20 de jun de 2010

Muito útil ao Rio

Photobucket 1) Inaugurada a Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa de Terceira Idade (DEAPTI), em Copacabana. A nova unidade, que fica na Rua Figueiredo Magalhães, conta um ambiente reservado ao repouso, para idosos que sofreram algum tipo de violência, além de elevador. Foram investidos 1,4 milhão na construção do novo prédio.
A unidade terá atendentes universitários da área de serviço social e psicologia com experiência em atendimento ao público, além do síndico, que é um técnico não policial que cuida da manutenção predial, do estoque de materiais e de funcionamento de equipamentos. A delegacia é composta por setor de investigação preliminar e de seguimento, além de sala de no break, duas salas de custódia, copa, sala de repouso e sanitários para o público, como também adaptações para portadores de deficiências.
Até a inauguração do novo prédio, a delegacia, que ficava na Central do Brasil, funcionou provisoriamente dentro da estação do Metrô Siqueira Campos.


Photobucket 2) Instituto Muncipal de Medicina Física e Reabilitação Oscar Clark - unidade de atendimento medico gratuito, da Prefeitura do Rio, que funciona há muitos anos, para pacientes ostomizados e com próteses e deficiências das mais diversas.
A unidade possui 76 Anos de História. Sendo 46 anos de reabilitação. Nossa história tem início em 1930 com a fundação da Clínica Escolar Oscar Clark. Em 1940 é transformado em Posto Médico Pedagógico, e em 1944 foi inaugurado como Hospital - Escola – pavilhão com capacidade para internação de 150 crianças. Em 1962 foi criado o Centro de Reabilitação do Deficiente recebendo o nome de Instituto Oscar Clark. Em 1975 foi incorporado a rede da Secretaria Municipal de Saúde da Cidade do Rio de Janeiro.
Em 2006, completou 76 anos de existência, promovendo ações interdisciplinares de reabilitação em 2 unidades. Atualmente são desenvolvidos 11 programas de reabilitação, garantindo a missão maior desse Instituto que é reabilitar com dignidade. O Instituto Oscar Clark é uma Unidade de Referência em Medicina Física e Reabilitação da SMS/RJ.
O IOC, hoje, funciona com duas unidades: A unidade Maracanã (unidade mãe) e a unidade Centro (unidade filha).
As ações de reabilitação são caracterizadas como multiprofissionais e buscam a autonomia do usuário bem como sua inclusão social. Considera-se, para isso, ter como estratégias a humanização do atendimento, a interdisciplinariedade e a garantia da dispensação de equipamentos a partir da avaliação técnica – órteses, próteses, cadeiras de rodas, bolsas de ostomia e meios auxiliares de locomoção.
Programas de Reabilitação:
Programa de Atenção à Pessoa Portadora de Ostomia
Programa de Atenção aos Amputados – UDA
Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência Visual – UDV
Programa de Reabilitação Cardíaca
Programa de Ortopedia Funcional dos Maxilares – OFM
Programa de Atenção ao Adulto com Lesão Neurológica – UNE
Programa de Atenção à Criança e a Adolescente com Lesão Neurológica – UNI
Programa de Atenção à Pessoa com Disfunções Respiratórias
Programa de Atenção a Pessoa com Comprometimento Reumatológico
Programa de Atenção à Pessoa com Lesões Neurológicas Periféricas
Programa de Atenção à Pessoa com Lesões Ortopédicas -UNOR
Serviços de Apoio aos Programas:
Serviços de Apoio/Diagnóstico;
Serviço de Terapia Ocupacional: Confecção de Órteses
Serviço de Farmácia: Farmácia Ambulatorial com Manipulação
Quantitativo de servidores
A unidade possui 188 (cento e oitenta e oito). Dentre eles: médicos, fisioterapeutas, odontólogos, técnicos RX, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem, psicólogos, auxiliar administrativo, massagistas, assistentes sociais, farmacêuticos, ortoptista e trabalhadores.
Localização
Unidade Mãe :
Rua General Canabarro, 345 – Maracanã, Rio de Janeiro – CEP: 20271-200
Tel: 2569.1419 ou 2568.2533
Unidade Filha – CIAD Mestre Candeia
Av Presidente Vargas, 1997/2º andar – Centro, Rio de Janeiro – CEP: 20210-031
Tel: 2242.7700 r. 237
E-mail

Nenhum comentário: