22 de abr. de 2011

Descobrimento do Brasil

Photobucket Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Photobucket O novo território recebeu os nomes de Terra de Santa Cruz e Vera Cruz. Sem meios de manter o Brasil e a Índia ao mesmo tempo, D. Manuel colocou o Brasil ao cuidado de uma companhia de comércio que, em 1503, organizou uma expedição comandada por Gonçalo Coelho. Informado de que as terras continuavam desocupadas e a serem pilhadas pelos franceses, foi D. João III quem deu início (1530) a um programa de colonização do território, organizando uma expedição, chefiada por Martim Afonso de Sousa, com três objectivos: explorar a costa, travar os franceses e criar núcleos com população europeia (em São Vicente e São Paulo).
Photobucket Num país com tantos feriados, quase ninguém lembra do dia do descobrimento do Brasil. Por quê será? Mesmo que a descoberta não tenha acontecido como a História oficial nos conta, não seria o caso de pensarmos se nosso país precisa ser redescoberto e valorizado sem falsas demonstrações de patriotismo? É um caso para se pensar...

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfo, glória, mesmo se expondo à derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito, nem sofrem muito, porque vivem numa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota." (Theodore Roosevelt)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...