24 de abr. de 2011

Morre Sathya Sai Baba

. Morre neste domingo aos 86 anos, num hospital ao sul da Índia, um dos mais populares líderes religiosos da Índia, tido por seguidores como o Deus vivo. Dera entrada no hospital de Puttaparti, sua cidade natal, há um mês, morrendo de falência múltipla dos órgãos, por conta de complicações no coração, pulmões e rins.
. Seus seguidores, estimados em número de seis milhões, incluem líderes políticos indianos, empresários e estrelas de Hollywood. Para o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, a morte de Baba é uma perda irreparável.
. A tristeza dos devotos se dirigem ao funeral do líder, conhecido por seus cabelos encaracolados e suas vestes na cor de açafrão. Logo após o anúncio de sua morte, uma multidão se aglomerou em frente ao santuário do guru, em Puttaparti.
. Sai Baba nasceu Sathyanarayana Raju em Puttaparti, em 1926. Aos 13 anos, anunciou que era a reencarnação de um líder religioso do século 19, venerado tanto por hindus quanto por muçulmanos. Ele arrebatou milhões de seguidores mundo afora com seus ensinamentos que eram um misto das duas crenças, que recitava com uma fala sempre suave.
. O guru também dizia ter o poder de materializar objetos como anéis e relógios, habilidade desqualificada por seus críticos como meros truques para enganar as pessoas. Os fiéis, porém, acreditavam que ele tinha ainda a capacidade de curar doentes terminais.
. Graças às doações dos fiéis, muitas delas de milionários convertidos à sua crença, Sai Baba construiu em Puttaparti um hospital, uma universidade, hotéis e até um aeroporto privado. Sua fundação também mantém um serviço de alimentação para a população carente. Em 2004, ex-seguidores o acusaram de pedofilia e abuso sexual, mas as acusações nunca foram investigadas.
. O corpo de Sai Baba deverá ser exposto à visitação pública até terça-feira, quando deverá ocorrer seu funeral.

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...