17 de jul de 2011

Você é um profissional de fácil adaptação?

• É muito comum aprendermos sobre características especiais que pessoas e profissionais bem-sucedidos têm em comum, porém, muitas vezes, elas são fáceis de ler e difíceis de serem colocadas em prática.
• Em parte, isso se explica porque as pessoas são diferentes, têm uma história de vida diferente e, acima de tudo, têm valores pessoais e objetivos distintos. Todas as explicações não excluem a possibilidade real de estabelecer essas características como uma atitude pessoal e profissional e, assim, tentar construir um futuro mais agradável. Aliás, você já parou para pensar em como será seu futuro pessoal e/ou profissional? Tomara que sim, pois será nele que você vai passar o restante de sua vida.
• Em uma época de tantas mudanças, evoluções e, até mesmo, revoluções, nunca foi tão importante conhecer, entender e agir rapidamente. por isso, a maior habilidade que uma pessoa pode desenvolver é a de fácil adaptação.
• Vou usar a licença gráfica que temos em endereços eletrônicos, quando suprimos acentuação e demais sinais, para explicar cada parte dessa habilidade tão importante. Confira:
Franqueza – ser franco é diferente de dizer o que for, para quem for e quando quiser. isso mais parece inconveniência e falta de tato que exercício de sinceridade. É importante ser franco consigo mesmo, com as pessoas e empresa. Nesse momento, o uso do bom-senso é fundamental para filtrar bobagens que nada agregarão aos relacionamentos. Além disso, é por meio da franqueza que fortalecemos o canal de comunicação entre nós e conseguimos atingir resultados melhores.
Amor Amar o próximo como a ti mesmo. Esse divino mandamento nos convida ao respeito mútuo e à construção de relações pautadas na ética, moral e vontade de fazer o bem. No fim desse mandamento, a citação como a ti mesmo” traduz a importância da autoestima. Como amar alguém se não conseguimos amar a nós mesmos? É necessário confiar em si, reconhecer os diversos pontos fortes que temos e assumir definitivamente nossas falhas e a forma que encontraremos para melhorar.
Comunicação – é muito difícil atingirmos algum objetivo sozinhos, sem a colaboração de alguém. É importante saber expressar sentimentos, necessidades e desejos e é necessário falar e entender muito bem, pois isso é comunicação. Quantas vezes o chamado mal-entendido aparece para atrapalhar? Na verdade, se prestarmos mais atenção ao que falamos, para quem falamos e como falamos, poderemos minimizar os problemas. Minimizar, porque a comunicação não depende apenas de nós, que emitimos a mensagem. Depende também de quem a recebe, mas, mesmo assim, podemos sempre descobrir e/ou tentar entender como nossa mensagem chegou à mente de nosso interlocutor.
Inteligência Emocional – muita vezes, a inteligência emocional, mais que o qi ou as capacidades técnicas, exerce um papel fundamental em nossas vidas. Segundo Daniel Goleman, a inteligência emocional se refere à capacidade de o indivíduo identificar, compreender e administrar suas emoções. Com relação aos profissionais que exercem funções que demandam muita interação com pessoas, as competências de relacionamento, mais que técnicas e inteligência, são o que determinam o grau de sucesso do indivíduo.
Liderança – não importa a posição que ocupamos em uma estrutura empresarial, sempre temos a responsabilidade de, pelo menos, liderar a nós mesmos, controlando emoções, buscando resultados, lidando com adversidades e tentando soluções. É muito comum quando nos tornamos líderes situacionais, ou seja, quando se assume o papel de liderar um grupo de pessoas para a solução diante de uma situação ou tarefa. Liderança, muitas vezes, não é uma opção, e sim o único caminho que precisamos assumir em virtude de nos mantermos em plena produtividade.
Afetividade – cada vez mais as empresas incentivam os chamados grupos de trabalho que, por missão, deverão, juntos, construir o real significado de sinergia, ou seja, quando um mais um é igual a três! No entanto, algumas pessoas têm dificuldade em trabalhar em conjunto por diversos motivos, como: excesso de autoconfiança, dificuldade em explicar e preferência pelo fazer, experiências anteriores frustrantes, etc... Nesse momento, é importante para qualquer um, além de desenvolver a habilidade de trabalhar em conjunto, gostar realmente dessa experiência, pois é a partir dela que se desenvolve, por exemplo, um networking, uma rede de relacionamentos que poderá render valiosos contatos futuros.
Dedicação – o que conseguimos se realmente não nos dedicarmos a realizar algo? A dedicação é se entregar plenamente àquilo que nos dispomos a efetivar e é também a atitude de se integrar no ambiente que nos fará concretizar o que queremos. Dedicação é a diferença entre simplesmente fazer e o sentimento de realmente realizar.
Perspectiva – é fundamental para a tomada de decisões inteligentes. às vezes, deixar-se mover pela curiosidade é o bastante para descobrir novas facetas e soluções de um determinado desafio. Desenvolver a perspectiva é enxergar mais longe. É, por exemplo, saber o que preocupa cada pessoa e, assim, se colocar à disposição para colaborar e entender os objetivos da emresa e como poder contribuir com eles, assim como assimilar a importância de planejar mais, e com isso errar menos. É, finalmente, perceber que agir é mais importante que esperar.
Tenacidade – não faltarão motivos em nossas caminhadas pessoais e profissionais que nos farão ter vontade de desistir. É importante estar pronto para contornos ou, até mesmo, recuos na jornada para o sucesso. Podemos entender que ganhar e perder faz parte do jogo, aliás, quem não está pronto para perder é porque não tem condições de ganhar. Tenacidade não é teimosia nem radicalismo, é apenas criar dentro de si resistência suficiente para suportar os reveses inevitáveis que uma pessoa enfrenta em sua carreira e vida.
Alegria – alegria é prazer, e prazer é a endorfina que circula em nosso sangue e nos move adiante. Nem sempre iremos fazer somente o que queremos, da forma que queremos, quando queremos, etc., mas sempre poderemos buscar ao menos uma ponta de prazer em tudo o que fazemos.
Carisma – algumas pessoas simplesmente têm carisma. Elas são facilmente notadas quando estão falando, agindo ou apenas presentes. Outras, porém, sem carisma, são atropeladas pela multidão porque os outros não conseguem notá-las. Ser carismático não significa necessariamente ser simpático. Se observarmos as características de pessoas carismáticas, notaremos uma forte relação com a intenção. portanto, elas podem ser desenvolvidas por todos os que realmente estejam determinados a ser carismáticos.
Atitude Proativa – é terrível supor que pessoas que trabalham mais horas e que parecem ser as que mais dão duro sejam as que estão fazendo o melhor. Nesse momento, o importante é qualidade, não somente quantidade. Não precisa esperar que algo aconteça para resolver, mesmo que rápido, é melhor prever situações e se munir de precauções que garantam resultados mais satisfatórios. Várias empresas irão reconhecer, de forma mais positiva, a ação que a omissão.
Orientação para resultados – você não quer perder tempo. Nem as empresas! Na dimensão pessoal e profissional, não é possível deixar acontecer. É necessário fazer acontecer. Pessoas que buscam resultados não são chamadas calculistas ou mercenárias, que se preocupam excessivamente com o que irão obter. Mesmo porque, os resultados podem ser para o grupo, e não necessariamente resultados materiais. Por isso, as pessoas que estabelecem objetivos e metas e as perseguem com determinação tendem a ser mais valorizadas. é muito melhor se cercar de pessoas mais assertivas, que buscam sempre melhorar.
• E então, você se considera uma pessoa/profissional de fácil adaptação? Se sim, parabéns, e invista cada vez mais em suas competências. Se não, preste atenção em uma coisa: quem não muda, se muda! (Fernando Lucena)

Vamos tomar um cafézinho?
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Transporte Solidário - Ambulância
Serviço é gratuito. Basta apenas ligar e fazer o cadastro do paciente, que precisa fazer hemodiálise, quimioterapia e radioterapia. A ambulância pega o paciente em casa, leva até o hospital para o tratamento, e retorna para casa. O telefone é do quartel de bombeiros do Maracanã - (21) 2334-2234.
"Às vezes, nossa vida é colocada de cabeça para baixo, para que possamos aprender a viver de cabeça para cima."

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