25 de set. de 2022

O povo à mercê...

Apesar do alcance da web, candidatos gastam R$ 730 milhões com panfletos e adesivos. Valor equivale a menos de 20% do que os candidatos já gastaram com anúncios na internet, que alcançou R$ 129 milhões.

Bolsonaro vira alvo de Ciro e Tebet com ausência de Lula em debate. Em evento marcado por frases de efeito, adversários dizem que petista foi ‘covarde’ e fugiu de embate; presidente se defendeu de cobranças sobre orçamento secreto e corte de verbas em programas sociais.

Mais de 740 pessoas são presas em 2º protesto na Rússia. Manifestantes são contra mobilização para reverter os reveses militares na Ucrânia.

Polícia iraniana detém mais de 700 manifestantes, incluindo 60 mulheres.

Tempestade Fiona causa destruição e deixa milhares de família sem luz no Canadá.

Mais da metade da população diz que Charles 3º será um bom governante.

Uma razão superior

Não se pode negar que
as atitudes se modificam
(Amin Maalouf,2019)

Nos dias que correm, somos tentados a considerar o desenvolvimento da comunicação como processo contínuo, aparentemente em função de determinados objetivos estabelecidos por sistemas especializados ditando a ação.

Comunicação, em várias e variadas oportunidades, sem outro conteúdo que não o fato mesmo da comunicação.

O ser humano só existe por inter-relacionamentos coletivos que o definem como ser de integração na existência. Vivemos uns dos outros num sentido muito concreto e profundo, portanto não somente no respectivo presente.

Einstein disse certa feita que na existência humana "se revela uma razão superior a todo ordenamento humano."

Hoje, um emaranhado de discursos expõe uma ideologia que reduz tudo o que existe a comportamento de poder. Concretamente, como se o poder fosse única categoria para explicar o mundo e a comunidade que nele existe.

Comunicação requer uma maior capacidade de compreensão, que gere acordos possíveis do pensar em conjunto.

Nosso olhar para o mundo de fato condiciona o nosso empenhamento, mais do que espontaneamente pensamos. Quanto mais uma pessoa aprofunda sua experiência, mais terá elementos em comum com outras semelhantes.

Refletir criticamente sobre como podemos expressar no que acreditamos, e assim dizer alguma coisa às pessoas.

Numa sociedade democrática, melhoria progressiva da condição humana depende da capacidade de negociação. Somos, atualmente, interpelados a uma experiência concreta de solidariedade para com alguns seres humanos.

Novas oportunidades encontram parcialmente as necessidades reais das pessoas, sobretudo as mais vulneráveis. (Tarcisio Padilha Junior, engenheiro)

Ensinar
é um exercício
de imortalidade.
De alguma forma
continuamos a viver
naqueles cujos olhos
aprenderam a ver o mundo
pela magia da nossa palavra.
O professor, assim, não morre
jamais…
(Rubem Alves)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...