31 de ago. de 2011

China: Futuro Negro

Para refletirmos
• Há 200 anos Napoleão Bonaparte fez uma profecia, que está começando a realizar-se atualmente, ao dizer: Deixem a China dormir porque, quando ela acordar, o mundo vai  estremecer
• A China do Futuro e o Futuro é Hoje...
• A verdade é que agora, tudo o que compramos é Made in China. ...Eis um aviso para o futuro!
• Mas quem liga para esse aviso? Atualmente ...Ninguém!
• Agora é só ...aproveitar e aproveitar...!
• E depois como será para os nossos filhos?
• Já pensou como ficará a China do futuro?
• Alguns conhecidos voltaram da China impressionados.
• Um determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões...
• A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante.
• Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas...
• Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
• Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
• Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
• Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a...
• Horas extraordinárias? Na China...? Esqueça!
• O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas extras sabendo que não vão receber nada por isso...
• Atrás dessa postura está a grande armadilha chinesa.
• Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia de poder para ganhar o mercado ocidental.
• Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção ficando apenas com o que ela agrega de valor: a marca.
• Dificilmente você adquire atualmente nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da América um produto made in USA. É tudo made in China, com rótulo estadunidense.
• As empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e  vendendo por centenas de dólares...
• Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço.
• Mesmo ao custo do fechamento das suas fábricas e do brutal desemprego. É o que pode-se chamar de estratégia preçonhenta.
• Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila essas táticas, cria unidades produtivas de alta performance, para dominar no longo prazo.
• Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os designes...suas grifes, os chineses estão ficando com a produção, assistindo estimulando e contribuindo para o desmantelamento dos já poucos parques industriais ocidentais.
• Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçados pelo mundo ocidental. Só haverá na China.
• Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus  preços, produzindo um choque da manufatura, como aconteceu com o choque petrolífero nos anos setenta. Aí já será tarde demais.
• Então o mundo perceberá que reerguer as suas fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se ao poderio chinês.
• Perceberá que alimentou um enorme dragão e acabou refém do mesmo.
• Dragão este que aumentará gradativamente seus preços, já que será ele quem ditará as novas leis de mercado, pois será quem manda, terá o monopólio da produção.
• Sendo ela e apenas ela quem possuirá as fábricas, inventários e empregos é quem vai regular os mercados e não os preçonhentos.
• Iremos, nós e os nossos filhos, netos... assistir a uma inversão das regras do jogo atual que terão nas economias ocidentais o impacto de uma bomba atômica... chinesa.
• Nessa altura em que o mundo ocidental acordar será muito tarde.
• Nesse dia, os executivos preçonhentos olharão tristemente para os esqueletos das suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando boliche no clube da esquina, e chorarão sobre as sucatas dos seus parques fabris desmontados.
• E então lembrarão, com muitas saudades, do tempo em que ganharam dinheiro comprando balatinho dos esclavos chineses, vendendo caro suas marcas-grifes aos seus conterrâneos.
• E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão as suas marcas que já deixaram de ser moda e, por isso, deixaram de ser poderosas pois foram todas copiadas....
• Reflitam e comecem a comprar - já - os produtos de fabricação nacional, fomentando o emprego em seu país, pela sobrevivência do seu amigo, do seu vizinho e até mesmo da sua própria...e de seus descendentes. (Luciano Pires, diretor de marketing da Dana e profissional de comunicação)

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