30 de abr. de 2011

Um passeio no sonho

. Esta noite, eu tive um sonho diferente. Sonhei que estava em um grande bosque e caminhava por uma pradaria verde sem fim.
. Cada passo que eu dava encontrava uma árvore enorme com um retrato de uma pessoa que já havia passado pela minha vida.
. No início, foi difícil lembrar de alguns rostos. Eram pessoas que haviam participado da minha infância e eu não tinha notícias há muitos anos, mas como num velho filme, as imagens iam passando diante dos meus olhos conforme eu me aproximava de cada árvore.
. Fui percebendo que conforme eu avançava, as pessoas iam mudando de acordo com a minha idade, era realmente uma “exposição do meu passado, onde cada árvore representava uma etapa da minha vida.
. Confesso que foi delicioso recordar a emoção do meu primeiro amor naquela árvore onde havia a foto da minha primeira namorada. Lembrei-me da inocência e da pureza daquele amor que eu tremi tanto para conquistar.
. Fui andando, quase que empurrado por mão invisível, e percebi que já estava ficando adulto. As árvores já não eram tão verdes, o tempo já não era tão ensolarado, mas, mesmo assim tive prazer de relembrar alguns bons momentos: como as formaturas, os amigos do Colégio, professores, a faculdade, o casamento…
. Na árvore do primeiro filho, eu chorei de emoção, recordando a alegria de trazer a vida. Mas, na próxima fileira de árvores li a inscrição: aqueles que partiram, e uma atrás da outra, trazia retratos dos meus entes queridos que desencarnaram e deixaram um buraco enorme na minha vida.
. Amigos, amigas, pais, tios, avós, uma recordação ligeira de cada um, um toque no mais profundo sentimento da minha alma, que me arrancou lágrimas emocionadas.
. Logo depois, deparei-me com um charco horroroso, meus pés afundavam em lama fétida e barrenta, ali, só haviam árvores secas, e para minha surpresa, retratos das pessoas que eu tinha ferido ou magoado por algum motivo.
. Retratos que eu não tinha coragem de encarar os olhos.
. Alguns, eram pessoas que haviam me ferido profundamente. Pessoas que me enganaram, e no meu entendimento, haviam me traído.
. Nem raiva, nem ódio, nem nada, só vergonha eu sentia.
. Como reparar essas árvores? Como fazê-las renascer? Como acabar com aquelas mágoas?
. Para aquelas que eu julgava que me fizeram mal, eu poderia perdoá-las ali mesmo de todo o meu coração, mas e aquelas que me queriam mal?
. A resposta estava logo abaixo de cada retrato: Aqui está uma árvore seca na sua história, para fazê-la renascer é preciso o adubo do perdão, a vitamina do amor, a energia da alegria, o sol da sinceridade, o húmus da misericórdia.
Portanto, dobre os joelhos e ore pedindo ao Criador de Tudo para trazer nova vida a essa árvore”.
. Entendi, então, que para florescer a árvore da vida, precisamos retirar os galhos podres da nossa visão mesquinha e fazer amigos por onde passarmos.
. Se alguém ficar magoado com nossas atitudes, ou nos magoarmos com quem quer que seja, o perdão é a única solução, e para aprender a perdoar, a oração é o caminho seguro que conduz à Vida Eterna.
. Caminhe em paz neste dia, por entre as árvores da sua vida. Que ela seja abençoada e cheia de frutos. (AD)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...