30 de mai. de 2013

Corpus Christi 2013

 photo _acorpuschristi_zps534469b5.jpg
Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. 

É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII.

A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do Cristo todo no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a bula Transiturus de hoc mundo de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. 

No Brasil, a tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. 

Corpus Christi é feriado nacional no Brasil desde 1961. 

São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. 

No Rio, tapetes de sal e procissão fazem parte da preparação para a Jornada Mundial da Juventude. 

Nesta quinta-feira, o momento mais esperado é a procissão da Candelária até a Catedral Metropolitana do Rio, no Centro. 

No local, o arcebispo do Rio dará a bênção sobre os tapetes expostos na pista. 

Procissão em 2012

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...