18 de jan. de 2013

Eu sou, tu és, eles...que dó...

 photo _apalhaccedilocongresso_zpsd9b2d57d.jpg
• Rio de Janeiro alaga mais uma vez e São Paulo é o paraíso das crateras, mas tem quem defenda a Copa.
• Piada do dia: Cabral aprova lei da moral e dos bons costumes.
• Índios festejam prazo maior para aldeia Maracanã no Rio. Justiça deu 10 dias para União se manifestar em ação que tenta impedir demolição de prédio para construção de estacionamento. O presidente em exercício do Tribunal Regional Federal da 2ª região (TRF-2), Raldênio Bonifacio Costa, determinou que a União se manifeste a respeito de um recurso apresentado pelo Ministério Público Federal para impedir a demolição e retirada dos ocupantes do antigo Museu do Índio, vizinho ao estádio do Maracanã, na Zona Norte do Rio.
• Brasil é o 6º maior consumidor de petróleo, diz Associação Internacional de Energia. Segundo o documento divulgado nesta manhã em Paris, o Brasil consumiu média de 3,193 milhões de barris por dia em outubro, volume 9,3% maior que no mesmo período de 2011.
• Novos dados de inflação trazem mais pessimismo ao Brasil, diz Economist. Notícias econômicas decepcionantes não param de chegar para os brasileiros, diz a reportagem, ao citar, entre outros fatores, o fraco crescimento de 2012.
• Desdobramentos das investigações da Operação Porto Seguro investigam detalhes de uma milionária aplicação feita por Rosemary Nóvoa Noronha em três aplicações, focadas na área de pesca, feitas em carteiras do mega-fundo de investimento da Noruega. O risco de um Bacalhaugate fisgando a amiga Rose e outros peixes grandes brasileiros é a mais recente preocupação de Luiz Inácio Lula da Silva. Além Noruega, a Polícia Federal também mapeia investimentos feitos por Rose em Portugal e na França. Aqui,
• Deputados dizem que vão tentar derrubar veto de Cabral que beneficia construtoras.
• A inflação começa a tirar o sono do Banco Central...
• Dilma decide manter Mantega, que ela considera mero executor das decisões.
• Rio tem previsão de chuva forte para hoje e o final de semana.
• Após temporal, estações de trem seguem fechadas na zona norte do Rio. Estações da SuperVia da Penha Circular e Olaria seguem fechadas após temporal.
• Que estado sofrido! Defeito em subestação da Chesf deixa 33 cidades sem energia no Piauí. Princípio de incêndio causou apagão e 15 cidades foram afetadas; Dilma visitava estado.
• Brasil atinge cerca de 262 milhões de linhas móveis em 2012. Número representa 8% de crescimento.
• Prefeito de Nova Iguaçu promete doar R$ 9.700 a hospital; TCE diz que é ilegal.
Hidrelétricas
• De 28 projetos de no país, 20 estão atrasados.

Lula, o obsolescente, agora passa a assombrar Dilma Rousseff
• Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente da República, como se sabe, reuniu-se anteontem com o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), a vice, Nádia Campeão, e 10 secretários municipais. Deu uma aula sobre como deve funcionar a Prefeitura, a necessidade de parcerias com o governo federal e do estado, as prioridades da gestão etc. Lula não exerce cargo nenhum nem mesmo no PT. Se o Apedeuta fosse rei do Brasil, como Elizabeth é rainha da Inglaterra, não poderia se entregar a essas larguezas. Ocorre que o homem tem vocação para monarca absolutista.
• Fernando Haddad, que já é tratado por setores da grande imprensa paulistana, com menos de três semanas de mandato, como o maior prefeito de todos os tempos, abriu-lhe as portas, com o devido tapete vermelho. O prefeito Coxinha fez da Prefeitura um reduto do lulismo.
• Se Haddad pratica a sujeição voluntária, com Dilma Rousseff será um pouco diferente. Na segunda, o monarca reúne integrantes do primeiro escalão do governo federal para tratar de política externa. Trata-se de um evento patrocinado pelo instituto que leva seu nome. Participam do encontro o ministro da Defesa, Celso Amorim (um lulista fanático), Marco Aurélio Garcia, assessor especial da presidente, e Luciano Coutinho, presidente do BNDES. Na plateia, estarão intelectuais petistas, ex-ministros, políticos os mais variados e convidados da América Latina. O Babalorixá de Banânia viaja depois para Cuba, onde está internado Hugo Chávez. Em fevereiro, já anunciou que passa a viajar pelo país, numa espécie de reedição das tais Caravanas da Cidadania.  
• Afinal, o que quer Lula? A resposta não é simples. Oficialmente, ele e seus sequazes dirão que estão atuando para fortalecer o governo Dilma, cuja reeleição, para todos os efeitos, não duvidem, ele defenderá. Perdem, ademais, o seu tempo os que imaginarem que dá para investir numa eventual dissensão aberta entre a atual mandatária e o ex. Isso não vai acontecer.
• A movimentação de Lula, no entanto, evidencia - muito mais do que apenas sugere - que ele não está contente com o papel de ex-presidente. Ora, para todos os efeitos, convenham, Dilma o representa. Foi feita candidata por ele, mantém um governo com uma maioria esmagadora de petistas, não cansa de exaltar as virtudes do antecessor etc. O país vive, sim, um momento de baixo crescimento da economia, mas é visível que isso ainda não se transformou em movimentos de opinião. Sem uma oposição para politizar a crítica, Dilma segue sendo uma figura pública popular e faz, a despeito da própria gestão, um governo aprovado pela esmagadora maioria, segundo indicam as pesquisas ao menos.
• Assim, escreva-se o óbvio: Dilma não corre risco político nenhum que tenha raiz na oposição ou na população. O governo segue com uma maioria folgada no Congresso, e a governanta tem a simpatia de boa parte da imprensa. Por que Lula precisaria percorrer o país? A liderança da hora, no seu terreno ideológico, chama-se Dilma Rousseff, goste ele ou não. Qual o propósito de um seminário-aula para alguns figurões do governo e do novo périplo pelo país?
• Um só: lembrar que ele está no jogo e que é, de fato, o criador da criatura. Ainda que Dilma negue, ainda que compareça em pessoa ao seminário, ainda que se deixe fotografar ao lado do Apedeuta, é evidente que um evento com essas características e com esses convidados agride a sua autoridade de presidente e lhe mina a credibilidade junto a setores importantes da sociedade.
• Que se diga: ainda que Lula não tivesse a intenção de pôr Dilma em seu devido lugar, isso se daria na prática, dada a dimensão que ele tem no partido. O seminário, em si, com aquelas personagens, já é um despropósito, mas ainda se pode condescender: Ah, se institutos não fizerem coisas assim, farão o quê?” Mas e a nova caravana? Qual é o propósito?
• Não há mensagem que Lula possa passar aos brasileiros que não esteja, hoje em dia, a cargo de Dilma, que o sucedeu, ungida por suas próprias mãos. Ao tomar o lugar que cabe à presidente, o ex-mandatário ocupa a posição que avalia lhe caber por direito divino. Caso realmente decida percorrer o país, quando menos, Lula impõe à sua sucessora uma pauta. A fatura máxima dessa iniciativa levaria Dilma a abrir mão da reeleição em nome de um valor mais alto que se alevantasse: Lula!
• Não, senhores! Desta vez, ele não que sair pelo Brasil pra confrontar e afrontar a direita; desta vez, ele não sairá por aí a demonizar FHC e os 300 picaretas; desta vez, ele não vai oferecer o seu PT como alternativa àqueles que mandam neste paiz desde 1500.
• A única a ter seu prestígio desgastado com este Lula buliçoso é Dilma, por mais que ambos troquem publicamente juras de eterno amor e mútua admiração. Segundo pesquisas de opinião, justa ou injustamente, ela conseguiria se reeleger hoje por suas próprias pernas. O Apedeuta não suporta a ideia de que se tornou obsolescente. Por isso assombra a sua sucessora. ( Reinaldo Azevedo) 

Olha o homem aí, gente...
• Lula começou 2013 com tudo. Primeiro, reuniu a equipe de Fernando Haddad (SP) para ensinar o caminho das pedras. Segunda-feira faz o mesmo com integrantes do 1º escalão do governo, com relação à política externa brasileira; no dia 25, será a vez da própria Dilma ouvir seus conselhos; em fevereiro, o ex-presidente retoma a caravana da cidadania, começando pelo Nordeste, onde o PT foi derrotado em 2012. Se a economia não deslanchar, e a saúde deixar, Lula sai da estrada para mergulhar em nova campanha presidencial, a 6ª de sua vida. É Lula na veia. (Roberto Jefferson)



Sempre ele...
• Lula pinta e borda em SP e a imprensa se limita a noticiar. Nenhuma pergunta sobre os escândalos do PT e do próprio tiranete?
• Jornalismo, no Brasil, está virando sinônimo de ideologia. Proteção total ao falastrão de Garanhuns, que nada diz desde o escândalo com a amante Rose. Depois disso, só deu entrevista à TV dos pelegos - aliás, por ele concedida.
• Lula esteve em São Paulo para dar ordens ao secretariado do Zé Bonitinho, aquele que estraçalhou o MEC e agora manda e desmanda na principal capital do país, O que fizeram os jornalistas? Apenas registraram o fato, sem incomodar o tiranete com perguntas inconvenientes para o próprio, mas de interesse dos leitores.
• Ele nada dirá sobre os mensaleiros condenados, pois nada lhe será perguntado.
• Afinal, disse o deus de Marta Suplicy e Marilena Chaui, o mensalão não existiu. (Orlando Tambosi) 

Ladrões de banco alemão
• Um túnel de cerca de 45 metros de extensão embaixo de um banco foi descoberto pela polícia de Berlim, na Alemanha. O caminho subterrâneo conecta uma garagem ao cofre do banco, que foi roubado. Especialistas da polícia ficaram impressionados com a qualidade e sofisticação da obra. O túnel foi feito sem que ninguém desconfiasse na superfície. E quando alguém se deu conta, já era tarde demais. 

 

• PIB da China cresce 7,8% em 2012. Resultado é o menor dos últimos 13 anos. • Homens armados atacam comboio de um ministro libanês em Trípoli.
• Inundações em Jacarta deixam 11 mortos e dois desaparecidos.
• Netanyahu deve vencer eleição israelense, mas perde apoio.

Epidemia ou...

Escreve a Forbes
• A revista americana fez um levantamento com base em dados do Ministério Público e da Polícia Federal, além de jornais e revistas brasileiras, para chegar uma estimativa de renda dos pastores evangélicos do país. A maior fortuna seria do pastor Edir Macedo, que acumula 950 milhões de dólares.
• A reportagem destaca também o crescimento do número de evangélicos. Atualmente, dos 191 milhões de brasileiros, 123,2 milhões se definem como católicos, que agora são 64,6% da população. Em 1970, os católicos eram 92% da população.
• Já o número de evangélicos subiu de 15,4% da população do Brasil, apenas uma década atrás para 22,2%, ou 42,3 milhões de pessoas. Segundo a reportagem, é provável que a tendência de queda para o catolicismo continue e estima-se que até 2030 os católicos representarão menos de 50% dos fiéis brasileiros.
• Confira o ranking da fortuna dos pastores:
1 - Edir Macedo - Fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, que também tem templos no Estados Unidos. A fortuna chegaria a 950 milhões de dólares.
2 -Valdemiro Santiago - Ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus e fundador da Ingreja Mundial do Poder de Deus. Teria acumulado 220 milhões de dólares.
3- Silas Malafaia - Líder do braço brasileiro da Assembleia de Deus, maior igreja pentecostal do Brasil. Em 2011, a fortuna estimada era de 150 milhões dólares.
4 - RR Soares - O compositor, cantor e apresentador Romildo Ribeiro Soares é o fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. O valor estimado seria de 125 milhões dólares.
5 - Estevam Hernandes Filho e sua esposa, Bispa Sonia - Fundadores da Igreja Renascer em Cristo. O patrimônio seria de 65 milhões de dólares.

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...