5 de out de 2010

Vinte conselhos das Universidades de Medicina

Harvard e Cambridge publicaram recentemente um compêndio com 20 conselhos saudáveis para melhorar a qualidade de vida de forma prática e habitual:

01 - Um copo de suco de laranja:
Diariamente para aumentar o ferro e repor a vitamina C.
02 - Salpicar canela no café:
Mantém baixo o colesterol e estáveis os níveis de açúcar no sangue.
03 - Trocar o pãozinho tradicional pelo pão integral:
O pão integral tem 4 vezes mais fibra, 3 vezes mais zinco e quase 2 vezes mais ferro que tem o pão branco.
04 - Mastigar os vegetais por mais tempo:
Isto aumenta a quantidade de químicos anticancerígenos liberados no corpo. Mastigar libera sinigrina. E quanto menos se cozinham os vegetais, melhor efeito preventivo têm.
05 - Adotar a regra dos 80%:
Servir-se menos 20% da comida que costuma comer, evita transtornos gastrintestinais, prolonga a vida e reduz o risco de diabetes e ataques de coração.
06 - Laranja o futuro está na laranja, que reduz em 30% o risco de câncer de pulmão.
07 - Fazer refeições coloridas como o arco-íris:
Comer diariamente, uma variedade de vermelho, laranja, amarelo, verde, roxo e branco em frutas e vegetais, cria uma melhor mistura de antioxidantes, vitaminas e minerais.
08 - Comer pizza, macarronada ou qualquer outra coisa com molho de tomate:
Mas escolha as pizzas de massa fininha. O Licopeno, um antioxidante dos tomates pode inibir e ainda reverter o crescimento dos tumores; e ademais é melhor absorvido pelo corpo quando os tomates estão em molhos para massas ou para pizza.
09 - Limpar sua escova de dentes e trocá-la regularmente:
As escovas podem espalhar gripes e resfriados e outros germes. Assim, é recomendado lavá-las com água quente pelo menos quatro vezes à semana (aproveite o banho no chuveiro), sobretudo após doenças, quando devem ser mantidas separadas de outras escovas.
10 - Realizar atividades que estimulem a mente e fortaleçam sua memória....:
- Faça alguns testes ou quebra-cabeças, palavras-cruzadas, aprenda um idioma, alguma habilidade nova...;
- Leia um livro e memorize parágrafos; Escreva, estude, aprenda;
- Sua mente agradece e seus amigos também, pois é interessante conversar com alguém que tem assunto.
11 - Usar fio dental e não mastigar chicletes:
Acreditem ou não, uma pesquisa deu como resultado que as pessoas que mastigam chicletes têm mais possibilidade de sofrer de arteriosclerose, pois tem os vasos sanguíneos mais estreitos, o que pode preceder a um ataque do coração. Usar fio dental pode acrescentar seis anos a sua idade biológica porque remove as bactérias que atacam aos dentes e o corpo.
12 - Rir:
Uma boa gargalhada é um mini-workout, um pequeno exercício físico:
- 100 a 200 gargalhadas equivalem a 10 minutos de corrida.
- Baixa o estresse e acorda células naturais de defesa e os anticorpos.
13 - Não descascar com antecipação:
Os vegetais ou frutas, sempre frescos, devem ser cortados e descascados na hora em que forem consumidos. Isso aumenta os níveis de nutrientes contra o câncer. Sucos de fruta têm que ser tomados assim que são preparados.
14 - Ligar para seus parentes/pais de vez em quando:
Um estudo da Faculdade de Medicina de Harvard concluiu que 91% das pessoas que não mantém um laço afetivo com seus entes queridos, particularmente com a mãe, desenvolvem alta pressão, alcoolismo ou doenças cardíacas em idade temporã.
15 - Desfrutar de uma xícara de chá:
- O chá comum contém menos níveis de antioxidantes que o chá verde, e beber só uma xícara diária desta infusão diminui o risco de doenças coronárias.
- Cientistas israelenses também concluíram que beber chá aumenta a sobrevida depois de ataques ao coração.
16 - Ter um animal de estimação:
- As pessoas que não têm animais domésticos sofrem mais de estresse e visitam o médico regularmente, dizem os cientistas da Cambridge University.
- Os mascotes fazem você sentir-se otimista, relaxado e isso baixa a pressão do sangue.
- Os cães são os melhores, mas até um peixinho dourado pode causar um bom resultado.
17 - Colocar tomate ou verdura frescas no sanduíche:
- Uma porção de tomate por dia baixa o risco de doença coronária em 30%, segundo cientistas da Harvard Medical School;
- Vantagens outras são conseguidas atráves de verduras frescas.
18 - Reorganizar a geladeira:
As verduras em qualquer lugar de sua geladeira perdem substâncias nutritivas, porque a luz artificial do equipamento destrói os flavonóides que combatem o câncer que todo vegetal tem. Por isso, é melhor usar a área reservada a ela, aquela caixa bem embaixo ou guardar em um tapeware escuro e bem fechado.
19 - Comer como um passarinho:
- A semente de girassol e as sementes de sésamo nas saladas e cereais são nutrientes e antioxidantes.
- E comer nozes entre as refeições reduz o risco de diabetes.
- Uma banana por dia quase dispensa o médico, vejamos: Pesquisa da Universidade de Bekeley.
A banana previne a anemia, a tensão arterial alta, melhora a capacidade mental, cura ressacas, alivia azia, acalma o sistema nervoso, alivia TPM, reduz risco de infarto, e tantas outras coisas mais, então, é ou não é um remédio natural contra várias doenças?
20 - E, por último, um mix de pequenas dicas para alongar a vida:
- comer chocolate.
Duas barras por semana estendem um ano a vida. O amargo é fonte de ferro, magnésio e potássio..
- pensar positivamente.
Pessoas otimistas podem viver até 12 anos mais que os pessimistas, que, além disso, pegam gripes e resfriados mais facilmente, são menos queridos e mais amargos.
- ser sociável.
Pessoas com fortes laços sociais ou redes de amigos têm vidas mais saudáveis que as pessoas solitárias ou que só têm contato com a família.
- conhecer a si mesmo.
Os verdadeiros crentes e aqueles que priorizam o ser sobre o ter têm 35% de probabilidade de viver mais tempo, e de ter qualidade de vida...
Não parece tão sacrificante, não é verdade? Uma vez incorporados, os conselhos, facilmente tornam-se hábitos...
É exatamente o que diz uma certa frase de Sêneca: "Escolha a melhor forma de viver e o costume a tornará agradável!"
"Crie bons hábitos e torne-se escravo deles, como costumamos ser dos maus hábitos".

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