8 de dez. de 2013

Com limpar tantas sujeiras cobertas por tapetes...

 photo _abarba.jpg
STF deve decidir na quarta se empresa pode doar a político. OAB pede que Supremo considere ilegal financiamento de empresas a candidato.

Costa Neto renuncia 2 vezes e fica fora das eleições até 2029. Políticos fogem da cassação com renúncias. Costa Neto e Genoino receberão aposentadoria. 

Nada de Indulto, mensaleiros ficarão presos no Natal. 

Atrasos em voos levam Anac a multar Gol e notificar TAM. Após sábado de transtornos, aeroportos brasileiros seguem com voos atrasados. Trinta e oito voos domésticos foram cancelados até as 10h deste domingo (8), o que representa 7,4% dos voos locais, e 40 voos atrasaram (7,8%), de acordo com a Infraero, empresa que controla os principais aeroportos brasileiros. 

Iniciativa privada dos ricos contra a propriedade dos pobres. Quantos governantes, políticos e denuncias se somam no tempo e ao direito do preso? 

Gilmar: prisões têm quadro caótico no Brasil. Não faz sentido que, num país como o Brasil, nós tenhamos presídios sem as mínimas condições para um tratamento digno das pessoas, admitiu o ministro do STF, em entrevista à jornalista Mônica Bergamo; declaração é feita num momento em que o ex-deputado José Genoino, que sofre de uma grave doença cardíaca, pode ir para uma penitenciária. Mas, e daí? 

Dura Lição da História 
• Militares na reserva mandaram via internet e-mail com link do YouTube para Jorge Serrão, advertindo que os petralhas devem se lembrar dessas imagens dramáticas de 1989. O corrupto ditador da Romênia, Nicolae Ceausescu e sua mulher, foram julgados e sentenciados à morte. Tudo devidamente filmado, até o momento derradeiro. 
• Se a História se repete como farsa - como dizia o velho Kark Marx - é bom os bandidos daqui botarem as barbas de molho...


Do livro Assassinato de reputações: um crime de Estado, de autoria do delegado da polícia paulista Romeu Tuma Junior, muitas denuncias dentre as quais essa que cala a imprensa e mundéu político: 
• “O senhor afirma no livro que o ex-presidente Lula foi informante da ditadura. É uma acusação muito grave. 
• Não considero uma acusação. Quero deixar isso bem claro. 0 que conto no livro é o que vivi no Dops. Eu era investigador subordinado ao meu pai e vivi tudo isso. Eu e o Lula vivemos juntos esse momento. Ninguém me contou. Eu vi o Lula dormir no sofá da sala do meu pai. Presenciei tudo. Conto esses fatos agora até para demonstrar que a confiança que o presidente tinha em mim no governo, quando me nomeou secretário nacional de Justiça. não vinha do nada. Era de muito tempo. O Lula era informante do meu pai no Dops. 
• O senhor tem provas disso? 
• Não excluo a possibilidade de algum relatório do Dops da época registrar informações atribuídas a um certo informante de codinome Barba.


Políticos prometem cestas e bolsas, mas negam aos pobres o direito de serem donos das suas coisas. (Diogo Costa) 

Vou processá-lo imediatamente, para que ele responda na Justiça pelas calúnias que fez contra mim, anunciou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, em nota; Gilberto Carvalho é um dos alvos do ex-secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Júnior em seu novo livro bomba, conforme anunciado pela revista Veja, Assassinato de Reputações; ele conta que Carvalho fez a ele uma confissão, à época da morte de Celso Daniel: a de que recursos desviados da prefeitura de Santo André alimentavam campanhas do PT; o delegado diz ter recebido ordens do governo para fabricar dossiês contra inimigos políticos. 

O verso do reverso: Obras do PAC aquecem área da arqueologia. Desde o início dos anos 2.000 houve uma explosão na área: antes havia apenas um curso, atualmente são 11. As obras do PAC aqueceram o mercado de arqueologia do País e podem estar ajudando a fazer com que o número de graduação na área aumente. Desde o início dos anos 2.000, a oferta cresceu de um para 11 cursos. 

Pedidos de brasileiros: Mandela, leva eles!.... Ex-presidentes acompanham Dilma à África do Sul para adeus a Nelson Mandela. 

Com 3 anos de atraso, Brasil lança amanhã 4 º satélite para vigiar o território. 

Pegadinha feita para promover o filme Carrie

Exportações da China surpreendem e país registra maior superávit em quase cinco anos. 

Tristeza palestina, constrangimento israelense. Mandela apoiava veementemente a luta dos palestinos contra a ocupação israelense, enquanto Israel colaborava com o regime do apartheid. 

Funeral de Mandela terá cortejo de três dias em Pretória. Multidão deposita flores em frente à casa de Mandela em Johanesburgo. Cerimônias durarão 10 dias ao todo; multidões continuam se dirigindo para a casa do líder sul-africano para prestar homenagens. 

Protesto em Kiev. Opositores fazem passeata contra o presidente ucraniano Vicktor Ianukovich. Cerca de 200 mil manifestantes já estão reunidos para pedir a demissão do presidente e a entrada na União Europeia. Ucrânia está há mais de um ano em recessão. 

Oposição quer usar pleito municipal para testar chavismo. Oposição venezuelana faz campanha na véspera da eleição. Lideranças opositoras querem transformar eleição de domingo em uma espécie de plebiscito contra o governo de Maduro.

 

 photo _ajuliaorsquodonnel.jpg
Viva a montanha (Praia democrática é mito)

Assim que se mudou para o Rio, em 2004, e começou a frequentar as praias cariocas, a antropóloga paulistana Julia O’Donnel se surpreendeu com uma pergunta que ouvia com frequência: - Em que posto da praia você vai? 

Para ela, a escolha dependia tão somente do fato de haver espaço livre ou das condições do mar em determinado trecho de areia. Começou a se interessar pelo tema, conversar com as pessoas, e tentar entender por que a praia, apesar de ser um trecho restrito, é tão dividida entre si. Levou a curiosidade para o doutorado que faria na UFRJ e a tese virou o livro A invenção de Copacabana: culturas urbanas e estilos de vida no Rio de Janeiro, lançado em abril pela editora Zahar. O trabalho analisa o projeto de civilidade que se construiu na orla a partir de sua ocupação pelos cariocas, entre os anos de 1890 e 1940 - e a maneira pela qual a elite, a primeira a tomar as praias para si, na virada do século XX, adotou um discurso de exclusividade em relação ao espaço. Nas últimas semanas, ao ler notícias e comentários nas redes sociais sobre a nova onda de assaltos que ocorreu em dias de praias lotadas, provocando uma reação da polícia - que anunciou delegacias móveis nas areias, reforço de policiamento e até a polêmica medida de revistar ônibus vindos da Zona Norte durante o verão -, Julia notou um eco do mesmo discurso de faxina social que encontrara no início do século para sua pesquisa. Um discurso que põe em xeque o mito da praia como um espaço totalmente democrático, como defende ela. 
Moradora de São Conrado, mas frequentadora do Leme por causa da língua negra que há décadas afeta a qualidade da praia, a pesquisadora e professora de Antropologia Social da Fundação Getúlio Vargas conversou com a Revista O Globo sobre a praia que encontrou como um objeto de estudo.

Como se deu a apropriação das praias pela população?

Na virada do século XIX para o XX, só se ia à praia por razões medicinais, ninguém ia à praia por prazer. Foi na Europa e nos Estados Unidos que começou a se disseminar o hábito de usar a praia como lazer, mas isso não chegava ao Brasil. As revistas elegantes da época, como a Revista da Semana, faziam verdadeiras campanhas para convencer a população carioca a usar as praias. No mundo inteiro, diziam que quem era civilizado ia à praia, que era elegante ir à praia. Chamo essa campanha na minha tese de projeto praiano-civilizatório, em que a praia deveria ser ocupada, sim, mas dentro de um modelo de elegância e civilização, como eles diziam. Essa campanha começa a surtir efeito a partir da década de 1920. As praias começam a encher, e isso acompanha o boom demográfico de Copacabana, a partir da década de 1940, quando o bairro começou a ser associado à nova elite do Rio. Esse primeiro momento de ocupação da praia, portanto, não é democrático. A praia era um espaço exclusivo das elites. Nem ônibus entrava ali ainda.

Quando a praia se tornou mais democrática?

No final da década de 1920, começam a chegar a Copacabana as taiobas, que eram os bondes de segunda classe que permitiam que os trabalhadores usassem trajes de banho. Mas, dentro da lógica das elites, começou a incomodar. O que estava acontecendo? A elite havia propagandeado um estilo de vida praiano, que não era só usar a praia, claro, mas era também ter um corpo moldado, bronzeado, elegante. A Coco Chanel apareceu nas revistas bronzeada e isso virou moda. E agora todos tinham de lidar com as praias lotadas de trabalhadores. De tanto alardear a campanha, o desejo de ter acesso ao mundo elegante à beira-mar passa também a ser a vontade de diferentes camadas sociais. E aí, no início da década de 1930, começam a aparecer textos muitíssimo inflamados nos jornais reclamando dessa suposta invasão.

É no início da década de 1930 que a elite começa a recobrar a tal exclusividade?

Sim. Começam a se referir às pessoas até como animais. (Lê um trecho do jornal Beira-Mar, de 1929, que usa em sua pesquisa: esse referver de criaturas, bem ou mal vestidas, limpas ou sujas, de todas as cores ou nacionalidades afeta os balneários, que se assemelham a praias habitadas de focas, não a praias vaidosamente chamadas de elegantes, ou: Não somos dos que entendem fazer de Copacabana um lugar exclusivo dos ricos e dos estetas, o que defendemos é a ordem e a beleza social das nossas praias. Sejamos progressistas, mas separando o joio do trigo). É a ideia de que a democracia não é compatível com a elegância.

A praia é um território democrático?

O acesso à praia é democrático, mas a gestão do espaço não é. Essa tentativa recorrente de controlar o que pode e o que não pode, desde o primeiro choque de ordem em 1917, e que regulava o tamanho dos maiôs ou o horário permitido para tomar banho, é uma tentativa de moralização da praia usando a polícia como agente. É interessante: ao mesmo tempo em que a praia é vendida como um espaço democrático, há uma gestão moral sobre esta aparente democracia, que marca nossa estrutura social, que é profundamente estratificada.

O conceito de praia democrática, então, é um mito?

Sim. É um mito. Um exemplo é a chegada do metrô ao Arpoador, que provocou aquela chiadeira da população, dizendo que ia virar lugar de favelado. E isso gerou, de fato, um deslocamento: há uma população segmentada na praia que é majoritariamente negra. O que no nosso país quer dizer majoritariamente pobre, por nossas peculiaridades históricas. Não existe a mistura. Se um grupo de meninos negros chega ao Posto 10 e começa a fazer uma festa, no dia seguinte as pessoas vão se mudar para o Posto 11. É fato.

Há alguma mudança no discurso do início do século para cá?

Nenhuma. É muito este discurso, ainda, do nós e eles. Um sintoma desse incômodo foi o surgimento de uma praia exclusiva no ano passado. Outro exemplo: moro em São Conrado e me espantei com a mobilização dos moradores do bairro contra um conjunto habitacional que seria construído perto da Rocinha, alegando que ia desvalorizar o bairro. Ora, a Rocinha está lá muito antes desses moradores de São Conrado, e o discurso é o mesmo que encontro nos jornais do início do século passado, uma fala de faxina, de xenofobia. Parte de um pressuposto que o bairro tem donos e que eles é que decidem o que pode ou não ser construído ali. E ainda há essa ideia de que pobres desvalorizam o bairro. Por isso essa divisão de turmas em postos me chamou a atenção quando cheguei. A praia é um ambiente juridicamente democrático, mas não como prática social. Acho muito perigosa essa mistificação da praia como ambiente de harmonia social.

Há diferença dos primeiros choques de ordem para o controle atual?

A presença da polícia nas praias também é uma questão interessante. É uma longa relação da praia carioca com a polícia. A notícia de que vão revistar ônibus vindos da Zona Norte, por exemplo, caberia perfeitamente nos jornais que pesquisei em 1922. É a taioba. Os suburbanos podem ir à praia? Podem, mas são malvistos, maltratados. Tem esse primeiro choque de ordem, de 1917, que era mais de controle dos costumes, mas já gerava prisão. Depois, há algumas tentativas de moralização, com Getúlio Vargas, e a presença ostensiva da polícia na orla a partir dos anos 90, com os arrastões, até o choque de ordem mais recente, regulando as barracas, o queijo coalho, o frescobol.

O que mais chamou sua atenção nessa última onda de assaltos, que provocou imagens assustadoras de revolta dos frequentadores?

É claro que a violência tem de ser reprimida, evidente, não é para haver assaltos na praia, mas não dá para comparar com os arrastões dos anos 90. Me assustou a naturalização do preconceito nas redes sociais, como a fala de que é um absurdo ter ônibus para o Alemão de 15 em 15 minutos. Um pânico de perder a exclusividade da praia. E é interessante que isso aconteça justamente num momento em que há todo um discurso de retomada da cidade pelas UPPs. O problema é o uso moral do discurso que se faz em torno desses acontecimentos. Não é vamos investigar o que provocou o episódio, mas reprimir impedindo que determinadas pessoas tenham acesso. Esse episódio mobilizou discursos, atitudes e medos que estão na praia todos os dias, só não são ditos. 
(Julia Galli O'Donnell É Bacharel em História pela USP (2004), Mestre (2007) e Doutora (2011) em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ)

Faça igual. Persevere!

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...