14 de fev. de 2012

Um país do faz-de-conta

Ministério Público quer o fim do medidor com chip da Light
• A rede da Light está sendo modernizada com equipamentos digitais(?)
• As 180 mil residências do Rio que têm o consumo de luz registrado por medidores  eletrônicos com chip da Light poderão ter de volta os tradicionais relógios mecânicos. O Ministério Público do Estado do Rio (MP-RJ) ajuizou, na terça-feira passada, uma ação civil pública, com pedido de antecipação de tutela (para obter uma decisão rápida), para que a concessionária seja obrigada a fazer a substituição, sob pena de pagar multa de R$ 20 mil para cada equipamento em uso. O caso deverá ser analisado pela 4 Vara Empresarial da Capital na semana que vem.
• Procurada pelo jornal Extra, a Light informou, em nota, que vai avaliar o documento, assim que tomar ciência formal do conteúdo da ação.
• O processo tem ainda dois pontos considerados urgentes pelo MP-RJ: que a instalação de medidores com chip seja interrompida imediatamente e que não haja corte de luz para os clientes que formalizaram reclamações e que tenham ficado inadimplentes após receberem contas com valores muito altos. O Ministério Público também requer que a Light devolva em dobro os valores cobrados abusivamente dos consumidores por conta dos medidores digitais.
• Desde o início de janeiro, moradores de Jardim América e Vigário Geral reclamam com a Light sobre os aumentos - que chegaram a 938% nas contas de dezembro, em relação ao que era cobrado anteriormente -, após a troca dos medidores nesses bairros.
• Segundo o promotor o Pedro Rubim, da 3 Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Capital, o uso de medidores com chip pela Light é investigado pelo Ministério Público há quase dois anos: - Não é uma ação precipitada. A investigação vem desde 2010. A conclusão foi que o procedimento da empresa causa um prejuízo injustificado ao consumidor. Até porque, mesmo recebendo uma conta com um valor absurdo, o cliente tem que primeiro pagar para só depois discutir, sob pena de ter sua energia cortada.
• Ainda de acordo com o promotor Pedro Rubim, ao contrário dos relógios de medição, em que os consumidores têm a oportunidade de visualizar o movimento dos ponteiros e de realizar o controle de suas despesas em tempo real, os novos medidores eletrônicos privam os consumidores da segurança de terem o acompanhamento contínuo de seus gastos.
• A Light está se valendo da tecnologia de informação de maneira indevida, alienando o consumidor do controle de seu consumo, explicou o promotor.
Aneel é acusada de omissão
• O promotor Pedro Rubim critica ainda a postura da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) - órgão responsável (?) pela fiscalização das concessionárias.
• - Diante da lamentável omissão da Aneel e da manifesta lesão coletiva dos consumidores, impõe-se a intervenção do Poder Judiciário para restabelecer os direitos violados pela conduta da Light - disse.
• Segundo Pedro Rubim, uma cópia da ação, com os inquéritos, será enviada também para o Ministério Público Federal (MPF).
• Em nota, a Aneel informou que aguarda ser notificada oficialmente para se manifestar. A respeito do que ocorreu nos medidores da Light, a fiscalização já cobrou explicações da distribuidora. Caso a fiscalização constate alguma prática irregular da concessionária, a Light poderá ser multada pela agência. (Ana Paula Viana)

Cidade subterrânea no Canadá, Path
Interessante este teste!
• Teste sua idade interior. Muito bem feito.  Clique

Catálogo
• Este é um catálogo holandês de venda pela Internet.
• Abram o site, esperem um pouco e não mexam em nada, nem na barra de deslizamento, pois os produtos ofertados têm animação.
• É uma publicidade muito criativa! Depois de carregar, não mexam em nada, aguardem um pouco e vejam o que acontece. Excelente! Clique
Tango aéreo Assista

Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...