12 de jun. de 2011

O duo - ser judeu

Muito interessante essa análise! Ser judeu, segundo uma escritora não judia, Olive Schreiner, romancista Sul Africana e militante social:
"De fato, é difícil para todas as outras nações do mundo viver em presença dos Judeus. É irritante e muito inconfortável.
• Os Judeus incomodam o mundo porque fizeram coisas estranhas, além da imaginação. Eles se tornaram morais desde o dia em que o patriarca deles, Abraão, introduziu no mundo modelos éticos mais elevados e o temor a Deus.
• Eles trouxeram ao mundo os Dez Mandamentos, que inúmeras nações preferem desafiar. Eles violaram as regras da história permanecendo vivos, contra as probabilidades do bom senso e a evidência histórica. Eles sobreviveram a todos os seus antigos inimigos, grandes impérios, tais como os Romanos e os Gregos. Eles colocaram o mundo em fúria, com seu retorno à sua pátria, após 2.000 anos de exílio e após o assassinato de seis milhões de seus irmãos e irmãs.
• Eles exauriram a espécie humana construindo num piscar de olhos, um Estado Democrático, que outros não foram capazes de criar, mesmo em várias centenas de anos.
• Eles participaram de todos os esforços do progresso humano, quer seja na ciência, na medicina, na psicologia ou qualquer outra disciplina. E isto numa desproporção total, em seu número real. Eles deram ao mundo a Bíblia e mesmo o Salvador deles.
• Os Judeus ensinaram ao mundo a não aceitar o mundo como ele é, mas a transformá-lo e, no entanto, poucas nações quiseram ouvir. Ainda mais, os Judeus introduziram no mundo o Deus Único, do qual só uma minoria aceitou retirar as consequências morais.
• Assim as nações do mundo acreditam que estariam perdidas sem os Judeus, enquanto seu subconsciente trata de lembrá-los, o quanto a civilização ocidental está enquadrada em termos de conceitos antes articulados pelos Judeus, fazendo o possível para suprimi-los. Eles negam que os Judeus lembram uma meta mais elevada de vida e a necessidade de ser honrado, fazendo todo o possível para escapar das consequências.
• Assim, as nações do mundo decidiram novamente de alguma maneira, encontrar um bastão para bater nos Judeus. A meta: provar que os Judeus são imorais e culpados de massacres e de genocídios.
• Tudo isto, de maneira a esconder e a justificar seus próprios revezes, a simplesmente protestar quando 6 milhões de Judeus foram conduzidos ao massacre de Auschwitz e de Dachau, para apagar a consciência moral do que os Judeus lhes lembram: e eles encontraram um bastão.
• Nada podia ser mais gratificante, para eles, do que encontrar os Judeus em guerra com outro povo, contra quem os Judeus, devem se defender para sobreviver.
• Com grande satisfação, o mundo permite e reinicia a reescritura da história para alimentar a raiva de outro povo contra os Judeus. Isso, apesar do fato de que as nações compreendem muito bem que a paz entre as partes, poderia ser discutida se os Judeus dispusessem de uma chance igual. Em vez disso, eles pularam de alegria, no trem do ódio, para justificar sua inveja dos Judeus e sua incompetência em resolver seus próprios problemas morais.
• Quando os Judeus observam o jogo bizarro que se passa em Haya, eles só podem sorrir, porque este jogo artificial só prova, mais uma vez, quanto o mundo admite, paradoxalmente, o caráter único dos Judeus. É a necessidade de minar os Judeus, que os faz na realidade elevá-los.
• A atitude da história da Europa, no correr dos séculos passados, nos ensina uma lição única: as nações que receberam, e de uma certa forma trataram com justiça e clemência os Judeus, prosperaram e as nações que os torturaram e oprimiram, traçaram eles mesmos seu próprio flagelo."


"A estupidez é infinitamente mais interessante que a inteligência. A inteligência tem limites, mas a estupidez, não". (Claude Chabrol)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...