17 de jul. de 2011

Porque nao largamos do pé dele

° Mais uma vez, a mesma  música. Parece que o homem não conhece outra, há anos entoada em ritmo de forró. Fala-se da permanente implicância do ex-presidente Lula com a imprensa. Agora foi no Congresso da União Nacional dos Estudantes. Queixou-se de que os jornalistas não largam do pé dele, como se não fosse notícia, além de usar palavras pouco vernaculares para comentar que o governo de Dilma Rousseff não é fraco. Mas foi adiante, opinando que os maiores jornais do Rio e de São Paulo sequer chegam à Baixada Fluminense e ao ABC. Uma bobagem, bastando verificar os índices de circulação.
° Se há implicância, é da parte dele, muito mais do que da nossa. E injustiça, também, porque ninguém será exemplo igual de produto da mídia. Desde os tempos de líder sindical, passando pela fundação do PT e as campanhas em que foi derrotado, até chegar ao poder, o Lula deve seu sucesso aos meios de comunicação. Por que essa perseguição?
° A resposta é simples. Porque até hoje ele não entendeu o papel dos jornais, revistas e emissoras de rádio e televisão. Provavelmente também não percebe o valor dos e-mails e twitters em crescimento por aí.
° A imprensa não vive para elogiar, muito menos para promover pessoas, idéias e projetos. Existe para transmitir à sociedade tudo o que se passa nela de bom e de mau, de certo e de errado, de ódio e de amor. Só assim a sociedade se irá aprimorar. E se isso não acontece, cabe-nos atuar e resistir para que aconteça. Erramos muito, como qualquer outro segmento social, mas melhor assim do que como nos períodos em que nos tiram a liberdade.
° Quanto à crítica de certas publicações a respeito dele ter vindo a Brasília socorrer Dilma, os fatos falam por eles mesmos, conforme depoimento das bancadas do PT e do PMDB com quem dialogou. Desdouro algum verificou-se para a sucessora, já que em meio a crises toda ajuda é bem-vinda. Não há nada a opor ao fato de a Petrobrás, a Caixa Econômica e o Banco do Brasil ajudarem financeiramente a UNE a realizar seus congressos, como ajudam montes de veículos de comunicação. Lamentável, porém, seria assisti-los omitindo, distorcendo ou inventando notícias por conta da publicidade fácil. Como, da mesma forma, seria triste ver a União Nacional dos Estudantes abandonar sua tradição de luta em troca de alguns centavos usados para alugar auditórios ou distribuir cartazes. (Carlos Chagas)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...