24 de abr. de 2011

O Que Significa Mazal Tov?

Pergunta: Sempre pensei que Mazal Tov significasse parabéns. Ouvi recentemente que na verdade significa boa sorte. Mas eu achei que os judeus não acreditassem em sorte…
Resposta: Sua confusão é compreensível. O Talmud – a antiga enciclopédia da sabedoria judaica – parece contradizer-se sobre isso. Em um local declara: No seu aniversário, sua mazal é forte. Em outro local o Talmud diz: O povo judeu não está sujeito a mazal!
• A palavra mazal significa literalmente uma gota do alto. Pode ter diferentes conotações dependendo do contexto, mas todas estão conectadas a essa definição básica – algo caindo de cima.
• Os signos do Zodíaco são chamados mazalot. A tradição judaica vê as constelações no alto como dirigindo o destino dos indivíduos e das nações aqui em baixo. Portanto mazal é a influência pingando dos astros para baixo. (No decorrer dos anos, boa ou má mazal passou a significar sorte, mais que destino.) Quando o Talmud diz que não estamos sujeitos a ela, isso quer dizer que não estamos limitados ao nosso destino, mas sim que nossas próprias ações determinam nosso destino.
• Há um outro significado da palavra mazal que é mais relevante à expressão Mazal Tov. Mazal é o termo usado no misticismo judaico para descrever a raiz da alma. Os místicos afirmam que somente um raio da nossa alma habita realmente o nosso corpo. A parte principal da alma, nossa mazal, permanece acima, reluzindo sobre nós a distância.
• Você já teve uma sensação de intuição espontânea, onde sem mais nem menos você de repente sente-se em paz consigo mesmo e com o universo? Ou um súbito lampejo de inspiração que faz você enxergar a vida sob uma nova luz?
• Ocasionalmente podemos receber um fluxo extra de energia da nossa alma acima. Pode acontecer a qualquer tempo, mas é mais comum numa hora de celebração – um nascimento, aniversário, brit, bar/bat mitsvá ou casamento. É especialmente nestas horas de alegria que somos capazes de ver além do mundano e do corriqueiro, e sentir as verdades mais profundas da vida.
• Quando dizemos Mazal Tov a alguém, estamos lhe dando uma bênção. Que essa gota de inspiração de sua alma acima não se dissipe, mas sim tenha um efeito positivo e duradouro, que a partir desse evento você possa levar a vida com consciência mais elevada. Você deveria estar consciente das bênçãos em sua vida e estar pronto para receber mais e mais.
• Em outras palavras: Boa Mazal! (Aron Moss)


"O verdadeiro amigo é aquele que lhe estende a mão e toca o coração."

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...