3 de nov. de 2011

Países e dramas de dinheiros

O Brasil Visto de Fora
• Passamos um pedaço da semana ocupados com um assunto menos importante que parece. Foi suscitado pelo correspondente do jornal espanhol El País, em artigo em que discorria sobre sua dificuldade de entender por que os brasileiros não ficam indignados com o Brasil. Em especial, por que não saem às ruas para protestar contra a falta de ética e a corrupção.
• O texto foi republicado por O Globo, três semanas depois de ter saído na Espanha. Parece que a direção do jornal carioca ficou indignada com a falta de repercussão do texto original. Resolveu traduzi-lo e mandou fazer reportagem de capa a respeito do tema.
• O autor, Juan Arias, deve ter ficado satisfeito com a deferência de seus colegas. Voltou à discussão na terça feira, dessa feita em matéria intitulada A imprensa se converte no paladino contra a corrupção no Brasil. Titulo tão surpreendente para quem conhece as corporações da mídia brasileira que só pode ser explicado como retribuição ao destaque que recebera.
• Suas ideias foram encaixadas no modelo de interpretação de nossa realidade que é típico das redações dos grandes jornais. Nele, tudo é explicado a partir de uma premissa: os males do Brasil são culpa de Lula e do PT.
• É fácil interpretar nossa realidade política e social sabendo, de antemão, a resposta a todas as perguntas. Qualquer coisa pode ser assim compreendida, incluindo a apatia da sociedade que não se indigna e não reage contra tudo de errado que existe.
• Como afirmou o editorial de O Globo: O fenômeno da inapetência política diante do assalto aos cofres abastecidos pelos pesados impostos pagos pelo contribuinte tem múltiplas raízes. A mais profunda deriva da bem-sucedida execução de um projeto de cooptação com dinheiro público...(através de organizações) convertidas em correias de transmissão do lulopetismo.
• O engraçado no raciocínio é que a raiz profunda da pequena disposição contestatória da população teria nascido outro dia. Se foi obra do lulopetismo, é de imaginar que, antes que Lula chegasse ao poder, o problema inexistisse.
• Na visão singela do editorialista, talvez fossemos, até 2002, uma sociedade de ampla participação popular, onde o povo vigiava os políticos e só tínhamos a corrupção que passava despercebida. Foi quando veio Lula e estragou tudo.
• Não parece que Juan Arias concordaria com uma tese tão superficial. Seu texto não atribuía ao lulopetismo a responsabilidade pela situação que o deixava perplexo. O que discutia eram os traços gerais de nosso sistema político, em nada circunscritos a um partido ou governante. A indignação que cobrava não seria do povo contra o governo federal, mas também o Congresso, a política nos estados e nos municípios.
• O texto tratava Dilma de maneira peculiar. Para ele, (...) curiosamente, a mais irritada com o ataque dos políticos aos cofres públicos parece ser a primeira presidente mulher. Ou seja, apesar da lamentada ausência do povo nas ruas, ela seria indignada o suficiente para não aceitar a corrupção e estaria dando mostras disso no modo como enfrentou os casos Palocci e Alfredo Nascimento.
• Nem se precisa dizer que essa avaliação esteve totalmente ausente nas repercussões do texto no Globo. Admiti-la implicaria abrir mão do modelo em que o lulopetismo é o grande culpado.
O assunto acabou fazendo um percurso curioso. Primeiro, um correspondente estrangeiro escreveu um artigo com o olhar característico de quem vê de fora nossos problemas. Daí, achando que era instrumental, um jornal local o importou, adaptando-o à sua visão. Foi buscar lá fora argumentos que eferendavam suas ideias e lhes davam certo ar cosmopolita, mesmo algumas que o texto inicial não subscrevia. Terminou como se o El País condenasse o lulopetismo.
• Não era isso, mas quem se importa? Em redações como a desse jornal, a única coisa relevante é combater. (Marcos Coimbra, sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi)

Mamografia Digital
• O seu clique solidário não custará nada.
• Digam aos seus amigos ainda hoje!
• O Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama em conjunto com a Equipe do Site do Câncer de Mama gerenciam uma campanha que necessita de cliques para alcançar quotas que lhes permitam oferecer mamografias gratuitas a mulheres brasileiras necessitadas.
• Demora menos de 5 segundos, mas fará uma grande diferença acessar o site e clicar no botão cor de rosa que diz: Campanha da Mamografia Digital Gratuita.
• Acesse diariamente o Website.

A Vida Marinha
• Imagens que dispensam textos, e ainda sim são capazes de nos passar com incrível força, a medida da vida pulsando... Assista

A Arca de Noé 

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...