27 de jan de 2011

Água e sua verdadeira importância

• Beber água é um hábito saudável que deve ser desenvolvido por todas as pessoas.
• Reproduzimos um caso relatado pelo Dr. Ícaro Alves Alcântara, Médico docente da disciplina Semiologia do UNICEUB (Centro Universitário de Brasília)

• Há cerca de um ano, atendi no HFA uma senhora dos seus "30 anos” com uma enxaqueca bastante comum: cefaleia (Dor de Cabeça).
• A paciente relatava que já havia passado por otorrinos, oftalmos, neuros, clínicos gerais e até endocrinologistas, com as prescrições dos mais diversos tratamentos e a presunção de várias hipóteses diagnósticas, sem qualquer melhora.
• Entretanto, durante sua consulta, entre várias perguntas habituais, questionei o quanto de água ela bebia por dia e de que forma (ou seja, com qual periodicidade).
• A mesma afirmou que bebia pouquíssima água, porque não sentia sede, principalmente à noite.
• Após várias outras perguntas, suspendi todos os medicamentos e disse-lhe que ela precisava apenas tomar água adequadamente.
• Um tanto quanto descrente, ela voltou para casa.
• Após apenas uma semana, retornou contando que não sentia mais dores de cabeça, que os seus intestinos funcionavam melhor e que a sua disposição havia melhorado.
• Milagre?
• Não, todos nós sabemos o quanto é importante uma ingestão adequada de água diariamente, mas quase sempre negligenciamos.
• Todos os organismos vivos apresentam de 50% a 90% de água em si.
• O próprio corpo humano é constituído em 70% por água que, em constante movimento, hidrata, lubrifica, aquece, transporta nutrientes, elimina toxinas e repõe energia...
• Preconiza-se o número de 1 copo de 200ml de água por hora enquanto estiver acordado.
• Assim sendo, a ingestão de água deve ser independente da sede, constante e rigorosa.
• E não adianta deixar para tomar os 2 a 3 litros necessários diariamente de uma só vez.
• Estudos mostram que o estomago capacita apenas 12ml/kg/hora, ou seja um adulto não conseguirá tomar mais de um litro de uma só vez sem passar mal.
• Se você ainda não se convenceu, observe:
Cabelos - falta de vitalidade;
Couro cabeludo - descamação;
Concentração - distúrbios;
Sono e Memória – com perda da disposição para realização das actividades diárias, em virtude da circulação cerebral por baixa quantidade de água que faz o sangue ficar mais viscoso e grosso e de circulação mais lenta;
Ressecamento dos olhos e tecido das vias aéreas - que com a baixa de humidade, sofrem lesões com mais facilidade por ficarem mais frágeis, assim tornando-se mais propensos a inflamações e infecções; conjuntivites; sinusites; bronquites; pneumonias; queda e enfraquecimento dos pêlos;
baixa produção de saliva; distúrbios no aproveitamento adequado; lesões da pele - com aparecimento de cravos e espinhas pela não eliminação adequada das toxinas via pele e sua acumulação local;
vitaminas e sais minerais - com excesso em alguns lugares e falta em outros, levando a cãibras, dormências, perdas de força muscular e problemas ósseos dentais;
• É certo que há água nos alimentos, mesmo nos sólidos, mas a complementação da ingestão diária de água deve ser feita, periodicamente.
• Uma forma de se observar se a quantidade de água é adequada, é observar a cor da urina, que deve ser incolor.
• Quanto mais forte, pouca ingestão de água está sendo feita.
• Vale lembrar que é sempre bom evitar bebidas alcoólicas, ou não alcoólicas, que apesar de serem diuréticas evitam que se beba a água.
• Mais problemas por falta de água:
Respiração dificultada, por vezes levando à falta de ar, sobretudo nos exercícios físicos;
Obstipação e por vezes, sangramento rectal (devido ás fezes ressecadas, endurecidas que lesam o tecido intestinal ao moverem-se em seu interior);
Impotência ou disfunções erécteis ou, no caso das mulheres, sangramentos vaginais.
Evite também, a ingestão de água pelo menos meia hora antes das refeições, para não prejudicar a digestão.
• Depois de tudo o que leu ainda não lhe deu sede?
• Sabia que ... ?
• O mecanismo da sede é tão débil que com frequência 37% das pessoas confunde-a com fome?
• Uma desidratação imperceptível retardará o metabolismo em cerca de 3%.
• Um copo de água acalmará a fome durante a noite em cerca de 95% dos casos de dieta de emagrecimento, segundo um estudo realizado na Universidade de Washington.
• A falta de água é a causa nº 1 da fadiga diurna.
• Estudos preliminares indicam que de 8 a 10 copos de água por dia, poderão aliviar significativamente as dores lombares e das articulações em 80% das pessoas com estes problemas.
• Uma descida de apenas 2% de água no corpo, pode causar perda momentânea de memória, dificultades com os cálculos básicos e problemas de focalização da vista no monitor do computador ou sobre uma página impressa?
• Beber 5 copos de água por dia diminui o risco de cancro do colon em cerca de 45% e baixa o risco de cancro da mama em cerca de 79% e reduz a metade as probabilidades de desenvolver cancro da bexiga.
Bebes a devida quantidade de água diariamente?

Planos de saúde
° Vocês sabia que no Fórum do Rio de Janeiro existe um Plantão Judiciário, 24 horas (inclusive finais de semana e feriados) somente para resolver problemas relativos a atendimento de Planos de saúde?
° Pois é, existe. Exemplo: você está precisando de uma cirurgia de emergência com colocação de prótese, e seu plano de saúde não quer liberar a cirurgia: pode recorrer a esse Plantão Judiciário. Eles darão todas as orientações de como proceder e, se for necessário, eles mesmos farão contato com o hospital e o plano de saúde para solucionar o problema.
° Anotem os telefones, e coloquem na memória dos celulares: (21)*3133-4144
° Podemos precisar a qualquer momento, ou alguém de nossa família.
° Aos amigos do Rio e de outras localidades exemplo a seguir.
"O inteligente erra e vive aprendendo com os seus próprios erros. Porém o Sábio observa os erros do inteligente pra não cometer os mesmos erros. Tente ser um Sábio..."

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