2 de abr. de 2011

Fim do mundo em 2012

° Calendário maia não profetiza fim do mundo, diz antropólogo. Pesquisador exibe peça para desmentir a interpretação de que os maias previram o fim do mundo em dezembro de 2012.
° O fim do mundo foi adiado mais uma vez. José Luis Romero, subdiretor do Instituto Nacional de Antropologia e História do México, apresentou nesta terça-feira (29) em Tabasco, sudeste do México, os restos do calendário maia interpretado erroneamente como profecia de que o mundo vai acabar em dezembro de 2012.
° Os rumores sobre o apocalipse maia tiveram início quando circulou a informação de que na peça, feita de pedra calcária e achada incompleta, está gravada a data de 23 de dezembro de 2012. A descoberta serviu de mote para o filme 2012, estrelado por John Cusack.
° Mas Romero garante que a data não tem nada a ver com o fim do mundo. "Do pouco que podemos observar, em nenhum de seus lados está escrito isso", enfatizou. De acordo com ele, a data se refere ao fim de um ciclo de seu calendário e o início de uma nova era.
° A civilização maia já existia no século 15 a.C. e chegou ao seu auge entre os anos 200 e 900 d.C. Floresceu onde hoje se localizam México, Belize e El Salvador e ocupou um território que chegou a mais de 300 mil quilômetros quadrados. Os maias se notabilizaram pelas grandes cidades, com pirâmides de até 45 metros de altura, palácios suntuosos, praças esportivas e banhos públicos, e pelos vastos conhecimentos de matemática e astronomia. Até 1582, tinham um calendário mais preciso que o europeu. Quando os espanhóis chegaram à América, a civilização já havia entrado em declínio por conta de disputas internas.
IBGE
Recentemente o IBGE lançou um mapa-mundi digital, com síntese, histórico, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente, entre outras curiosidades, vale a pena conferir aqui.
Descomplique!
. Um professor de Filosofia entra na sala de aula, põe a cadeira em cima da mesa e escreve no quadro: - Provem-me que esta cadeira não existe.
. Apressadamente, os alunos começam a escrever longas dissertações sobre o assunto.
. Um dos alunos, porém, escreve rapidamente na folha e entrega-a ao professor. Nela estavam escritas apenas duas palavras: - Que cadeira?
. Moral da estória: Quando simplificamos, temos muito mais chance de acertar...
. Descomplique e viva muito melhor!
. O momento ideal é sempre aquele em que resolvemos que nada nos impedirá de agir. Sem medo de ser feliz!

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...