15 de fev. de 2015

Carná e futebol aliviam tensão…

 photo _a2f9nxq1.gif
. Só agora! Receita vai investigar brasileiros com contas secretas na Suíça.
. Um dos principais juristas do País, o professor Celso Bandeira de Mello atribui a corrupção na Petrobras à lei aprovada no governo FHC, que liberou a estatal de realizar licitações públicas; esse foi o momento em que o governo Fernando Henrique colocou o galinheiro ao cuidado da raposa, diz ele; coincidência ou não, o gerente Pedro Barusco confessou roubar a Petrobras desde 1997, ano em que ocorreu a mudança; ele também criticou o governo FHC, que teria sido o mais entreguista da história do Brasil, e previu a retomada da Petrobras; Se eu tivesse dinheiro pra investir era ação da Petrobras que eu ia comprar. Eu creio que ela vai se levantar, que tudo isso é onda. É política, e política dos derrotados, mas os derrotados têm em favor deles todos os meios de comunicação.
. Ex-gerente da Petrobrás entregou contabilidade de propina de Vaccari. Leia
. Impasse na Petrobras traz demissões e fome a cidade eldorado do petróleo. De volta ao noticiário por conta da crise da Petrobras e protestos de trabalhadores, as obras do complexo petroquímico Comperj, que chegaram a empregar 35 mil pessoas e prometiam mais de 200 mil postos de trabalho quando finalizadas, têm deixado uma herança amarga para a pequena cidade de Itaboraí, no leste do Estado do Rio de Janeiro. Além das perdas causadas pelo atraso e os desinvestimentos da petroleira, milhares estão desempregados, com alguns vivendo de favores alheios ou mesmo passando fome. Vista como novo eldorado do petróleo há sete anos, Itaboraí atraiu investimentos e viveu um boom imobiliário. Pacata, com muitos sítios, fazendas e uma economia tímida baseada na indústria da cerâmica e no cultivo da laranja, a cidade teve aumento de 21,5% da população entre 2000 e 2013, passando de 185 mil para 225 mil habitantes (segundo o IBGE).
. Piada da semana: Pezão indica Paes pra Presidente em 2018. Faz-me rir!
. Antes de completar 30 dias no cargo, presidente da Câmara deixa governo atônito com multiplicidade de iniciativas; com Eduardo Cunha no comando, Casa aprovou obrigação do Tesouro de financiar emendas parlamentares ao Orçamento, congelou agenda de ampliação de direitos civis e convidou, um a um, os 39 ministros do Executivo a prestar contas de suas gestões; num momento de dificuldades para o Palácio do Planalto, Cunha, na prática, age como se o sistema político fosse parlamentarista - e ele, o primeiro-ministro; estratégia ousada vai prosperar?
. Ministro da Educação de um governo que adotou o lema Pátria Educadora, Cid Gomes concedeu entrevista ao 247 em que falou dos desafios do setor e da polêmica recente sobre o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil); O Fies é um sucesso. Tínhamos 80 mil alunos em sua fase inicial. Hoje são 700 mil, num crescimento exponencial, mas do que geométrico. Estamos falando de um programa que tem um custo anual em torno de R$ 12 bilhões. Mas esse sucesso de quantidade ainda não tem a qualidade correspondente e queremos debater isso, afirma; ele também promete estudar mecanismos para que o Enem seja feito online no futuro. Mas nós indagamos quanto a remuneração digna dos professores e estado das escolas? Existem escolas de qualidade? 

Contra furto d água. Saiba mais 

. Presidente da Ucrânia determina cessar-fogo. Petro Poroshenko manda soldados suspenderem combates; rebeldes do leste também suspendem confrontos.
. Ataque a debate sobre liberdade foi ato terrorista, diz premiê da Dinamarca. Com 1 morto, a primeira-ministra da Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, afirmou que o ataque durante um debate sobre blasfêmia e liberdade de expressão em Copenhague foi um ato terrorista. Agora acreditamos que foi um ataque com motivação política, portanto, um ataque terrorista, disse a primeira-ministra em uma entrevista no local do ataque. Estamos em alerta em todo o país, acrescentou.

A estampa de Che Guevara 
Abordagem
. Hoje pela manhã, em Jurerê, SC, onde passo o Carnaval, me deparei com um desses milhares de jovens que vivem e andam, por todos os cantos do nosso pobre país, vestindo, orgulhosamente, a camisa com a foto (única) de Che Guevara estampada na frente. 
Doutrinado
. Querendo saber se o traje tinha relação direta com alguma fantasia burlesca perguntei se o rapaz sabia, de fato, quem foi Che Guevara. A resposta foi imediata, do tipo de alguém que já havia sido bem doutrinado: - Che é o meu herói revolucionário, que libertou, junto com Fidel Castro, o povo cubano. 
Neto de Che Guevara
. Maravilha, não? Como pode um assassino, ditador sanguinário, ser chamado de herói? Pois é.
. Como há um contingente enorme de viúvos e viúvas de Che vivendo no Brasil, sendo que muitos carregam orgulhosamente a estampa de seu rosto em camisas e bandeiras, perguntei se conheciam Canek Sanches, neto de Che Guevara, que nasceu em Cuba, mas vive na Europa. Diante da resposta negativa fui adiante: 
Canek Sanches
. Expliquei que, na adolescência, Canek retornou a Cuba para sentir na pele o que representava ser neto de Che Guevara. Aliás, só pelo forte parentesco com Che é que ganhou (à época) o raro direito (privilégio) de entrar e sair da Ilha quando quisesse.
Orgulho do avô?
. Contei a ele que, ao chegar à Ilha, o próprio Canek foi abordado por vários professores cubanos (só podia) que lhe perguntaram várias vezes: - Crês que se teu avô (Che), um herói, te visse, ficaria orgulhoso de ti?
. Para responder, Canek pediu que antes precisaria conhecer melhor a Ilha, da qual estava afastado desde criança. Após alguns dias, depois de observar o que acontecia em Cuba, Canek deu a aguardada resposta: Não creio. E emendou: - Não posso viver sob um governo que te diz o que tens que fazer, o que tens que comer, o que tens que pensar. O fato de viver na Europa me fez ver o regime com outros olhos, completou Canek, o neto de Che Guevara.
Uso e abuso do Guevarismo
.Atenção: fiz questão de dizer ao pobre rapaz que esse relato não é uma invenção: foi feito pelo próprio Canek, que estava na companhia do repórter e ex-guerrilheiro do Exército Revolucionário do Povo de Cuba, Jorge Masetti, no momento em que deram uma entrevista, em Palma de Majorca, dizendo que ambos estavam preparando um livro sobre o uso e abuso do guevarismo.
Cuba: da revolução ao totalitarismo
.Antes de me despedir notei que o apaixonado por Che Guevara me olhava incrédulo e cheio de desconfiança. Ainda assim dei a ele a última informação: - Canek Sanches, até poucos anos atrás, se dedicava a dar palestras em vários países da Europa, com o seguinte tema: Cuba, da Revolução ao Totalitarismo.. Acredite! É a pura verdade. (Gilberto Simões Pires) 
Gripe...simples e barato! 
. Segundo os jornais, vamos ter um surto de gripe lá para meados de Fevereiro. 
. Prevenção natural da gripe - O Dr. Vinay Goyal, urgentista reconhecido mundialmente, diretor de um departamento de medicina nuclear, tiroídica e cardíaca pede para você divulgar a mensagem abaixo para o maior número de pessoas possível, a fim de contribuir para minimizar o número de casos da Gripe A, causada pelo vírus H1N1.
. As únicas vias de acesso para o vírus da gripe são as narinas, a boca e a garganta. Em relação a esta epidemia tão vastamente propagada, apesar de todas as precauções, é praticamente impossível não estar em contato com portadores do vírus que a promove. Contudo, alerto para o seguinte: o problema real não é tanto o contato com o vírus, mas a sua proliferação. Enquanto estamos em boa saúde e não apresentamos sintomas de infecção da gripe A (H1N1), há precauções a serem tomadas para evitar a proliferação do vírus, o agravamento dos sintomas e o desenvolvimento das infecções secundárias. Infelizmente, estas precauções, relativamente simples, não são divulgadas suficientemente na maior parte das comunicações oficiais. (Porque será? Por ser barato demais e não haver lucros?).
• Eis algumas precauções: Como mencionado na maior parte das publicidades, lave as mãos frequentemente. 
• Evite, na medida do possível, tocar no rosto com as mãos. 
• Duas vezes por dia, sobretudo quando esteve em contato com outras pessoas, ou quando chegar em casa, faça gargarejos com água morna contendo sal de cozinha. (muito melhor ainda, sal marinho). Decorrem normalmente 2 a 3 dias entre o momento em que a garganta e as narinas são infectadas e o aparecimento dos sintomas. Os gargarejos feitos regularmente podem prevenir a proliferação do vírus. De certa maneira, os gargarejos com água salgada têm o mesmo efeito, numa pessoa em estado saudável, que a vacina sobre uma pessoa infectada. Não devemos subestimar este método preventivo simples, barato e eficaz. Os vírus não suportam a água morna contendo sais. 
• Ao menos uma vez por dia, à noite, por exemplo, limpe as narinas com a água morna e sal. Assoe o nariz com vigor, e, em seguida, com um cotonete para ouvidos (ou um pouco de algodão) mergulhado numa solução de água morna com sal, passe nas duas narinas. Este é um outro método eficaz para diminuir a propagação do vírus. O uso de potes nasais para limpeza das narinas, contendo água morna e sal de cozinha, é um excelente método para retirar as impurezas que albergam os vírus e bactérias; trata-se de um costume milenar, da Índia. 
• Reforce o seu sistema imune comendo alimentos ricos em vitamina C. Se a vitamina C for tomada sob a forma de pastilhas ou comprimidos, assegure-se de que contem Zinco, a fim de acelerar a absorção da vitamina. C. 
• Beba tanto quanto possível bebidas quentes (chás, café, infusões etc.). As bebidas quentes limpam os vírus que podem se encontrar depositados na garganta e em seguida depositam-nos no estômago onde não podem sobreviver, devido o pH local ser ácido, o que evita a sua proliferação.
Enquanto as pessoas inteligentes conseguem frequentemente simplificar o que é complexo, um tolo tem mais tendência a complicar aquilo que é simples. (AD)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...