27 de mar. de 2013

O país aderiu calado a corrupção....

 photo _aamensaldemora_zps94f7d7d3.jpg
• Em 5 anos, ao menos 300 mil brasileiros que viviam no exterior retornaram.

• Horas após ataque à UPP do Alemão, carros de PMs e viatura são pichados. 

• Não amordacem a Imprensa! Anvisa soube da contaminação do suco Ades por ela. Vigilância sanitária não foi comunicada sobre o problema. 

• Enem faz 15 anos com desconfiança e crédito por democratizar ensino. 

• São Gonçalo: PMs acusados de extorquir mototaxistas podem ser expulsos.


• O avô do menino João Felipe Eiras Santana Bichara, 6, assassinado em Barra do Piraí, sul do Estado do Rio de Janeiro, afirmou que a família está muito abalada com a morte da criança. É doloroso demais, um abalo terrível. Estamos sem chão, sem teto. É das dores a mais difícil, disse Heraldo de Souza Bichara, 71. Na terça (26), a Prefeitura de Barra do Piraí decretou luto de três dias pela morte do menino. 

• Brasil fará redução gradual do efetivo da missão de paz no Haiti entre o fim de abril e o início de junho; A redução do efetivo de militares brasileiros no Haiti, que envolverá o retorno de 460 soldados ao Brasil, será feita gradualmente entre o final de abril e o início de junho deste ano. O efetivo diminuirá de 1.910 para 1.450 militares. Segundo informação divulgada nesta quarta, tropas brasileiras no Haiti, o primeiro passo para a redução do efetivo será a extinção, no dia 12 de abril, do 2º Batalhão de Infantaria do Exército que integra a missão de paz, o Brabat 2, criado depois do terremoto que atingiu o Haiti, em janeiro de 2010. 

Ofendidos metem a viola no seco! - O deputado Marco Feliciano (PSC-SP) chegou nesta quarta para presidir pela terceira vez a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Mais uma vez, encontrou o plenário tomado por manifestantes. Mantenham a calma. Eu não vou ceder à pressão. Vocês vão ficar sem voz de tanto gritar, disse aos manifestantes que gritavam e apitavam. A comissão chegou a restringir o acesso ao plenário para evitar tumulto, mas não adiantou e a sessão teve que ser suspensa durante cinco minutos para que os deputados mudassem para uma sala maior. A Polícia Legislativa foi orientada a recolher os apitos dos manifestantes. Chamado de racista, Feliciano manda prender manifestante e diz que jornalistas só falam besteira. 

• Pec das Domésticas - 85% dos patrões podem demitir empregada após novas regras. Aumenta procura por agências especializadas em diaristas.


• Tragédia da Boate Kiss: Dois meses depois, seis vítimas continuam internadas em Porto Alegre.

Prefeito do Rio nega risco de demolir o Engenhão. Estádio foi fechado por risco de desabar. Estrutura se deslocou 50% acima do previsto. Engenhão não tem previsão para reabertura: Pode ser um mês, seis. Armando Queiroga, representante do consórcio, explica que o deslocamento nos arcos da cobertura foi maior do que o previsto. A cobertura do Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, poderia ser derrubada com ventos de 63 km/h, informou nesta quarta-feira a prefeitura do Rio de Janeiro, um dia depois de anunciar a interdição do local, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada após a entrega de um relatório, elaborado pela empresa alemã Schlaich Bergermann und Partner (SBP). Segundo o presidente da RioUrbe, a empresa municipal de urbanização, Armando Queiroga, a previsão é que se leve de 30 a 45 para avaliar as condições da cobertura e se estabelecer uma solução para o problema. Queiroga descartou, no entanto, que possam existir problemas similares em outras instalações esportivas da cidade, garantindo que este é um incidente isolado. Segundo o presidente a RioUrbe, o problema teria acontecido porque os arcos instalados eram uma estrutura única no mundo, na época de sua construção. O responsável pela empresa de urbanização não descartou a possibilidade da apresentação de um plano de emergência para poder reabrir o estádio o mais rápido possível. O engenheiro Marcos Vidigal, do consórcio responsável pela obra, formado pelas construtoras OAS e Odebrecht, explicou que os problemas com a cobertura foram detectados em 2007, quando foi retirada a ancoragem usada nas obras. Segundo Vidigal, os dois arcos que formam a cobertura, das alas leste e oeste, se deslocaram 50% mais do que o previsto no projeto, mas 2007, a movimentação estava parada. O consórcio, então, já teria feito vários relatórios para verificar o estado da estrutura.
Acidental?





• A Polícia Civil de Campinas (93 km de São Paulo) prendeu ontem 12 pessoas acusadas de montarem uma espécie de consórcio para compra de maconha em grande quantidade no Paraguai. A união do crime visava a conseguir preços mais atraentes e potencializar o grupo. Os suspeitos atuavam em cinco cidades da região metropolitana de Campinas - Campinas, Hortolândia, Sumaré, Monte Mor e Santa Bárbara d’Oeste. A prisão ocorreu por conta de uma investigação da Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) iniciada há dois meses e apoiada pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado do Ministério Público da cidade. Com a quadrilha foram apreendidos 193 quilos da droga em tijolos, distribuídos em 209 tijolos do entorpecente. Segundo apurado pelo UOL, o quilo do entorpecente na cotação do tráfico vale perto de R$ 420. Em valores de mercado, para venda ao usuário, a carga total valeria perto de R$ 300 mil. A suspeita de ser chefe do sistema é Iara Alves de Souza, 39, única mulher presa. De acordo com o delegado titular da Dise, Oswaldo Diez Júnior, os 12 presos irão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico, formação de quadrilha, utilização de documento falso e posse irregular de arma de fogo. 

• Adoções por estrangeiros caem e tendem ao fim no Brasil. Demora da Justiça em liberar crianças é principal problema enfrentado por casais no Brasil. A burocracia e a mudança do perfil socioeconômico dos brasileiros vêm reduzindo o número de adoções de menores brasileiros por estrangeiros. Representantes de organizações que lidam com essas adoções relataram à BBC Brasil que esse tipo de adoção tende a deixar de ser realizado no país. Estatísticas dos últimos 30 anos também reforçam essa percepção. As restrições à adoção internacional estão presentes na própria lei brasileira. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em vigor desde 1990, estabelece como prioridade que menores disponíveis à adoção sejam destinados a famílias no próprio Brasil e, apenas em caráter excepcional, a estrangeiros. Rússia quer impedir adoção de crianças do país por americanos. Prática empresarial centenária multiplica adoção de adultos no Japão. Austrália deve pedir desculpas em casos de adoção forçada. 

Maestro de 7 anos de idade

• Dilma diz em Durban (África do Sul), ser contra combate à inflação que sacrifique crescimento. Na África, presidente afirma que ideia que políticas expansionistas devem ser evitadas devido ao impacto inflacionário é superada. Um dia antes da divulgação de um relatório trimestral do Banco Central que fala sobre as perspectivas para a inflação no ano, a presidente Dilma Rousseff disse nesta quarta-feira que não apoia políticas de controle inflacionário que sacrifiquem o crescimento. Após ser avisada do mico, ela se retratou

• Supremo dos EUA dá sinais contra lei que nega benefícios a casais gays. Cinco dos nove juízes do Supremo manifestam dúvidas sobre norma. 

Maior ataque cibernético da História atinge internet em todo o mundo. A internet ficou mais lenta ao redor do mundo nesta quarta-feira devido ao que especialistas em segurança chamaram de maior ciberataque da História. Uma briga entre grupos Cyberbynker e Spamhausque que lutam contra o avanço do spam e uma empresa que abriga sites deflagrou ataques cibernéticos que atingiram a estrutura central da rede. Brasil está entre os menos preparados para ataques de hackers, diz estudo. Empresa de hospedagem holandesa estaria por trás da ofensiva a site de organização antispam. Brasil não foi afetado.

Só um insano gostaria de governar a Itália agora, diz líder da centro-esquerda. Pier Luigi Bersani, chefe da coalizão de centro-esquerda parcialmente vencedora das eleições parlamentares que ainda não conseguiu formar um governo, disse a frase nesta quarta-feira em alusão à crise política no país. Movimento 5 Estrelas se recusa a apoiar governo de Bersani na Itália. 

• Coreia do Norte corta ponto de contato com o Sul. O governo da Coreia do Norte decidiu cortar este contato com a vizinha Coreia do Sul, em meio a uma escalada da retórica bélica do país, que chegou a ameaçar um ataque nuclear contra os Estados Unidos nos últimos dias. Ele é usado para facilitar a passagem de trabalhadores sul-coreanos para um complexo industrial em Kaesong. Os norte-coreanos têm tomado uma série de medidas em retaliação a novas sanções das Nações Unidas contra o país aprovadas no dia 12 de fevereiro. 

• Em Roma, papa Francisco celebra primeira audiência pública. O papa Francisco celebrará nesta quarta-feira sua primeira audiência pública em Roma. A pedido dos fiéis, o Vaticano decidiu que a celebração ocorrerá na Praça São Pedro, e não na sala Paulo 6°., como é tradicional em dias de frio. A quarta-feira é o dia em que os pontífices tradicionalmente recebem os fiéis de todo o mundo que visitam o Vaticano. Ainda na terça-feira foi anunciado que o papa optou por viver em instalações mais modestas do Vaticano, e não no palácio papal, de 12 quartos. O porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, afirmou que o papa deseja viver em comunidade com os outros. Ele será o primeiro pontífice em mais de um século a não ocupar o apartamento oficial no Palácio Apostólico do Vaticano.

• O Exército da Colômbia denunciou nesta quarta-feira o caso de dois guerrilheiros das Farc que supostamente usaram uma mulher e duas crianças como escudos humanos ante o cerco militar na zona rural do município de Silvia, departamento de Cauca (sudoeste). O comandante da Força Tarefa Apolo do Exército, general Jorge Jerez, explicou que esta é uma prática habitual das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nesta região do país. Segundo ele, a presidência da Colômbia e o ministério da Defesa vão denunciar em instâncias internacionais esta violação ao Direito Internacional Humanitário. As Farc, fundadas em 1964 depois de uma insurreição camponesa, é a principal guerrilha da Colômbia e mais antiga da América Latina, com 8.000 combatentes na atualidade. É considerado terrorista pelos Estados Unidos e a União Europeia. 

• O grupo dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) ressaltou hoje  que não há mais alternativa a não ser uma solução negociada para o assunto nuclear iraniano. Estamos preocupados pelas ameaças de intervenção militar, assim como de sanções unilaterais, afirmaram as cinco potências emergentes no comunicado final de sua quinta cúpula anual, que se encerra hoje em Durban, na África do Sul. Reconhecemos o direito do Irã ao uso pacífico da energia nuclear de acordo com suas obrigações internacionais e apoiamos uma resolução do litígio mediante aos meios políticos e diplomáticos, além do diálogo, completaram. 

• Um bloco de oposição da Síria reconhecido pela Liga Árabe como o único representante do país abriu sua primeira embaixada no Catar nesta quarta-feira em um golpe diplomático para o presidente Bashar al-Assad. Mas o líder da oposição Moaz Alkhatib, que assumiu o lugar da Síria em uma cúpula árabe em Doha na terça-feira, usou a cerimônia de inauguração para expressar sua frustração com as potências mundiais por não fazerem mais para ajudar na luta para derrubar Assad, que já dura dois anos. 

Embora pareça muito aqui no Brasil, a vida não é feita apenas de gente cafajeste...
 photo _aivanfernaacutendezanaya_zps1d58024d.jpg • O atleta espanhol Ivan Fernández Anaya, de 24 anos, não venceu a prova de cross country de Burlada, em Navarra, no último dia 2, mas até hoje está sendo cumprimentado, elogiado, aclamado por sua atitude de honestidade durante o evento. 
• O atleta queniano, Abel Mutai, medalha de ouro nos 3.000 m com obstáculos em Londres, estava prestes a ganhar a corrida. Mas parou no lugar errado, achando que tinha alcançado a linha de chegada. 
• Ivan Fernández Anaya, o segundo colocado, se aproximou e, em vez de ultrapassá-lo, alertou o líder sobre o equívoco e o conduziu para confirmar sua vitória. 
• Em outras palavras Ivan negou-se a conquistar a prova. Ele estava a 10 metros da bandeira da chegada e não quis aproveitar a oportunidade para acelerar e vencer. 
• Gesticulando, para que o queniano compreendesse a situação e quase empurrando-o levou-o até o fim, Ivan Fernandez deixou o colega vencer a prova como iria acontecer se ele não tivesse se engado sobre o percurso.

 photo _aabelmutai_zpsc2d4ebd7.jpg • Ivan, que é considerado um atleta de muito futuro (campeão da Espanha nos 5.000 metros, na categoria há dois anos) ao terminar a prova, disse: Ainda que tivesse me dito que ganharia uma vaga na Seleção espanhola para disputar o Campeonato Europeu, eu não teria me aproveitado. Acho que é melhor o que eu fiz do que se tivesse vencido nessas circunstâncias. E isso é muito importante, porque hoje, como estão as coisas em toda sociedade, no futebol, no sociedade, na política, onde parece que vale tudo, um gesto de honestidade vai muito bem. Tantos dias depois do ocorrido, a história continua sendo exaltada no noticiário e nas redes sociais. 
• Neste sábado, em seu blog, Fernández comentou a repercussão de sua atitude, que continua sendo elogiada duas semanas depois. 
Hoje está sendo um dia especial para mim - ou melhor, muito especial - nunca pude pensar que meu gesto com Mutai chegaria aonde está chegando. Estou em uma autêntica nuvem, são muitos os comentários, entrevistas, reportagens sobre o sucedido. Queria agradecê-los por tudo o que vocês fizeram por mim, escreveu.
• O que chamou a atenção de todos foi algo que deveria ser básico no ser humano, mas tem sido exceção: a honestidade.
Eu não merecia ganhá-lo. Fiz o que tinha que fazer, afirmou Fernández em declaração reproduzida pelo jornal El País, da Espanha.


A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos. (Charles Chaplin)

Um comentário:

Walter Matheus disse...

Amigo. Recebí o seu email e quero agradecer pela confiança. Seu blog é muito bom. Seus artigos são maravilhosos. Porém, existem falhas que precisam ser reparadas para que você consiga tráfego e comentários. Estarei lhe enviando um email com todos os detalhes.
Parabéns pelo blog.

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...