27 de jan. de 2019

A tragédia de Brumadinho.


Está  claro  para  todos que esse  “não foi um acidente” !... 

               Foi  um  evento  previsto, esperado e  por várias vezes anunciado!   E que irá se repetir, hoje ou  amanhã, com as milhares de barragens  existentes no País e construídas do modo mais  fácil e mais  barato, dentro  do único valor que parece mover nossas Corporações: o  lucro! 

               Enquanto existirem barragens desse tipo, construídas por  acúmulo  de maciços de terra e pedras elevando-se “acima” do nível em que serão depositados os rejeitos e, não, por barragens de  concreto ou por escavação  de imensos bolsões abaixo do nível do terreno, irão ocorrer muitos e muitos  rompimentos!

               E que se danem as vidas humanas perdidas e a destruição do meio ambiente....     

               Em 26/09/2010, durante o Governo do sr. Lulla da Silva, foi  promulgada a Lei no. 12.334 / 2010 que instituiu a “Política Nacional de Segurança de Barragens” ! Entre seus  principais itens, estão os Artigos  6º.  e  16º.  que  DETERMINAM  a fiscalização e a constituição de um Cadastro  Nacional das Barragens, com suas características técnicas, estruturais, etc.,  e os constituintes ambientais ao seu entorno e, principalmente a sua jusante,  para que as mesmas pudessem ter perfeitamente  definida sua  classificação  de risco:  elevado, médio, pequeno...

               Hoje, passados 9  anos, das  24.000 Barragens  existentes  no País, somente estão cadastradas cerca de 0,5% delas! Sobre o resto, não há  qualquer informação  oficial!

               Então: de quem é a culpa em relação à  tragédias desse tipo  de  Brumadinho?

               Pela  ordem

              - Em primeiro lugar, daqueles que JAMAIS serão punidos e  castigados :  os  senhores  legisladores das câmaras federais, estaduais e  municipais, verdadeiros lacaios e vendilhões das grandes corporações  mineradores, automobilísticas, do agro-negócio, etc., que estão sempre  alterando e afrouxando as leis e o rigor da fiscalização, em  troca de  favores  e benesses  para suas  burras!

             - Em segundo lugar, do Poder Público - governos Lulla,  DIImáh, Temer e, provavelmente, a partir de agora, o governo Bolsonaro que, depois de 9 anos, não exigiram das Corporações o cadastro de suas  respectivas  barragens e não as  fiscalizaram como  deveriam!            

             -  E, no mesmo nível de culpa, as Corporações responsáveis por essas Barragens, que as constroem mal e não providenciam seu cadastro,  conforme manda a Lei.

             Esses são os verdadeiros assassinos de nossas populações e de nosso meio-ambiente, em decorrência desse tipo de tragédia!

             O resto é discurso e palavreado, sem a menor  conseqüência  efetiva!....

             Nesses dias, ainda teremos 290 seres humanos transformados em  um monte de lama, iguais a esse aí abaixo!
Nesse momento de dor, uma poesia/reflexão, enviada por uma amiga. (Márcio Dayrell Batitucci)


Uma vida, quanto vale?
Se for de gente, de bicho, de rio
nada vale.
Mais vale a Vale!
Que paga imposto
que enche o bolso
que não é do povo.

Acabou-se o Doce.
Deixou na boca
o amargo gosto
da impunidade.

Acaba o Paraopeba
e com  ele vidas
que nada valem.
Mais vale a Vale!

E o  velho Chico tranquilo
nem sabe,que lá pelas bandas da Bahia
vai receber tal mortandade.

Chora Minas!
Chora lágrimas cristalinas.
Chora Doce.
Chora sangue.
Chora estas águas  amargas.
Enquanto a lama vai matando as águas puras e doces
que nascem de suas entranhas.

Mais vale a Vale!

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...