12 de abr. de 2010

Os rumos dos embates

A teoria dos dois palanques, não fortaleceu a palanqueira Dilma, revelou em corpo inteiro, Dilma a peladeira Lula planejou e projetou a teoria dos "dois palanques por estado", está ameaçado de não ter nenhum. Ou então se compor irrealisticamente com os dois e, portanto, não faturar eleitoralmente com nenhum.
O presidente acreditava que o PT e o PMDB (a famosa base partidária) se comporiam numa boa, estado por estado. E quem fosse indicado por ele, não sofreria veto do recusado, todos ajoelhados e adoradores do Deus único, que é Sua Excelência, o presidente 80 por cento. Tudo está saindo errado e não há jeito de conciliar.
Isso era facilmente previsível, só a monumental arrogância de Lula e a colossal ignorância dos assessores-ministros-conselheiros, impediam que se transformasse numa inquietante perplexidade, realidade, infelicidade.
O que Lula não previu nem analisou e os assessores não o alertaram: o PT não é majoritário em lugar algum, principalmente nos grandes estados onde a eleição será definida. E onde tem candidatos aparentemente fortes, o partido se divide internamente e não consegue convencer o candidato do PMDB, mais sólido politicamente e eleitoralmente superior.
Examinemos as dificuldades nos três maiores estados, São Paulo, Minas Estado do Rio, onde o PT se debate desesperadamente, e o aliado da base não dá o menor sinal de pretender socorrê-lo.
Essa deficiência vem em linha reta da teoria dos dois palanques, formalizada para fortalecer Dona Dilma, mas que não para de enfraquecê-la. E enfraquecer uma candidata frágil, vulnerável, insustentável.
A candidatura de Dona Dilma se assenta num tripé de uma perna só: Lula-PT-PMDB. Não precisa ser nenhum gênio como FHC para perceber que, se Lula se cansar e resolver tirar o time de campo, Dona Dilma fica isolada, desnorteada, desamparada, desolada e desmemoriada. Não terá o que fazer e nem se lembrará que um dia chegou a acreditar que era candidata presidencial, e mais grave: chegaria ao Planalto-Alvorada, não como subalterna, mas como subserviente.
Dona Dilma não se arrisca a andar política e eleitoralmente sozinha, veio ao Rio sem Lula, tragédia eleitoral maior do que a tragédia da incompetência do governador e do prefeito.
Arruinou a teoria dos dois palanques, lembrou que era parceira e amiga de Garotinho, desde os tempos do PDT. Só que no partido de Brizola ninguém lembra dela, e os poucos que lembram, recordam de fatos rigorosamente desfavoráveis.
PS – Em quase todos os estados, o PMDB é majoritário em relação ao PT. E para piorar a situação, o PMDB tem apenas um candidato, o PT apresenta dois, que juntos, não ganham do PMDB. É assim na maioria dos estados, onde o próprio Lula arruinou os líderes estaduais acreditando que assim fortaleceria um nome nacional (ele mesmo e depois Dona Dilma), o que deu tudo errado.
PS2 – Lula, que aparentava ou fingia enorme tranqüilidade, já mostra sinais de inquietação. E já pergunta, não mais em silêncio: "E se o PT, que parecia conformado e cabisbaixo, levantar a cabeça e não votar em Dona Dilma, poderei continuar a acreditar em 2014?" (Hélio Fernandes)
"O céu conhece as razões e as configurações que existem por detrás de todas as nuvens. Tu também as reconhecerás quando te elevares à altura indispensável para ver mais além dos horizontes." (Richard Bach)
Barbeiro de Sevilha_bateria

Nenhum comentário:

O teto vai ruir...

Façamos as contas ao próximo exercício. Você aí que ainda nem recebeu os míseros trocadinhos do patrão e ouve a mulher querendo comprar comi...