6 de out. de 2010

Tenha idade, mas não seja velho!

. A idade média da população vem aumentando ano a ano, o que é uma maravilha. Por outro lado, a maioria das pessoas não está preparada para envelhecer. Muitos acham que serão eternamente jovens, que velhos serão sempre os outros e que a própria velhice nunca chegará.
. Acreditam ainda que no mercado sempre terá lugar para um profissional com idade.
. A grande maioria trabalhou, e trabalhou muito, sem tempo nem condições para desenvolver qualquer tipo de "hobby", tampouco interesse em ter outras atividades, além das obrigações profissionais.
. Alguns, acabam vendo as esposas somente como companhia, se esquecendo do prazer do amor, de fazer as coisas juntas e por ai afora. 
. Outros, tentam jogar a responsabilidade da solidão nos ombros dos filhos que, por sua vez, se sentem culpados diante da falta de tempo e da presença mais constante em razão da complexidade que a vida moderna exige.
Dezoito dicas para melhorar a qualidade da sua velhice:
1ª - Poupe um pouco para sempre ser independente financeiramente. Não precisa ser muito, não comprometa o prazer que o dinheiro pode lhe dar em razão de um tempo maior de velhice, que pode até não acontecer se você morrer breve.
- Além disso, um idoso não consome muito, além do plano de saúde e dos remédios. Provavelmente, você já tem tudo e mais coisas só lhe darão trabalho.
- Pare também de se preocupar com a situação financeira de filhos e netos, não se sinta culpado em gastar consigo mesmo o que é seu.
- Provavelmente você já lhes ofereceu o que foi possível na infância e juventude, assim como uma boa educação.
- Portanto, a responsabilidade agora é deles.
- Não seja arrimo de família, seja um pouco egoísta, mas não usurário.
2ª - Tenha uma vida saudável, sem grandes esforços físicos. Faça ginástica moderada, alimente-se bem, mas sem exagero.
- Tenha a sua própria condução até quando não houver perigo, principalmente para os outros. Seja responsável.
3ª - Nada de estresse por pouca coisa. Na vida tudo passa, sejam os bons momentos que devem ser curtidos, sejam os ruins que devem ser rapidamente esquecidos.
4ª - Não fume nunca, beba bem e moderadamente, não use drogas jamais.
5ª - Procure sempre ter amigos mais jovens, pois eles serão a garantia de companhia, atualização e presença no seu velório.
6ª - Namore sempre, independente da idade, com sua velha companheira de caminhada. O amor verdadeiro rejuvenesce. As Maria-gasolina estão por ai e, um idoso, mesmo da classe média, é sempre uma garantia de futuro para as espertalhonas.
7ª - Esteja sempre limpo, um banho diário pelo menos, troque de roupa todos os dias seja vaidoso, freqüente barbeiro, pedicuro, manicure, dermatologista, dentista, use perfumes e cremes com moderação e por que não uma plástica?
- Só tenha cuidado para não virar um Michael Jackson.
- Peruca nem pensar, nunca, jamais, em momento algum.
- Já que você não é mais bonito, seja pelo menos bem cuidado.
- Nada de roupa senhoril, mas lembre-se que você também não é mais um boyzinho.
- Nada de ser muito moderno, tente ser eterno.
8ª - Esqueça as tristezas do passado, lembre-se apenas dos bons momentos, cultive a alegria e o bom humor.
- Não leia, não veja e não se interesse por aquilo que possa lhe deprimir.
9ª - Leia livros e jornais, ouça rádio, veja bons programas na TV, acesse a internet, mande e responda e-mails, ligue para os amigos. Mantenha-se sempre atualizado sobre tudo.
10ª - Respeite a opinião dos jovens, eles podem até estar errados, mas devem ser respeitados.
- Não use jamais a expressão no meu tempo, pois o seu tempo é hoje.
- Adote a expressão latina carpe diem, ou seja, aproveite o momento.
11ª - Seja o dono da sua casa por mais simples que ela possa ser, pelo menos lá você é quem manda.
- Não caia na besteira de morar com filhos, netos, ou seja lá o que for.
- Não seja hóspede, só tome esta decisão quando não der mais e o fim estiver bem próximo.
- Uma boa idéia é convidar um ou mais amigos bem-humorados para morarem juntos, como uma comunidade dos tempos hippies.
- Só que agora o conforto é imprescindível, cada um com o seu quarto e seu banheiro.
- Você está no período do ronco e da flatulência.
- Essa solução pode até ser bem econômica, pois vocês poderão dividir a empregada e outras despesas, fora a companhia.
- Um bom asilo também não deve ser descartado e pode até ser bem divertido, e você irá conviver com a turma da sua geração e não dará trabalho a ninguém. Essa eu adorei
12ª - Cultive um hobby, seja caminhar, cozinhar, pescar, dançar, criar gato, cachorro, cuidar de plantas, jogar baralho, golfe, velejar ou colecionar algo. Faça o que gosta e os seus recursos permitam.
13ª - Vá ao teatro, restaurantes, bailes, cinema, exposições, seja lá quais forem, afinal você pagará meia-entrada e a condução pode até sair de graça. Viaje sempre que possível, de preferência vá de excursão, pois além de mais acessível, pode ser financiada e é uma ótima oportunidade para se conhecer novas pessoas. Aceite todos os convites de batizado, formatura, casamento, missa de sétimo dia, o importante é sair de casa.
14ª - Fale pouco e ouça mais, a sua vida e o seu passado só interessam a você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja sucinto e procure falar coisas boas e engraçadas. Jamais se lamente de algo.
15ª - Fale baixo, seja gentil e educado, não critique nada, aceite a situação como ela é. As dores e as doenças estarão sempre presentes; não as torne mais problemáticas do que são falando sobre elas. Tente sublimá-las, afinal, elas afetam somente você e são problemas seus e dos seus médicos.
16ª - Seja membro de um clube, uma associação, uma ONG. Defenda alguma idéia, colabore com entidades dos seus iguais, seja o seu sindicato ou um asilo, abrace uma causa e tenha participação ativa.
17ª - Não fique carola, rezando e implorando o tempo todo como um fanático. Tenho certeza que seus pecados são poucos e Deus é amor e não castigo. O bom é que, em breve, seus pedidos poderão ser feitos pessoalmente a ele.
18ª - Ria, ria muito, ria de tudo, você é um felizardo, você teve uma vida, uma vida longa, e a morte será somente uma nova etapa incerta, assim como foi incerta toda a sua vida. (Nicolau Amaral, empresário da área de Comunicação)

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...