7 de set de 2011

O Mais Antigo Documento Sobre a Pedra Filosofal

Os sete princípios básicos de Hermes Trismegisto - A Tábua de Esmeralda
1º - O princípio do Mentalismo: a mente é tudo. O universo é mental. Por sobre tudo aquilo que conhecemos há o plano de um Espírito Maior que não podemos conhecer. Ele é a Lei. O Todo-Poderoso está em tudo!
2º - O princípio da Correspondência: como é em cima, é embaixo; como é embaixo, é em cima. Tudo se corresponde. As mesmas leis que atuam sobre o homem atuam sobre uma lagarta ou uma estrela. Assim como os astros se deslocam no céu, seguindo um princípio inteligente, assim é nossas vidas, devemos interagir em relação ao universo que nos cerca com sabedoria, então, cumpriremos o plano divino.
3º - O princípio da Vibração: nada descansa, tudo se move. Nada desaparece, tudo se transforma. Há vida em tudo, pois tudo possui energia!
4º - O princípio da Polaridade: tudo é dual. Tudo tem dois pólos. Os opostos são idênticos, da mesma natureza, porém em diferentes graus. Os extremos se tocam.
5º - O princípio do Ritmo: tudo flui, fora e dentro. Tudo tem suas subidas e descidas, assim é a vida. O ritmo compensa e mantém o equilíbrio. O sábio deve saber comandar os ciclos vitais seguindo o seu fluxo, nunca violentando-os! Ele sabe que tudo possui sua época e que a balança oscila de acordo com o peso específico de cada ação. O sábio deve ser puro equilíbrio!
6º - O princípio da Causa e Efeito: qualquer causa tem seu efeito. Qualquer efeito tem sua causa. Tudo acontece de acordo com a Lei. Nada escapa dela. A cada ação devemos antever a sua reação. Assim seremos sábios em nossas decisões e promoveremos a paz e a felicidade entre os homens!
7º - O princípio do Gênero: tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino. O gênero se manifesta em todos os níveis da existência. Todo o espírito é co-criador.  Algumas vezes somos pai, outras mãe, logo o potencial criador está dentro de cada um!
Este fabuloso resumo das leis de Deus também é chamado de "A tábua Esmeraldina" pois estes princípios valem mais do que todas as esmeraldas do mundo.
• Sabedoria é estudar e refletir sobre esses ensinamentos, pois eles resumem a Lei do Criador do Universo. Vale lembrar que tudo tem seu princípio masculino e seu princípio feminino. A soma de ambos é a criação. A mente é dual. Tudo é dual! O universo é mental.
• A Tábua de Esmeralda (ou Tábua Esmeraldina) é o texto que deu origem à Alquimia islâmica e ocidental.
• A tradução da Tabula Smaragdina segue-se:
Photobucket É verdade, certo e muito verdadeiro:
Photobucket O que está embaixo é como o que está em cima e o que está em cima é como o que está embaixo, para realizar os milagres de uma única coisa.
Photobucket E assim como todas as coisas vieram do Um, assim todas as coisas são únicas, por adaptação.
Photobucket O Sol é o pai, a Lua é a mãe, o vento o embalou em seu ventre, a Terra é sua alma;
Photobucket O Pai de toda Telesma do mundo está nisto.
Photobucket Seu poder é pleno, se é convertido em Terra.
Photobucket Separarás a Terra do Fogo, o sutil do denso, suavemente e com grande perícia.
Photobucket Sobe da terra para o Céu e desce novamente à Terra e recolhe a força das coisas superiores e inferiores.
Photobucket Desse modo obterás a glória do mundo.
Photobucket E se afastarão de ti todas as trevas.
Photobucket Nisso consiste o poder poderoso de todo poder: Vencerás todas as coisas sutis e penetrarás em tudo o que é sólido.
Photobucket Assim o mundo foi criado.
Photobucket Esta é a fonte das admiráveis adaptações aqui indicadas.
Photobucket Por esta razão fui chamado de Hermes Trismegistos, pois possuo as três partes da filosofia universal.
Photobucket O que eu disse da Obra Solar é completo.

Nenhum comentário: