14 de abr. de 2013

Vôley: Parabéns Rio!

 photo _aacrise_zps456e53aa.jpg Campanha errada, na hora errada, contra candidato errado 

Falta experiência política a Dilma Rousseff e, pelo jeito e pela primeira vez, os conselhos do Lula deixaram de dar certo. Porque não era hora de botar a procissão na rua, a um ano e sete meses da eleição. Melhor faria se estivesse cuidando da performance de seu governo, com menos viagens pelo país e mais planejamento em Brasília para enfrentar questões prementes como a alta do custo de vida, o retorno da inflação e a seca no Nordeste. Menos para ser vista, mais para ser respeitada em 2013, a presidente desperdiça um ano de trabalho. Sem esquecer que toda campanha desgasta e aumenta o percentual de atritos, política e até fisicamente para quem já passou dos 60 anos. Por conta da antecipação Dilma mudou para pior alguns ministérios, reforçou o PMDB já inflado e cedeu à chantagem do PR e do PDT, reabilitando líderes antes postos para fora do governo sob acusações de corrupção. Precisará avançar mais nesse pântano partidário, trocando a importância de promover reformas legais pela necessidade de atender grupos inconfiáveis, em se tratando do apoio à reeleição.

Ainda mais porque a deflagração antecipada da campanha deveu-se ao aparecimento de um candidato de mentirinha, Eduardo Campos, que aproveita a temporada para sedimentar o futuro, em 2018. Faz muita fumaça mas não queima ninguém. 

Acresce que nem todas as peças encontram-se dispostas no tabuleiro. Adiantará, para Dilma, sabotar o governador de Pernambuco, se o verdadeiro adversário for Aécio Neves? E se Marina Silva surpreender? O que fará o PT caso algum pequeno partido convença Joaquim Barbosa a aceitar seu lançamento? São todas equações incompletas, enquanto a presidente desgasta-se na dupla função de candidata e de chefe do governo, sabendo que todo mundo está de olho numa presumida escorregadela antes do tempo. Até porque, existem os maldosos que supõem haver o Lula estimulado a prematura apresentação da sucessora para não fechar a janela para o seu retorno antecipado. 

O tomate e mais o supermercado inteiro 

Parte da imprensa ingênua e parte daquela alugada ao neoliberalismo concentram suas baterias sobre o tomate. É o vilão da economia, o responsável pelo risco da volta da inflação, inimigo das saladas e do macarrão. 

O problema é que os barões da imprensa e seus acólitos não precisam frequentar os super-mercados, as feiras-livres e as esquinas. Veriam que de semana em semana aumenta tudo. Frutas, legumes, cereais, doces e salgados, ninguém compra hoje o que comprava ontem com o mesmo dinheiro, se não estiver disposto a reduzir as refeições. Ou a sacrificar outras despesas, como o colégio dos filhos, os remédios ou o lazer. 

Não apenas os índices de aumento da inflação nos levam a essa realidade. O dia a dia de cada cidadão que vive de salário é implacável, em especial porque fora algumas categorias especiais, os vencimentos crescem muito menos do que as despesas. Seria bom o governo pensar nessa discrepância, que atinge desde o devedor do Imposto de Renda até o indigitado que recebe o bolsa-família. É nisso que a presidente Dilma deveria prestar atenção, muito mais do que no preço dos carros zero quilômetro ou nas refeições dos restaurantes de luxo, que também aumentam. (Carlos Chagas) 

Gaúcho descansando em pé! 
• Depois dizem que é preconceito, implicância, que não tem fundamento!  Contra fatos não há argumentos.
 photo _aadescansogaucho_zpsaedf7c7e.jpg 

• Do outro mundo! Investimento vai bombar em 2014, diz Mantega. O ministro    estréia na corrida aos prêmios 2013 com o troféu Conselheiro Acácio: acha que juros mais altos combatem a inflação. 

• Campanha de vacinação contra gripe pelo país começa nesta segunda. Objetivo é imunizar 32 milhões de pessoas neste ano, afirma ministério. Campanha começa na segunda-feira (15) e vai até o dia 26 de abril. 

• Rio de Janeiro atropela o Cruzeiro e conquista Superliga pela primeira vez. Cariocas reagem após perder o primeiro set e quebram escrita de 32 anos. 

• Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 37 mi no próximo sorteio. 

• Batida entre ônibus e carro deixa 29 feridos na zona norte do Rio. 

• Avião da TAP bate em torre no aeroporto de Brasília. 

• Número de jovens que respondem por crimes sobe 67% em dez anos. 

• Acre - Para governador, Acre vive tragédia humanitária. Tião Viana denuncia redes internacionais que estariam se especializando em trazer imigrantes ilegais para o Brasil. 

 Rio, o que pensam - Proibição de vans expõe quadro desigual de transporte no Rio. A partir desta segunda, no entanto, tudo vai mudar. Com a proibição pela Prefeitura do Rio à circulação de vans em parte da zona sul da cidade, a condução tomada não vai mais deixar nas proximidades do trabalho. Para não precisar pagar mais R$ 2,75 por uma passagem de ônibus, ele já planeja fazer o restante do percurso a pé. Rio tem salto de 24% em notificações de estupro em 2012. Sete pessoas morrem após micro-ônibus cair de viaduto no RJ. Transportes e preços seguram Brasil em ranking de turismo.



 photo _aaurnavenez_zpsd97b0bc0.jpg • Venezuela vota em último referendo sobre Chávez. Debate sobre legado do líder bolivariano polariza venezuelanos, que devem decidir entre chavista Nicolás Maduro e opositor Henrique Capriles. Sem Chávez, próximo presidente terá de lidar com economia e violência. Brasil é cortejado por chavistas e opositores na Venezuela. Capriles acusa Maduro de violar as leis eleitorais na Venezuela. Maduro, o candidato chavista, aparece 14 vezes nas cédulas de votação e opositor Capriles apenas uma vez!  

• EUA estão determinados a defender o Japão da Coreia do Norte, diz Kerry. Coreia do Norte chama oferta do Sul de casca vazia e insinua que não dialogará. 

• China tem mais dois casos da nova gripe aviária. Mortes pela gripe aviária chegam a 13 na China, diz governo. 

• Representante dos EUA debate crise coreana com Japão. 

• Afeganistão tem maior proporção de viciados em drogas. Grande parte dos dependentes são mulheres e crianças; desorganização causada pelo conflito afegão e razões sócio-culturais impulsionaram consumo de entorpecentes. 

• Passageiros relatam queda de avião no mar em Bali. Aeronave mergulhou no oceano; em pânico, as 108 pessoas a bordo tiveram de nadar até botes de resgate. 

• Restos mortais de Neruda serão levados aos EUA. Autoridades investigam se poeta esquerdista foi assassinado pelo regime de Augusto Pinochet. 

• Tornado devastador nos EUA. 

 

Bemvindo Sequeira 
Matar saudades de artistas! 
• Reveja no canal 36 da Net a Escolinha do Professor Raymundo às 20:00h.



Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...