito cuidado no pé da cadeira (…). Tamanha foi minha surpresa que a capa do jornal era só o papel de bala
• Conversa fiada, informam as fotos e berra o noticiário dos jornais sobre aquela tarde de 2004 em que o palanque ambulante estacionou no interior do Pará para inaugurar três turbinas da hidrelétrica de Tucuruí. No centro da mesa das autoridades, o que Lula desembrulhou e engoliu gulosamente, como atesta a imagem à esquerda, não foi uma bala. Foi um bombom de cupuaçu que acabara de ganhar de presente. 
• Teria pedido mais um se não descobrisse que estava com um problema na mão esquerda: a bolinha de papel a que fora reduzida a embalagem. Poderia tê-la guardado num bolso, para depois jogá-la no lixo. Poderia repassá-la ao ajudante-de-ordens. Em vez disso, sem notar que nada encobria o que o se passava debaixo da mesa, fez a opção pela esperteza. 
• Péssima ideia, constatou ao topar com a sequência de fotos, publicadas pela Folha no dia seguinte, que registrou todas as etapas da operação. Primeiro, caprichando na cara de paisagem, Lula passou a bolinha de papel da mão direita para a esquerda. Em seguida, estendeu o braço sobre o encosto da cadeira ocupada pelo governador tucano Simão Jatene. 
Coloquei o papel com muito cuidado no pé da cadeira, fantasiou na discurseira em Brasília. O registro fotográfico grita que não. O que ele fez, fingindo-se absorvido por reflexões sobre os superiores interesses da pátria, foi deixar o papel cair no chão - e atrás do governador. Milhões de brasileiros jogam lixo na rua. Mas não se sabe de outro presidente da República que, sem testemunhas por perto, é capaz de jogar uma casca de banana na frente de um asilo. 
• Lula passou nove anos sem comentar o episódio. Resolveu exumá-lo agora apenas para tentar enterrar publicamente a verdade. Faz quase 300 dias que não abre a boca sobre o escândalo que estrelou ao lado de Rosemary Noronha. Se mantiver o padrão, só tratará do caso em 2022. Como é certo que vai contar mentiras, deveria ao menos aprender a assassinar fatos e fotos com mais criatividade. (Augusto Nunes) 

• Em um ano, reajuste da gasolina brasileira está entre os maiores do mundo. Valorização do dólar e preços internacionais nas alturas alavancam defasagem da gasolina e pressionam contas da Petrobras. 

Mais um que não sabe o que fez, faz ou fará 
• Cabral diz que faltou humildade para ouvir críticas de manifestantes. Não sou ditador, afirma Cabral. Ele pediu fim de protestos na frente da sua casa. Não falo como governador, mas como pai. Tenho filhos pequenos, disse. Governador disse também que sua família não usa mais helicóptero. Eduardo Paes é pressionado a aparecer cada vez menos com governador. Humildade agora! 
• Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral anunciou que desistiu de demolir o Parque Aquático Júlio de Lamare, no entorno do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã; pesaram na decisão de Cabral a opinião pública e, segundo ele, a passagem do papa Francisco pelo Brasil; Eu sou cristão. E me tocou muito a vinda do papa, como governador e como ser humano. A figura do papa me tocou. Certamente eu estava precisando muito de uma dose de humildade, admitiu.

Dia D para o Procurador Geral do MP Estadual que protegeu Cabral 
• O ex-Procurador Geral de Justiça do Rio, Claudio Lopes ficou conhecido como Engavetador Geral de Justiça, afinal impediu qualquer investigação relativa às roubalheiras e escândalos do governo Cabral. Todos os pedidos de investigação foram jogados numa gaveta. Mas, hoje, enrolado por um negócio esquisitíssimo com o Banco Itaú, Claudio Lopes pode ser condenado por seus pares com a aposentadoria compulsória. 

• Com pneumonia, Sarney será transferido para o Sírio-Libanês. Senador será levado nesta terça-feira do Maranhão para São Paulo. 

Mais Médicos 
Médicos fazem protestos hoje e amanhã em 20 Estados. 
• Só um quarto (4.657) dos 18.450 médicos inscritos no programa do governo federal, confirmou seu cadastro e está apto a trabalhar na rede pública de saúde, segundo balanço do Ministério da Saúde. Desse total, 3.891 têm registro profissional válido no País e 766, diplomas do exterior - o que representa 19,6% do total. 
• Conselho Federal de Medicina (CFM) diz, em nota, que a decepção dos candidatos com ausência de condições de trabalho e direitos trabalhistas contribuiu para que muitos desistissem de participar do programa de alocação de médicos. Governo do pt empaca carreira de médicos há nove anos. 
• Apontado nas pesquisas como o principal problema do Brasil, a saúde está longe de ser prioridade no governo PT. A presidente Dilma e seu antecessor Lula - que recebem tratamento vip no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo -, travam há nove anos projeto que cria plano de carreira no Sistema Único de Saúde. A proposta foi elaborada por comissão especial criada, ainda em 2004, pelo Ministério da Saúde. 

Manifestações e protestos: a tempestade passou? 
• Assim como ninguém imaginava a proporção assumida nacionalmente pelas manifestações de junho, também ninguém consegue explicar porque o mês de julho passou em branco, excetuando, o ocorrido em Belo Horizonte, Vitória e, especialmente, no Rio de Janeiro. 
 Há uma paralisia no mundo político. A velha e carcomida elite teme continuar com suas velhas práticas, receosa da volta dos protestos. Por outro lado, de prático, nada fez para sinalizar claramente uma mudança de hábito. 
• O espaço das ruas ficou restrito a grupos ultra-esquerdistas de viés fascista, sem nenhuma representatividade. 
• O julgamento dos recursos dos mensaleiros pode ser o primeiro momento de mobilização, ainda em agosto. Na quinta, Joaquim Barbosa prometeu apresentar o calendário. 
• Muitos projetos estão parados no Congresso, alguns vinculados à eleição do ano que vêm, especialmente o que trata dos novos partidos e do tempo de propaganda na TV e rádio (o projeto que estava para ser aprovado, dava a Dilma quase 2/3 do tempo da propaganda gratuita). 
• E os pactos propostos pela Dilma? Já caíram no esquecimento. 
• Estamos naquele momento do nem paz, nem guerra. (Marco Villa ) 

• Brasil gastou R$ 689 milhões de adicional para militares no Haiti. 
• Apenas DF e SP têm índice alto de desenvolvimento em educação. Disparidades entre regiões diminuem, mas desigualdade segue no País.

ooooo00000ooooo
• Ataque talibã mata nove e gera fuga de 250 presos no Paquistão. 

• Explosões e incêndio destroem usina de gás e ferem 7 nos EUA. Dois
trabalhadores tiveram queimaduras graves. Morador da região afirmou que série de explosões durou meia hora. 

• Grupos republicanos já fazem campanha contra candidatura de Hillary em 2016. Comitês sem ligações oficiais com partidos se antecipam a possível confirmação de que ex-secretária de Estado concorrerá, como favorita, à presidência dos Estados Unidos.

• Oposição na Câmara dos EUA contempla legalização de jovens imigrantes. 

• Obama pede calma após absolvição de vigilante acusado de matar adolescente negro. 

• Polêmico acampamento secreto reúne poderosos nos EUA. Ativistas protestam contra confraria, criada em 1872, que promove palestras e reuniões e tem tradições como a de urinar ao ar livre. Como em todos os meses de julho há mais de um século, alguns dos homens mais ricos e influentes dos Estados Unidos estão reunidos no acampamento Bohemian Grove, perto da cidade de Monte Rio, no norte da Califórnia. O encontro, que é fechado à imprensa, dura duas semanas e é o ponto alto do ano para os integrantes do Bohemian Club, uma instituição privada para homens fundada em São Francisco. 

• China: casamentos e divórcios de mentira alarmam governo. Muitas famílias optam pela dissolução do matrimônio para não pagar imposto ou para trocar filhos de escola, após nova lei. 

• Colisão frontal entre dois trens na linha Palézieux-Payerne deixa pelo menos 40 feridos na Suíça. 

• Chineses recriam dente a partir da urina humana.Dente obtido a partir das células-tronco da urina é menos rígido do que o dente normal. Pesquisadores da Inglaterra rebatem estudo chinês afirmando que o fluído humano é inadequado para tal objetivo. Dente recriado na China é rudimentar e menos rígido que o dente humano natural. Cientistas chineses criaram dentes rudimentares a partir de algo que poderia ser considerado improvável: a urina humana. O resultado do estudo, apresentado pela publicação científica Cell Regeneration Journal, mostrou que a urina pode ser utilizada como fonte de células-tronco que seriam capazes de se transformar em pequenas estruturas parecidas com os dentes humanos. O time de cientistas da China espera que a técnica possa ser desenvolvida para possibilitar a reposição de dentes perdidos. No entanto, outros pesquisadores de células-tronco ponderam que para atingir esse objetivo muitos obstáculos ainda precisam ser vencidos. Times de pesquisadores em todo o mundo estão estudando maneiras criar novos dentes para repor aqueles perdidos pela idade ou por má higiene bucal. 

• Talibãs invadem presídio e libertam centenas no Paquistão. Combatentes armados com bombas e granadas conseguem entrar numa prisão perto da fronteira com o Afeganistão, libertando cerca de 250 detentos, entre eles militantes talibãs.

Nenhum comentário: