• São de diferentes ordens os Espíritos, de acordo com o grau de perfeição que tenham
alcançado.
• Essas ordens são ilimitadas em número, porque não há entre elas, linhas de
demarcação traçadas como barreiras. Todavia, considerando-se os caracteres gerais dos
Espíritos, e visando facilitar o estudo, a espiritualidade orientou Allan Kardec no sentido
de reduzir estas ordens a três principais.
• Na primeira, colocar-se-ão os que atingiram a perfeição: os puros Espíritos. Formam a
segunda os que chegaram ao meio da escala: o desejo do bem é o que neles predomina.
Pertencerão à terceira os que ainda se acham na parte inferior da escala: os Espíritos
imperfeitos. A ignorância, o desejo do mal e todas as paixões más que lhe retardam o
progresso, eis o que os caracteriza.
• A classificação dos Espíritos se baseia no grau de adiantamento deles, nas qualidades
que já adquiriram e nas imperfeições de que ainda terão de despojar-se. Esta
classificação, aliás nada tem de absoluta. Apenas no seu conjunto cada categoria
apresenta caráter definido. De um a outro grau a transição é insensível.
• Terceira Ordem: Espíritos Imperfeitos
• Caracteres Gerais: Predomínio da matéria sobre o Espírito; propensão ao mal;
ignorância, orgulho, egoísmo e todas as paixões que lhe são consequentes. Têm a
intuição de Deus, mas não O compreendem; apresentam idéias pouco elevadas. Na
linguagem que usam se lhes revela o caráter. A felicidade dos bons lhes trazem aflição e
amargura. Conservam a lembrança e a percepção dos sofrimentos da vida corpórea. E
como sofrem por longo tempo, julgam que sofrerão para sempre. É a eles que Jesus
falava do fogo eterno, não que o suplício fosse para sempre, mas que devido ao grande
sofrimento, o ardor seria uma eternidade.
• Esta ordem apresenta cinco classes principais:
• Décima Classe: Espíritos Impuros - O mal é o objeto de suas preocupações; sua
linguagem é grosseira e revela a baixeza de suas inclinações. Alguns povos os arvoraram
em divindades maléficas; outros os designam pelos nomes de demônios, maus gênios,
Espíritos do mal. Quando encarnados são propensos a todos os vícios geradores das mais
sórdidas paixões.
• Nona Classe: Espíritos Levianos - São ignorantes e inconsequentes, mais maliciosos do
que propriamente maus; linguagem irônica e superficial. Gostam de causar pequenos
desgostos e ligeiras alegrias. A esta classe pertencem os Espíritos vulgarmente tratados
de duendes, trasgos, gnomos, diabretes.
• Oitava Classe: Espíritos Pseudo Sábios - Possuem conhecimentos bastante amplos, mas
julgam saber mais do que sabem; sua linguagem tem caráter sério, misturando verdades
com suas próprias paixões e preconceitos.
• Sétima Classe: Espíritos Neutros - Apegados às coisas do mundo, sentem saudades de
suas grosseiras alegrias. Não são bons o suficiente para praticarem o bem, nem maus o
bastante para fazerem o mal.
• Sexta Classe: Espíritos Batedores e Perturbadores - Esses não formam uma classe
distinta pelas suas qualidades pessoais. Podem pertencer a todas as classes da Terceira
Ordem; sua presença manifesta-se por efeitos sensíveis e físicos, como pancadas e
deslocamento de corpos sólidos. Parecem ser agentes dos elementos do globo; quer
atuem sobre o ar, a água, o fogo, mas é que deles se servem os Espíritos Superiores
para produzir esses fenômenos físicos do planeta, quando julgam úteis as manifestações
deste gênero.
• Segunda Ordem: Bons Espíritos
• Caracteres Gerais: Predomínio do Espírito sobre a matéria; desejo do bem;
compreendem Deus e o infinito, mas ainda terão de passar por provas; uns possuem a
ciência, outros a sabedoria e a bondade; os mais adiantados juntam ao seu saber as
qualidades morais. São felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem. Quando
desencarnados, suscitam bons pensamentos, desviam os homens da senda do mal,
protegem na vida os que se lhe mostram dignos de proteção. Quando encarnados, são
bondosos e benevolentes com seus semelhantes, não os movem orgulho, nem o
egoísmo. A essa ordem pertencem os Espíritos designados, nas crenças populares, pelos
nomes de protetores, anjos da guarda, Espíritos do bem.
• Esta ordem apresenta quatro classes principais:
• Quinta classe: Espíritos Benévolos - Seu progresso realizou-se mais no sentido moral
do que no intelectual; a bondade é a qualidade dominante.
• Quarta Classe: Espíritos Sábios - Amplitude de conhecimentos aplicados em benefício
dos semelhantes; têm mais aptidão para as questões científicas do que para as morais.
• Terceira Classe: Espíritos de Sabedoria – Elevadas qualidades morais e capacidade
intelectual que lhes permitem analisar com precisão os homens e as coisas.
• Segunda Classe: Espíritos Superiores - Reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade;
buscam comunicar-se com os que aspiram à verdade. Encarnam-se na Terra apenas em
missão de progresso e caracterizam o tipo de perfeição a que podemos aspirar neste
mundo.
• Primeira Ordem: Espíritos Puros
• Caracteres Gerais: Nenhuma influência da matéria; superioridade intelectual e moral
absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens.
• Esta ordem apresenta apenas uma única classe:
• Primeira Classe: Classe Única - Os Espíritos que a compõe percorreram todos os graus
da escala e se despojaram de todas as impurezas da matéria. Tendo alcançado a soma
de perfeição de que é suscetível a criatura, não têm mais que sofrer provas nem
expiações. Não estando mais sujeitos a reencarnação em corpos perecíveis, realizam a
vida eterna no seio de Deus.
• Gozam de inalterável felicidade, porque não se acham submetidos às necessidades,
nem às vicissitudes da vida material. Essa felicidade, porém não é a ociosidade
monótona, a transcorrer em perpétua contemplação. Eles são os ministros de Deus,
cujas ordens executam para manutenção da harmonia universal.
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Lembre-se dos três RR: respeito por você mesmo; respeito pelo próximo, e
responsabilidade pelos seus atos. (H.J. Brown Jr.)
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