É realmente de desanimar, este nosso País, chamado Brasil! E, estamos quase às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas! Que vão
acontecer nos meses de junho/julho! Em pleno nevoeiro brasileiro!... Pobre País que vive sem pilotos competentes, para levá-lo com segurança e
eficácia, ao seu destino! (MDB)
Nosso atraso no setor aéreo é ainda maior do que eu imaginava.
Estamos
derrapando a toda velocidade para o quinto mundo.
Escrito por um piloto de linha aérea para todos os brasileiros que utilizam o meio de
transporte aéreo
Para você entender o que é a aviação no Brasil deve-se partir da seguinte ideia:
imagine-se dirigindo um carro BMW luxuoso no meio de um safari na África; é mais
ou menos assim que um aviador se sente voando no Brasil; você tem uma
tecnologia de ponta dentro do seu avião e um sistema precário e ultrapassado à
sua volta. Vou explicar por que.
Atrasos
Os atrasos no Brasil têm características incomuns comparado ao mundo afora:
quando se tem nevoeiro... somente Guarulhos tem sistema mais preciso para
pouso por instrumento, conhecido como ILS categoria 2. Curitiba também tem,
mas lá é tão engraçado que colocam o sistema para manutenção exatamente em
época de nevoeiro. Vergonhosamente Porto Alegre, Florianópolis e Confins não têm
esse sistema. Estes sempre fecham por causa de nevoeiro. Manaus, que tem uma
localização extremamente estratégica e que sempre tem nevoeiro, também não
tem sistema ILS. Detalhe...Nos EUA, são mais de 100 aeroportos só com ILS
categoria 2, fora os de categoria 1 e 3.
Se você, passageiro, está indo para Porto Alegre, fique sabendo que seu avião não
pode alternar Florianópolis caso Porto Alegre esteja fechado. Florianópolis tem um
vergonhoso pátio para apenas cinco aviões; lembrando que no verão Florianópolis
recebe mais 150 vôos de fretamento, além dos regulares. Este aeroporto
supracitado, vergonhosamente, não tem taxiway (pista para a aeronave taxiar até a
pista principal), sendo necessário a aeronave taxiar pela pista principal, gerando
espaçamento maior entre as aeronaves que se aproximam, ou seja, ocasionam
atrasos.
Se você está chegando a São Paulo, o problema é parecido. Guarulhos está sempre
com o pátio lotado. Vitória e Confins também. Galeão e Congonhas dias atrás
ficaram nesta situação, com o pátio lotado. Quem tinha Galeão como alternativa de
pouso teve que escutar um negativo do controlador para alternar aquele
aeroporto. Estava no plano de vôo que Galeão seria o alternado, Se o controlador
aprovou o plano antes de decolar isso significa que é questão de lei e não de
conveniência de pátio.
Nordeste
Voar no Nordeste é mais tranquilo por haver menor tráfego de aeronaves, porém lá
tem outro problema: o controle de tráfego aéreo tem o desserviço de contar com
as aeronaves militares fazendo treinamento o que, consequentemente, gera
atrasos, geralmente de mais de 20 minutos nas decolagens; o que desencadeia um
atraso bem maior quando essas aeronaves chegam atrasadas ao sul do Brasil. Na
regra internacional uma aeronave em instrução militar tem preferência sobre
aeronaves civis de passageiro em pousos e decolagens, porém, se o País quer
adotar regras internacionais ao pé da letra... que construam bases militares
específicas para a função militar. Lembrem-se que aqui é o Brasil e não Europa ou
EUA, onde os aviões são sequenciados para pouso com separações de 4km entre
aeronaves, enquanto que no Brasil é 8km entre aeronaves e, no caso de
Florianópolis, chega a 20km por aeronaves, por falta de taxiway.
Saibam que todo piloto brasileiro se sente mais seguro voando nos EUA, Europa e
Ásia do que voando aqui no Brasil, fato decepcionante, mas vou explicar o por
quê...
Aqui no Brasil existe uma regra: a menor distância entre dois pontos é uma
curva. Você sabia que quando você sai do litoral brasileiro e vai pra São Paulo
você voa em curva? É necessário passar por cima do Rio de Janeiro. Poderia ser
direto via Minas Gerais. Esse contorno do litoral gera em cada voo pelo menos
1.000 litros a mais de combustível consumido.
Nos EUA já não existe mais aerovia, somente proa direta para o destino. Lá eles
têm acordos com as ONGs e entendem que, quanto menos tempo um avião ficar
no ar, menor é o efeito estufa. Se fosse aqui seria o equivalente a você decolar de
Salvador e o controlador autorizar proa direto de São Paulo. São 1.000 litros de
querosene desperdiçados, sendo queimados na cabeça dos cariocas a cada 2
minutos. Deixe o GreenPeace saber disso; o GreenPeace ficará superfeliz.
A desculpa não pode ser separação de fluxo, já que os EUA são maiores que o
Brasil, e onde o fluxo aéreo é cinquenta vezes maior do que no Brasil. O que o
Brasil voa em horas de voos em 50 dias, os EUA voam o mesmo em apenas um
dia. Poderia ser pior, se caísse neve no Brasil a desorganização aérea seria uma
catástrofe diária.
Mas não coloco a culpa nos controladores. A culpa não é deles. O sistema brasileiro
é que é arcaico e precário. O salário deles é baixo e cheio de concurseiros sem
compromisso com o seu trabalho. Alguns são sérios e dedicados porém não têm
condições de trabalho dignas. Apenas um controlador cuida de várias regiões do
País e todos sofrem muita pressão para no final das contas serem menos eficientes
que os controladores americanos, europeus e asiáticos.
Outro dia ouvi um controlador se despedindo no rádio porque tinha passado em um
concurso melhor – isto é vergonhoso para um país que quer ser primeiro mundo - , mas desejei a ele sucesso e espero que ele esteja feliz no emprego bem
remunerado que ele tem agora. Talvez ele não tenha sido valorizado como deveria.
Eu, como piloto de linha aérea, digo, sem exagero, que voar no Brasil hoje é como
estarmos voando numa espécie de alerta amarelo. Outro acidente está bem
próximo de acontecer. Ao decolar não significa que temos a certeza de pousar no
destino nem no aeroporto de alternativa. Outro dia cinco aeroportos estavam
literalmente fechados por falta de pátio; Confins, Galeão, Vitória, Guarulhos e
Campinas. Você tem que decolar de Brasilia para São Paulo com combustível
suficiente para alternar Salvador.
Isso irá tornar a aviação brasileira inviável, sem mencionar a venda de nossas
companhias aéreas para países vizinhos, em decorrência das altas taxas de
impostos sobre as mesmas, que, por isso, para sobreviverem no mercado,
submetem-se a parcerias miraculosas inclusive mudando a sede da empresa para
países vizinhos para se livrar dos impostos absurdos daqui, ou seja, irão agora
pagar impostos em outro país... Por que será? Porque aqui não há incentivo. Falta
de estrutura e falta de lucidez, isso que eu chamo de Entregar a Soberania
Nacional.
Soberania não é somente colocar soldados militares nas fronteiras. O País nunca foi
tão próspero, o problema é que nossos governantes ganham eleições por saberem
aparecer e ainda têm mentalidade medíocre. São vendidos. Basta colocar dólares
na mão ou falar com um pouco de sotaque que eles entregam tudo.
Voei muito na Amazônia e garanto que depois que aquilo virar um deserto ninguém
mais vai querer assumir. O desmatamento está na razão de um campo de futebol
por segundo.
Hoje só fazem hidrelétricas por causa do apagão de 2002. Esses apagões na
aviação irão se repetir pelos próximos 20 anos. E lembre-se que a Copa do Mundo
e as Olimpíadas serão em época de nevoeiro.
A Infraero já arrumou duas soluções; tirar os bancos de suas Rodoviárias para
dar mais espaço para os passageiros ficarem em pé, e liberar internet Wi-Fi de
graça como se fosse um cala-boca para seus usuários.
Hoje a aviação brasileira é realmente uma surpresa diferente a cada dia, a mess,
(uma bagunça), como definiu um piloto europeu esses dias atrás, e garanto a
vocês que ser pego de surpresa na aviação tem consequências trágicas.
Solução: primeiro de tudo: Os políticos começarem a pensar como governantes
desenvolvidos pensam ou, como disse o Raul Seixas, a solução é alugar o Brasil.
Nos EUA, Europa e Ásia constroem um aeroporto para atender uma demanda que
só haverá daqui 20 ou 30 anos e com pátio suficiente para estacionar mais de 100
aviões de grande porte juntos. Isso é bem diferente dos puxadinhos brasileiros que
não dão conta nem da demanda atual.
Enquanto você lê isso, na Índia estão sendo construídos mais de 10
aeroportos maiores do que o de Guarulhos. Na China são mais de 70 sendo
construídos e os três países - China, Brasil e Índia - fazem parte do mesmo grupo
chamado BRIC, que ainda inclui Rússia e África do Sul.. Parece que só o Brasil
ainda não acordou entre esses cinco.
Já é um absurdo os aeroportos brasileiros não terem metrôs. Os estrangeiros,
quando chegam aqui e não veem metrôs nos aeroportos, acham que é uma piada
até entenderem que não existe mesmo. Em qualquer aeroporto no estrangeiro tem
metrô.
Que país é esse? O brasileiro se compara muito aos EUA, porém o povo americano
sabe exigir de seus governantes, por isso o governo não espera ser pressionado
para poder começar a fazer algo.
O povo brasileiro só sabe reclamar. Só não sabe reclamar para a pessoa certa, ou órgão competente certo. Reclama para o vizinho e para o amigo, mas quase
ninguém entra no site do Senado ou da Câmara dos Deputados e envia e-mail para
reclamar do seu político ou pelo menos para saberem o que eles estão fazendo.
É muito fácil ir aos Estados Unidos passear, fazer compras e voltar dizendo que lá é
o máximo e aqui é o fim do mundo. De fato, são décadas de atraso, porém lá o
povo é mais consciente com relação ao que seus políticos estão fazendo com o
dinheiro público e a burocracia no país deles praticamente inexiste se comparada
ao nosso.
No Brasil, a ANAC leva 30 dias para emitir uma carteira de aeronauta, gerando
assim uma queda no salário dos pilotos e comissários e prejuízo também para os
empregadores. Quem vai pagar essa conta? A Anac? O Governo Federal? Nos EUA,
a mesma carteira é emitida em apenas uma hora pela FAA. Sem deixar de lembrar
que, no Brasil, a ANAC administra um universo de 20 mil pilotos comerciais
enquanto os EUA são mais de 600 mil.
Nos EUA, poucos empregos no setor público têm estabilidade, talvez seja por isso
que o funcionário público trabalha mais, tem mais eficiência, trabalha em função do
próximo, pede desculpa se atrasou e o trata bem o contribuinte, mesmo que seja
um latino-americano. No mais...
Boa sorte a todos e que Deus nos proteja!
Antonio Carlos Cruzeta (Piloto)
Consertando o desamparo
Mãe numa foto...
O que dizer da imagem.
Só mesmo usando as palavras da Clarice Lispector:
Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
O que dizer da imagem.
Só mesmo usando as palavras da Clarice Lispector:
Há momentos na vida em que sentimos tanto a falta de alguém que o que mais queremos é tirar esta pessoa de nossos sonhos e abraçá-la.
Esta menina perdeu a mãe na guerra.
No pátio do orfanato desenhou-a com giz
e aconchegou-se num colo que não existe mais,
deixando fora as sandálias para respeitá-la,
como manda a cultura oriental ao se entrar num lugar santo.
O Amor faz do Outro Sagrado!
No pátio do orfanato desenhou-a com giz
e aconchegou-se num colo que não existe mais,
deixando fora as sandálias para respeitá-la,
como manda a cultura oriental ao se entrar num lugar santo.
O Amor faz do Outro Sagrado!
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