4 de fev. de 2013

Brasil sem pisos, tapetes e sujeiras demais...

 photo _aalutonacional_zps1ac75696.jpg 
Petrobras está exportando empregos, reclamam engenheiros
 photo _aabr888_zpsdc55611d.jpg • Tem sido cada vez mais comum ouvir reclamações de escritórios brasileiros de engenharia que costumavam prestar serviços para a Petrobras e, agora, estão vendo as encomendas rarearem e, consequentemente, dispensando pessoal. Uma das razões, segundo representantes de empresas ouvidos por este blog, seria a crescente utilização de prestadores de serviços em engenharia no exterior.
• De acordo com a Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), diretores da multinacional brasileira afirmaram que a empresa não possui a mesma experiência que demonstra com a produção de petróleo na construção de unidades de refino. Daí a necessidade de parcerias internacionais. A justificativa foi rechaçada pela associação e por engenheiros ouvidos por este blog que participaram da construção de outras refinarias da empresa.
Uma das funções sociais da Petrobras é gerar tecnologia aqui, para que aqui se desenvolva capacitação técnica e empregos de qualidade, explica Fernando Siqueira, vice-presidente da Aepet. Quando o projeto é feito no Brasil, ele sai em melhores condições para a nossa realidade. Fernando cita, como exemplo, tanques de armazenamento de petróleo com tetos cônicos para não acumular neve que foram projetados por norte-americanos para uso no Brasil. Segundo ele, Graça Foster aprofundou a política de encomendar projetos para o exterior (notadamente China, Coreia e Índia) que já existia quando Sérgio Gabrielli era presidente da empresa.
• Nos três países citados acima, o custo de mão de obra no setor de serviços é mais baixo que no Brasil - mas a proteção ao trabalhador é menor. E isso reflete no valor final de um projeto. Este blog fez duas perguntas específicas à Petrobras para buscar entender essa política:
1) Confirmar a informação de que parte do projeto da terceira fábrica de fertilizantes nitrogenados da Petrobras (UFN III) está sendo desenvolvido por um escritório de engenharia fora do país;
2) Em caso afirmativo: não havia escritório de engenharia dentro do país com capacidade para executar o projeto com mão de obra brasileira?
• A empresa informou que não iria se manifestar sobre o assunto.
• É claro que cada caso é um caso e a escolha por usar parceiras internacionais depende do nível de tecnologia do qual dispõe o país em diferentes áreas. Mas, ao que tudo indica, um componente de força política dos envolvidos também faz diferença. Dilma Rousseff assinou o decreto número 7.888, em 15 de janeiro deste ano, estabelecendo a necessidade de contratação de 100% de serviços nacionais na ações de mobilidade urbana que fazem parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Isso atende a demandas de empreiteiras brasileiras, grandes doadoras de campanha, mas também contribui com a geração de empregos por aqui.
• É estratégico para o Brasil o desenvolvimento de tecnologia própria e de empregos com alto nível de especialização. Como empresa de capital misto, a Petrobras deve responder aos seus acionistas e fazer valer o investimento realizado. Mas, ao mesmo tempo, o critério de resultado econômico global não deve ser o único analisado no momento em que se decide quem fará o projeto. (Leonardo Sakamoto) 

Comentário:
• Está aí, mais uma política da nova PTrobrás!...
• Lembro-me, bem, como era no antigo SEGEN, onde trabalhei nessa época, em meados dos anos 70 e início dos anos 80, com suas mais de 28 Obras de grande e médio porte, espalhadas por todo o País, inclusive com tecnologias pioneiras e inexistentes no País : havia uma clara política de desenvolvimento da capacitação da indústria nacional, seguida à risca pelos gestores do CENPES, SEGEN e SERMAT. (Projetos, Obras e Compras).
• Inclusive, com o pioneiro desenvolvimento da qualidade e da certificação brasileiras, sob a visionária liderança do Engo. José Paulo Silveira e de sua equipe!
• Bem diferente do que parece estar acontecendo agora! Lembram-se que, há dias, a presidente Graça Foster declarou que o País não tem mais capacitação para desenvolver Parques de Refino (sic!!!).
• Ela sabe por que? É só olhar para dentro da Empresa que ela hoje dirige!...
• Parece que ela, apesar de ter crescido e virado gente na excelência da Empresa, se esqueceu das Refinarias antigas, construídas por técnicos da Empresa!...
• Realmente, para construir Refinarias e Obras superfaturadas e com os problemas que aí estão, como as de Pernambuco e outras, os antigos técnicos da Empresa não servem e jamais estariam capacitados para esse tipo de excelência às avessas! Nesse caso, só chamando os neo-técnicos de arribação, sem qualquer vínculo genético com essa maravilhosa Empresa, ou os técnicos de fora, que dançam essa mesma música!.... (Márcio Dayrell Batitucci)
...FHC tentou de tudo para privatizar a Petrobrás! Lulla, Dilma e o PT estão fazendo de tudo para destruir a Petrobrás... 
 ...A Petrobrás está sendo destruída de dentro para fora... 

Sacola sugadora! Cuidado em aeroportos!
• Amigos, vocês que viajam muito fiquem atentos à bagagem.
• Cuidado com suas bolsas em aeroportos.
• Sabemos de muitos golpes nos aeroportos, mas essa sacola sugadora é surpreendente...
• Filme feito com ator, para demonstrar o golpe.


Caballos holandeses
Estos caballos maravillosos son originarios de los países bajos.
La raza pura es totalmente negra y no admite ninguna pinta blanca, sólo una ocasionalmente en la frente.
I qué belleza!


Prefeitura do Rio pode ser interditada
 photo _aprefeiturainterd_zps8706f8ae.jpg • A prefeitura não pode garantir a segurança de quem trabalha em sua sede, o Centro Administrativo São Sebastião, na Cidade Nova. O prédio, de 1982, ainda não recebeu o Certificado de Aprovação do Corpo de Bombeiros. Em e-mail ao Informe, o capitão Fábio Taranto, assessor de imprensa da corporação, disse haver a possibilidade de as atividades no prédio serem interrompidas. Será enviada equipe ao local para notificar o estabelecimento determinando a regularização. Caso seja constatado risco iminente, o local será interditado, escreveu. De acordo com o oficial, o edifício, de 16 andares, possui apenas um Laudo de Exigências, etapa do processo de regularização. O documento, disse, não garante o cumprimento das normas. É necessário o Certificado de Aprovação. Sem o certificado dos Bombeiros, o prédio não pode receber o alvará para funcionar. Na semana passada, Eduardo Paes, ao comentar a blitz em boates, declarou: Nossa posição continua a ser fecha antes e pergunta depois.

Motoqueiro louco em SP. Viagem SBV/PCA e poucos minutos
• Fiquei nervoso só de assistir
• Passeio de moto por São Paulo visto da perspectiva do motoboy Mike Terrorista.
• O cara definitivamente tem merda na cabeça, mas pilota demais!
• Pra quem não costuma dirigir em Sampa, vai sentir o que os motoristas paulistanos passam com esses malucos...



Voltando no tempo...
• PT censura e tirou do ar a propaganda do programa de reeleição.... 
 
Letra: Chega de trabalho, basta de tanto lero-lero, não vou mais encher minhas mãos de calo. Vou viver da bolsa do Fome Zero. Minha mulher está muito feliz, já pediu dispensa do trabalho. Não quer mais ser uma faxineira, Pra Viver dessa bolsa brasileira. Por isso, eu canto Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão. Distribuindo esmola via cartão. Retribuindo com a sua reeleição. Este é o país que vai prá frente, com essa massa ociosa e contente. Vivendo na ociosidade, diz ainda que isso é brasilidade. Por isso, eu canto Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão. Distribuindo esmola via cartão, contrariando o nosso Rei do Baião. Chega de trabalho, basta de tanto lero-lero. Não vou mais encher minhas mãos de calo. Vou viver da bolsa do Fome Zero. Minha mulher está muito feliz, já pediu dispensa do trabalho. Não quer mais ser uma faxineira. Prá Viver dessa bolsa brasileira. Por isso, eu canto Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão, Distribuindo esmola via cartão. Retribuindo com a sua reeleição. Este é o país que vai prá frente com essa massa ociosa e contente, Vivendo na ociosidade, diz ainda que isso é brasilidade. Por isso eu canto Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão, Distribuindo esmola via cartão, contrariando o nosso Rei do Baião. Por isso, eu digo Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão, Distribuindo esmola via cartão. Retribuindo com a sua reeleição. Por isso, eu digo Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão. Distribuindo esmola via cartão, contrariando o nosso Rei do Baião. Por isso, eu digo Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão, Distribuindo esmola via cartão, Retribuindo com a sua reeleição. Por isso eu digo Obrigado Presidente! Por o senhor ter estendido a mão. Distribuindo esmola via cartão, contrariando o nosso Rei do Baião.
 Viver é a única coisa que não dá para deixar para depois.

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...