15 de mai. de 2011

O poder da validação

Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem.
° Todo mundo é inseguro, sem exceção. Os super confiantes simplesmente disfarçam melhor. Não escapam pais, professores, chefes nem colegas de trabalho. Afinal, ninguém é de ferro. Paulo Autran tremia nas bases nos primeiros minutos de cada apresentação, mesmo que a peça já tenha sido encenada 500 vezes. Só depois da primeira risada, da primeira reação do público, é que o ator relaxa e parte tranqüilo para o resto do espetáculo.
° Insegurança é o problema humano número 1. O mundo seria muito menos neurótico, louco e agitado se fossemos todos um pouco menos inseguros. Trabalharíamos menos, curtiríamos mais a vida, levaríamos a vida mais na esportiva. Mas como reduzir essa insegurança?
° Alguns acreditam que estudando mais, ganhando mais, trabalhando mais resolveriam o problema. Ledo engano: por uma simples razão: segurança não depende da gente, depende dos outros. Está totalmente fora de nosso controle. Por isso segurança nunca é conquistada definitivamente, ela é sempre temporária, efêmera.
° Você sempre será um ninguém, a não ser que outros o validem como alguém. Validar o outro significa confirmá-lo, como dizer: Você tem significado para mim. Validar é o que um namorado ou namorada faz quando lhe diz: Gosto de você pelo que você é. Quem cunhou a frase Por trás de um grande homem existe uma grande mulher (e vice-versa) provavelmente estava pensando nesse poder de validação que só uma companheira amorosa e presente no dia-a-dia poderá dar.
° Um simples olhar, um sorriso, um singelo elogio são suficientes para você validar todo mundo. Estamos tão preocupados com a própria insegurança que não temos tempo para sair validando os outros. Estamos tão preocupados em mostrar que somos o máximo que esquecemos de dizer a nossos amigos, filhos e cônjuges que o máximo são eles. Puxamos o saco de quem não gostamos, esquecemos de validar aqueles que admiramos.
° Por falta de validação, criamos um mundo consumista, onde se valoriza o ter e não o ser. Por falta de validação, criamos um mundo onde todos querem mostrar-se ou dominar os outros em busca de poder.
° Validação permite que pessoas sejam aceitas pelo que realmente são, e não pelo que gostaríamos que fossem.
° Mas, justamente graças à validação, elas começarão a acreditar em si mesmas e crescerão para ser o que queremos.
° Se quisermos tornar o mundo menos inseguro e melhor, precisaremos treinar e exercitar uma nova competência: validar alguém todo dia. Um elogio certo, um sorriso, os parabéns na hora certa, uma salva de palmas, um beijo, um dedão para cima, um valeu, cara, valeu.
° Você já validou alguém hoje? Então comece já, por mais inseguro que você esteja!

• A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
• Quando se vê, já são seis horas!
• Quando se vê, já é sexta-feira. ..
• Quando se vê, já terminou o ano...
• Quando se vê, perdemos o amor da nossa vida.
• Quando se vê, já se passaram 50 anos!
• Agora é tarde demais para ser reprovado.
• Se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
• Seguiria sempre em frente e iria jogando, pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
• Desta forma, eu digo: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo;
• A única falta que terá, será desse tempo que infelizmente não voltará mais. (Mário Quintana)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...