A unidade terá atendentes universitários da área de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público, além do síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. A delegacia é composta por setor de investigação preliminar e de seguimento, além de sala de no break, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.
Até a inauguração do novo prédio, a delegacia, que ficava na Central do Brasil, funcionou provisoriamente dentro da estação do Metrô Siqueira Campos.
A unidade possui 76 Anos de História. Sendo 46 anos de reabilitação. Nossa história tem início em 1930 com a fundação da Clínica Escolar Oscar Clark. Em 1940 é transformado em Posto Médico Pedagógico, e em 1944 foi inaugurado como Hospital - Escola – pavilhão com capacidade para internação de 150 crianças. Em 1962 foi criado o Centro de Reabilitação do Deficiente recebendo o nome de Instituto Oscar Clark. Em 1975 foi incorporado a rede da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro.
Em 2006, completou 76 anos de existência, promovendo ações interdisciplinares de reabilitação em 2 unidades. Atualmente são desenvolvidos 11 programas de reabilitação, garantindo a missão maior desse Instituto que é reabilitar com dignidade. O Instituto Oscar Clark é uma Unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação da SMS/RJ.
O IOC, hoje, funciona com duas unidades: A unidade Maracanã (unidade mãe) e a unidade Centro (unidade filha).
As ações de reabilitação são caracterizadas como multiprofissionais e buscam a autonomia do usuário bem como sua inclusão social. Considera-se, para isso, ter como estratégias a humanização do atendimento, a interdisciplinariedade e a garantia da dispensação de equipamentos a partir da avaliação técnica – órteses, próteses, cadeiras de rodas, bolsas de ostomia e meios auxiliares de locomoção.
Programas de Reabilitação:
Programa de Atenção à Pessoa Portadora de Ostomia
Programa de Atenção aos Amputados – UDA
Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual – UDV
Programa de Reabilitação Cardíaca
Programa de Ortopedia Funcional dos Maxilares – OFM
Programa de Atenção ao Adulto com Lesão Neurológica – UNE
Programa de Atenção à Criança e a Adolescente com Lesão Neurológica – UNI
Programa de Atenção à Pessoa com Disfunções Respiratórias
Programa de Atenção a Pessoa com Comprometimento Reumatológico
Programa de Atenção à Pessoa com Lesões Neurológicas Periféricas
Programa de Atenção à Pessoa com Lesões Ortopédicas -UNOR
Serviços de Apoio aos Programas:
Serviços de Apoio/Diagnóstico;
Serviço de Terapia Ocupacional: Confecção de Órteses
Serviço de Farmácia: Farmácia Ambulatorial com Manipulação
Quantitativo de servidores
A unidade possui 188 (cento e oitenta e oito). Dentre eles: médicos, fisioterapeutas, odontólogos, técnicos RX, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, psicólogos, auxiliar administrativo, massagistas, assistentes sociais, farmacêuticos, ortoptista e trabalhadores.
Localização
Unidade Mãe :
Rua General Canabarro, 345 – Maracanã, Rio de Janeiro – CEP: 20271-200
Tel: 2569.1419 ou 2568.2533
Unidade Filha – CIAD Mestre Candeia
Av Presidente Vargas, 1997/2º andar – Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20210-031
Tel: 2242.7700 r. 237
Nenhum comentário:
Postar um comentário