9 de jul. de 2013

Petrobras, suas nuvens pretas e o Brasil...

 

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• Crime, pilhagem, incompetência & impunidade: resumo do PT na Petrobrás.
• Uma visão muito importante sobre o futuro da Petrobrás!
• E tem mais uma: com todos estes dados ruins, os petroleiros ainda ganharam uma participação nos lucros de 7 salários. Ou seja: receberam 20 salários anuais!
• O que realmente está acontecendo com a Petrobras e a mídia não fala?

• 4 dedinhos de prosa sobre a Petrobras - Uma visão Contábil, Econômica e sobre o Futuro (Publicado em Opinião)
• Nesta pequena prosa com o autor, vocês falarão de Petrobras, Lula, Dilma, Pré-Sal, Hugo Chaves, FGTS, ferrovias e muito mais. Um texto rico e esclarecedor sobre o futuro de nosso País.

 photo _aatransformation_zpsf6fe9268.jpg Dedinho de Prosa 1
• Você lembra, há sete anos atrás, nosso então presidente afirmando que, pela primeira vez na historia desse país, o Brasil alcançou a autossuficiência na produção de petróleo? 
• Eu lembro. 
• E qual é a verdade passados 7 anos? 
• A verdade é que a Petrobras tem produzido cada vez menos, mesmo encontrando cada vez mais jazidas. 
• Só em 2012 o Brasil importou R$ 15 bilhões em derivados de petróleo.
• Nesses mesmos 7 anos a balança comercial do petróleo e derivados apresentou um déficit superior a R$ 57 bilhões . Para se ter uma ideia, esse número é maior do que os R$ 50 bilhões que o governo pretende investir esse ano em Infraestrutura.
• Em 2012 a produção da Petrobras caiu 2%.
• Começamos 2013 pior ainda: A produção de janeiro caiu 3,3% e fevereiro recuou 2,25%.
• A Petrobras está crescendo que nem rabo de cavalo: pra baixo.

Dedinho de Prosa 2
• Você lembra que a primeira coisa que o presidente Lula fez (depois de ter tomado um Romanée Conti) foi cancelar as compras das plataformas para a Petrobras que o antigo presidente tinha feito, pois era um absurdo comprar coisas do estrangeiro sendo que nossa indústria naval esta sendo sucateada?
• Eu lembro.
• E qual a verdade passados 10 anos? 
• A verdade é terrível e passa pelo que esse governo aprendeu a fazer (não sei como): Maquiagem de balanço. 
• Esse governo atual levou a Petrobras ao limite máximo, e perigoso, de endividamento: quase 3 vezes a sua geração de resultados. 
• Assim, decidiram não mais endividá-la, contabilmente, e como cada plataforma custa R$ 3 bilhões cancelaram as compras nacionais, levando o SINAVAL - Sindicado Naval - a denunciar a perda constante de postos de trabalhos. 
• E como estão fazendo? 
• Simples! Em vez de comprar, alugam. Assim, a contabilização dos desembolsos é lançada como despesa e não como passivo exigível a pagar. 
• Mas quanto fica esse aluguel? Mais barato que comprar? 
• Em 2011 a Petrobras gastou R$ 4 bilhões em locação. Em 2012, R$ 6 bilhões. 
• Mas pelo menos contratou-se empresas brasileiras? 
• Todas as locações de plataformas são de empresas estrangeiras. 
• Na realidade não sei se isso é maquiagem do balanço ou maquiagem do destino final do dinheiro. 

Dedinho de Prosa 3 
• Você lembra que o PT, para ganhar eleições, diz o tempo todo que é contrário às privatizações? E que cita como exemplo de gestão pública o caso da Petrobras? 
• Eu lembro. 
• E qual é a verdade. 
• A resposta já seria fácil só pela simples leitura do acima. Mas deixem-me prosear mais um causo. 
• Em 2006 uma empresa belga comprou uma falida refinaria no Texas por US$ 42 milhões. Poucos meses depois essa empresa vendeu essa refinaria por US$ 1,2 bilhão. Adivinhe quem foi o felizardo comprador? Isso mesmo, a nossa Petrobras. 
• Passado pouco tempo, acredite, a Petrobras verificou que tinha feito um mal negócio e resolveu vender tal refinaria. Mandou avaliar. Foi avaliada por menos de US$ 100 milhões. Colocou a venda. O Tribunal de Contas da União resolveu investigar essas estranhas negociações que gerariam um prejuízo de mais de US$ 1 bilhão. A Petrobras suspendeu imediatamente a venda. Só no balanço do ano passado consta mais de R$ 450 milhões de despesas com essa estupenda refinaria. 
• Mas isso são negócios no exterior. Como são os negócios da Petrobras no Brasil? São rentáveis? Mais ou menos. 
• O antecessor da Dilma - um certo aposentado por invalidez (lembra, aquele que não tinha um dedo) - selou um acordo com outro ex-presidente, grande estadista, o Chávez (infelizmente esse já morreu), para construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, terra natal do vivente. Os dois calcularam, na ponta do lápis, o desembolso da Petrobras nessa Parceria : R$ 5 bilhões. 
• Qual a realidade atual? 
• O último relatório da Petrobras aponta um custo até hoje de R$ 35 bilhões. 

Mais duas prosinhas: 
• Nas vésperas de eleições, o nosso nordestino presidente lançou a construção de duas Refinarias Premiums. Onde? Uma no Maranhão e outra no Ceará. 
• E como estão? 
• Projetos suspensos. Por que? Agora constatou-se que não há certeza da rentabilidade na operação dessas refinarias. 
• Vendo tudo isso, me rebelo: Deus foi injusto em levar só o Chávez. 

Dedinho de Prosa 4 
• Você lembra da cena daqueles 4 dedinhos sujos de petróleo? Aquele nosso ex-presidente, em cima de uma plataforma, sujando a mão no óleo (acho que foi a única vez na vida) para convencer os trabalhadores a retirarem o dinheiro do FGTS e investirem na Petrobras? 
• Eu lembro. 
• E o que aconteceu? 
• Os trabalhadores perderam 50% do patrimônio que retiraram do FGTS. 
• Mas como isso aconteceu? 
• O Mercado Financeiro - que não é controlado ou subornado por ninguém - começou a perceber que tipo de empresa é hoje, de fato, a Petrobras e, na sua avaliação, ela não para de cair. 
• O Mercado e os investidores perceberam que a empresa está sendo manipulada com intuitos puramente políticos: ou como cabides de empregos ou para mascarar a inflação, não reajustando seus preços a parâmetros internacionais ou ambos. 
• Pior ainda. 
• A Petrobras ajuda nosso país vizinho, a Argentina, a aprimorar essa prática de mascarar a inflação. 
• Como assim? 
• Simples: na Argentina a gasolina é vendida nos postos a aproximadamente o equivalente a R$ 0,98 o litro (aqui você sabe que pagamos em média R$ 2,80). 
• Como consegue isso? 
• A Petrobras exportou, durante anos, para a Argentina gasolina a R$ 0,65. Detalhe: exporta gasolina limpa, sem misturas com álcool ou outros aditivos.
• É por essas, e outras, que a Petrobras é uma amostra do que acontece na Administração Federal do nosso país, inclusive levando o Brasil a registrar um déficit na balança comercial, no primeiro trimestre de 2013, de US$ 5,1 bi, algo que não acontecia há 12 anos. 
• Esse ano a Petrobras completará 60 anos. Teve como seu slogan mais forte: O Petróleo é Nosso. 
• A pergunta atual é: e o dinheiro vai pra quem, cara-pálida? 

 photo _aabrnossa_zps0cd1341c.jpg Dedinho de Prosa 5 
• Pérai - estará dizendo o meu infortunado leitor - o título preconiza 4 dedinhos de prosa e você chegou no 5?! 
• Pois é. Eu tenho 5 dedos em cada mão... Eu trabalho honestamente e não estou aposentado. E não poderia deixar de relatar minha visão sobre o futuro da Petrobras, sua atual direção, e o pré-sal. 
• Atualmente a Petrobras é presidida por Graça Foster. Nasceu no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, começou a trabalhar com 21 anos como estagiária na Petrobras, formou-se em engenharia na Universidade Fluminense, foi promovida para engenheira de perfuração e hoje é presidente da Petrobras. Ah, quase esqueci o mais importante, de 2003 a 2005 , acumulou também a função de secretária da D. Dilma. 
• Com essa vasta experiência acadêmica, profissional, internacional e de gestão, a Graça fechou o balanço da Petrobras de 2012 apresentando um Passivo a Pagar de R$ 332,3 bilhões, tendo apenas como Ativo Realizável R$ 118,1 bilhões. Ou seja, a Petrobras deve 3 vezes o que tem em caixa. Apresentou também em 2012 o menor lucro dos últimos 8 anos, R$ 20,9 bilhões, embora a receita bruta cresça em torno de 20% ao ano. 
• Diante desse cenário, a Graça resolveu gerar dinheiro, pois serão necessários para o pré-sal R$ 237 bilhões até 2016. 
• Tanto investimento no pré-sal, mas ele dará retorno? 
• Ninguém sabe. 
• Veja: 
• De 1980 a 2004, o barril de petróleo era negociado a US$ 40. De 2004 a 2009 a US$ 70 e hoje na casa do US$ 90. Mas essa cotação está caindo, pois as reservas mundiais de petróleo estão abarrotadas. Os EUA estão com o dobro da capacidade estocada. A tendência é de queda. Cada vez mais se descobrem, e são adotadas, novas alternativas energéticas. 
• Aí é que mora o problema. 
• O petróleo do pré-sal custa em torno de US$ 50 a 70 para ser extraído. 
• E se o preço internacional cair abaixo disso? Gastaremos mais para vender por menos? E as outras soluções energéticas que estão chegando? 
• Mas a Graça tem que dar continuidade ao projeto, tem que gerar dinheiro. 
• Mas como? 
• Vendendo os ativos da Petrobras, atitude essa como qualquer empresa em fase pré-falimentar faria. 
• Ah, vendendo ativos não operacionais e defasados? 
• Não!! 
• Vendendo tudo que gera energia renovável, como parques eólicos, centrais hidrelétricas e termelétricas. 
• Mas isso tem lógica? Ela decide tudo isso sozinha? 
• Não!! 
• Ela recebe ordens do Presidente do Conselho de Administração da Petrobras: Sr.Guido Mantega. 
• E o Mantega responde a quem? 
• Bem, o verdadeiro chefe continua em plena atividade... Nos últimos meses, de jatinho particular, ele está ajudando o amigo Eike Batista e seu diretor Pires Neto (afastado no ano passado do Ministério dos Transportes por escândalos ligados aos mensaleiros) a vender sondas petroleiras que a OGX comprou no exterior e que não tem utilidade. E o coitado do Eike pediu auxilio ao companheiro, pois as ações da OGX já caíram 90% esse ano. 
• Adivinha como vão ajudá-lo? Adivinha para quem eles estão tramando a venda dessas inúteis sondas? 
• Petrobras. 
• O chefe deu mais ordens: Em agosto de 2012, a Dilma lançou o pacote ferroviário de R$ 91 bilhões. Teria como principal meta escoar o petróleo do pré-sal. Advinha qual foi o principal beneficiado com as primeiras estradas de ferro? 
• Eike Batista. 
• Pior... Além de utilizarem dinheiro publico para atender uma empresa privada, fizeram um acordo chamado Modelo Ferroviário
• Sabe como funciona? 
• Simples: 
• Por esse Modelo o Eike não precisará colocar nenhum centavo para o transporte. O governo pagará tudo. Funcionará assim: Uma empresa constrói as ferrovias; o governo compra toda a capacidade de transporte e repassa para as empresas interessadas em usar os trilhos. Se não houver demanda, ou se for parcial, o governo paga totalmente a conta. 
• Não é um excelente negócio? 
• Não para a Petrobras. Não para o País. E bom para…… 
• Depois de relatar tudo isso, se você ainda estiver lendo, e eu puder dar um conselho antes das próximas eleições, ai vai: Não compre ações da Petrobras. (Marco Antonio Pinto de Faria, Bacharel em Ciências Contábeis, Administrador de Empresas, Auditor, Presidente e Fundador do Grupo SKILL composto por empresas atuantes no mercado há 34 anos, oferecendo serviços de Consultoria Tributária, Contabilidade e Tecnologia da Informação. Integrante do IBRACON - Instituto dos Auditores Independentes do Brasil) 

Para meditação!!! 
Militares no Poder, nunca mais! 
Apenas para retificar o texto que aqui estava e informar: 
• Escrevi este texto abaixo em resposta a um dos colegas que fazia parte de um grupo de discussão política comigo. Alguém republicou o texto, pondo o Millôr como autor e distribuiu Internet afora. Imagine! Logo o Millôr, que, como editor do semanário O Pasquim, vivia azucrinando os governos militares, sem, no entanto, nunca ter nenhuma edição do seu jornaleco apreendida. 
• O texto - num estilo irônico edificante - rodou meio mundo internauta apenas porque tinha o nome do humorista erradamente na autoria. 
• Se você buscar por Militares no Poder, nunca mais, deverá encontrar alguns sites que, a meu pedido, fizeram o devido reparo na autoria. 
• O texto original - os copiados foram enxertados de adições, com cada um fazendo alterações ao próprio gosto - pode ser lido no blog.

"Só fizeram lambanças. 
• Tiraram o cenário bucólico que havia na Via Dutra de uma só pista, que foi duplicada e recebeu melhorias; acabaram aí com as emoções das curvas mal construídas e os solavancos estimulantes provocados pelos buracos na pista. Não satisfeitos, fizeram o mesmo com a rodovia Rio-Juiz de Fora, sem contar a mania de abrir novas estradas de norte a sul e de leste a oeste, o que deixou os motoristas atarantados e perdidos, sem saber qual caminho tomar para chegar ao destino. 
• Com a construção da ponte Rio-Niterói, acabaram com o sonho de crescimento da pequena Magé, cidade nos fundos da Baía de Guanabara, que era caminho obrigatório dos que vinham do sul, passando pelo Rio, em direção às cidades litorâneas do sudeste acima do Rio e nordeste, contornando a baía num percurso de mais de 100 km. Encurtaram o tempo de viagem entre Rio e Niterói, é verdade, mas acabaram com aquela gostosa espera pela barcaça que levava meia dúzia de carros de um lado a outro da baía. 
• Criaram esse maldito Proálcool, com o medo infundado de que o petróleo vai acabar um dia. E, para apressar logo o fim do chamado ouro negro, deram um impulso gigantesco à Petrobras, que passou a extrair petróleo 10 vezes mais (de 75 mil barris diários, passou a produzir 750 mil); mas nem isso adiantou nada, porque, com o álcool mais barato que a gasolina, permaneceu o fedor de bêbado que os carros passaram a ter com o uso do inventado combustível.
• Enfiaram o Brasil numa disputa estressante, levando-o da posição de 45ª economia do mundo para a posição de 8ª, trazendo com isso uma nociva onda de inveja mundial. 
• Tiraram o sossego da vida ociosa de 13 milhões de brasileiros, que, com a gigantesca oferta de emprego em milhares de obras, ficaram sem a desculpa do estou desempregado
• Em 1971, no governo militar, o Brasil alcançou a posição de segundo maior construtor de navios no mundo, o que veio a ser outra desgraça, porque, além de atrair mais inveja, infernizou a vida dos que moravam perto dos estaleiros, com aquela barulheira da construção desenfreada.
• Com gigantesca oferta de empregos, baixaram consideravelmente os índices de roubos e assaltos. Ora! Sem aquela emoção de estar na iminência de sofrer um assalto, os nossos passeios perderem completamente a graça. 
• Alteraram profundamente a topografia do território brasileiro com a construção de hidrelétricas gigantescas (Tucuruí, Ilha Solteira, Jupiá e Itaipu), o que obrigou as nossas crianças a aprenderem sobre essas bobagens de nomes esquisitos. Por causa disso, o Brasil, que antes vivia o romantismo do jantar à luz de velas ou de lamparinas, teve que tolerar a instalação de milhares de torres de alta tensão espalhadas pelo seu território, para levar energia elétrica a quem nunca precisou disso. 
• Implementaram os metrôs de São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Recife e Fortaleza, deixando tudo pronto para o início das obras e, com elas, atazanar a vida dos cidadãos e o trânsito nestas cidades. 
• Inconsequentes, injustos e perversos, esses militares baniram do Brasil pessoas bem intencionadas, que queriam implantar aqui um regime político que fazia a felicidade dos russos, cubanos e chineses, em cujos países as pessoas se reuniam em fila nas ruas apenas para bater-papo, e ninguém pensava em sair a passeio para nenhum outro país. 
• Foram demasiadamente rigorosos com os simpatizantes daqueles regimes, só porque esses, que os milicos, em flagrante exagero, chamavam de terroristas, soltaram uma bombinha de São João no aeroporto de Guararapes, onde alguns inocentes morreram de susto apenas. 
• Os militares são muito estressados. Fizeram tempestade em copo d'água só por causa de alguns assaltos a bancos, sequestros de diplomatas... ninharias que qualquer delegado de polícia resolve. 
• Tiraram-nos o interesse pela Política, vez que os deputados e senadores daquela época não nos brindavam com esses deliciosos escândalos que fazem a alegria da gente hoje. 
• Para piorar a coisa, se tudo isso ainda é pouco, ainda criaram o MOBRAL, que ensinou milhões a ler e escrever, aumentando mais ainda o poder dos empregados contra os seus patrões. 
• Nem o homem do campo escapou, porque criaram para ele o FUNRURAL, tirando do pobre coitado a doce preocupação que ele tinha com o seu futuro. Era tão bom imaginar-se velhinho, pedindo esmolas para sobreviver. 
• Outras desgraças criadas pelos militares: 
• Trouxeram a TV a cores para as nossas casas, pelas mãos de um Oficial do Exército, formado pelo Instituto Militar de Engenharia, que, por falta do que fazer, inventou o sistema PAL-M. 
• Criaram ainda a EMBRATEL; TELEBRÁS; ANGRA I e II; INPS, IAPAS, DATAPREV, LBA, FUNABEM e mais um penca de instituições, cujo amontoado de siglas nos levou a confundir nomes. 
• Todo esse estrago e muito mais, os militares fizeram em 22 anos de governo. Com isso, ganharam o quê? Inexplicavelmente nada. Todos os Generais-Presidentes foram para casa, levando apenas o soldo do posto. Se tivessem ficado ricos, um pouquinho que fosse, ainda dava para entender essa quantidade absurda de obras. O último deles, um tal Figueiredo, que sofria de um mal na coluna, teve que se valer de amigos para pagar tratamento com especialista. Ora! Então essa zoeira toda de obras foi só para complicar a vida simples das pessoas. 
• Depois que entregaram o governo aos civis, estes, nos vinte anos seguintes, não fizeram nem 10% dos estragos que os militares fizeram. 
• Graças a Deus! Ainda bem que os militares não continuaram no poder!! 
• Tem muito mais coisas horrorosas que eles, os militares, criaram, mas o que está escrito acima é o bastante para dizermos: Militar no poder, nunca mais!!!. Anselmo Cordeiro (Net 7 Mares)"

Um comentário:

Anônimo disse...

OLHA EU AQUI DE NOVO.
VAMOS QUE VAMOS.

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...